Ex-aluno do Projeto Guri, Thiago Wolf é aprovado na Berklee College of Music


Thiago Wolf - crédito - Marcio Spao

Thiago Wolf – crédito:Marcio Spao

Thiago Henrique Moreira da Silva, conhecido como Thiago Wolf, nasceu em Mococa, interior de São Paulo, em 1997. Aos sete anos de idade, iniciou na música por influência e inspiração de seu avô Francisco, tendo o acordeon como seu primeiro instrumento. No Grupo Folclórico Raízes – que oferecia aulas de música, dança e artes visuais – aprendeu a teoria, ler partitura e tocar acordeon com a professora Neusa Calió. Ao perceber que Thiago tomava gosto pela música, seu pai, Nelson, buscou cursos e instrumentos que estimulassem o aprendizado do filho, e foi assim que encontrou o violoncelo e o Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, gerido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Em 2019, Thiago se tornou bacharel em música e violoncelo pela Universidade Federal de Uberlândia (MG) e recentemente foi aprovado para cursar uma segunda graduação em Performance, com bolsa de 50%, na Berklee College of Music, uma das maiores e mais renomadas instituições de música dos Estados Unidos e do mundo, e se tornou embaixador bolsista da Latin GRAMMY Cultural Foundation. Mas, para que o sonho se torne realidade e o músico possa embarcar, em janeiro de 2022, será preciso arrecadar cerca de R$100 mil para custear moradia e alimentação em Boston (EUA) por um ano. Por isso, o estudante criou a campanha Wolf vai para a Berklee | Benfeitoria para que as pessoas possam participar e contribuir.

“É fantástico viajar de volta para quando tudo começou, há 16 anos atrás. Na época, não imaginava à proporção que a música tomaria em minha vida e as tantas maravilhas que me faria viver. Realizar isso tudo, com o violoncelo nas mãos, só foi possível porque eu tive a preciosa oportunidade de conhecê-lo, de ter contato com ele e me sentir tocado pelo seu som. Oportunidade, essa, que foi criada pelo Projeto Guri ao chegar na minha cidade. Sem o Guri, não imagino onde e quando poderia ter tido o meu primeiro contato com o instrumento. A música clássica era tão distante de nós, da minha família, da minha cidade, da região. No fim, foi graças ao Projeto Guri, aos professores, a equipe que organizava as aulas e apresentações, que tomei o violoncelo como grande amigo e paixão e cheguei até aqui, prestes a ingressar na Berklee, num novo ciclo”, comenta Thiago.

Mas como foi o ingresso no Projeto Guri?

Para ingressar no Projeto haviam duas opções de instrumentos disponíveis: violoncelo e trompete. O músico optou pelo violoncelo, mas como o programa recém-chegado na cidade não tinha violoncelos pequenos, o instrumento sofreu alguns ajustes e adaptações até que se encaixasse ao abraço do aluno, que começou a ter aulas com um instrumento que quase o cobria totalmente. Dentro de um ano, o músico recebeu instruções dos educadores Hugo Mariano e Marcelo Caparroz e progrediu rapidamente até chegar à turma avançada, que realiza ensaios em conjunto e apresentações. Integrando, então, a Orquestra do Projeto Guri, onde pode participar de diversas apresentações em Mococa e região.

Depois de algum tempo, motivado e orientado pelo educador Leandro Rosa, se preparou para a prova de admissão do Conservatório de Tatuí, em São José do Rio Pardo, e foi aprovado, ingressando em 2009. Lá, aprofundou seus estudos de violoncelo com a professora Sheila Garcia e, posteriormente, com o professor Geneses Silva. Antes de se despedir do Projeto Guri para se dedicar à carga horária do Conservatório, tomou aulas com o professor Paulo Figueira que o estimulou e inspirou a intensificar seus estudos. Em 2011, participou de seu primeiro festival: Festival Internacional Música nas Montanhas, realizado em Poços de Caldas (MG), no qual se destacou entre os alunos e foi selecionado para integrar a Orquestra Sinfônica do Festival.

Também foi convidado a integrar a Orquestra Jazz Sinfônica de São José do Rio Pardo, tendo seu primeiro emprego em uma orquestra profissional. E a partir de então, participou de diversos festivais renomados, como outras edições do Festival Internacional Música nas Montanhas em Poços de Caldas, Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba, Festival de Música de Santa Catarina, Festival de Cordas Nathan Schwatzerman, Festival de Violoncelos de Ouro Branco, Festival Villa-Lobos, Festival de Inverno da UFSM, Festival Internacional SESC de Música em Pelotas; Violoncelada em Peirópolis, entre outros. Em 2014 integrou a classe de violoncelos do professor mestre Kayami Satomi e o UDI Cello Ensemble.

O músico já atuou como chefe de naipe e concertino de várias orquestras, como a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, Orquestra Sinfônica de São João da Boa Vista, Orquestra Sinfônica de São José do Rio Pardo, Kamerata Pró Kultura, Orquestra do Estado de Mato Grosso e Orquestra Filarmônica de Patos de Minas. Tendo se aventurado em repertórios eruditos e populares, acumulou expressiva bagagem musical que transparece em seu jeito suingado e poético de tocar. Realizou diversas gravações de álbuns e shows, como o CD de Luiz Salgado, “Quanto mais meus óio chora, mais o mar quebra na praia”, músicas da edição de 2017 e 2018 do Criança Esperança e músicas autorais do pianista Beto Machado, gravadas ao vivo no show realizado pelo Festival Arte Fantástica 2021.

Do Guri para o Mundo

A série Do Guri para o Mundo foi criada em 2020 para celebrar os 25 anos do Projeto Guri e retratar o caminho trilhando pelos Guris: quem são, onde estão e o que mudou na vida deles. Além de prestar uma homenagem aos mais de 810 mil ex-alunos (na época) beneficiados pelo programa e, consequentemente, pelo poder de transformação da música. A série fez tanto sucesso que decidimos seguir compartilhando outras histórias inspiradoras:  http://www.projetoguri.org.br/noticias/do-guri-para-o-mundo/

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos:
Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos
: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

Postagens relacionadas