Prorrogada: inscrições para os Grupos de Referência seguem até o dia 1º de dezembro


As inscrições para o processo seletivo dos 13 Grupos de Referência do Projeto Guri foram prorrogadas até o dia 1º de dezembro. São 381 vagas para jovens em estágio avançado de aprendizagem que desejam ampliar o repertório, além de aprimorar o conhecimento musical e artístico.

Participam do processo, alunos, alunas, ex-alunos e ex-alunas do Projeto Guri no interior e litoral de São Paulo com idades entre 12 e 20 anos e 11 meses (que venham a completar 21 anos até, no máximo, em 26/11/2021).

Após o preenchimento da ficha de inscrição no site, o candidato ou candidata receberá a confirmação por e-mail com data e horário de realização da entrevista com a banca examinadora, além do link de acesso à plataforma de videoconferência para a seleção. As aulas são gratuitas e todos recebem bolsa-auxílio.

Além do preenchimento da ficha, o candidato ou candidata deve gravar um vídeo com uma peça de livre escolha sem corte ou edição, salvá-lo no YouTube, e enviar o link para o e-mail do Grupo escolhido. O mesmo e-mail, que deve ser identificado com nome completo e instrumento, logo no assunto/título, deverá conter também a partitura em PDF da peça executada e documentos digitalizados: RG e CPF do candidato ou candidata; RG e CPF do responsável que irá assinar o Instrumento Particular de Concessão de Bolsa Auxílio para menores de 18 anos; comprovante de endereço atualizado; e-mail do candidato; e-mail do responsável. Solicitamos que todos os candidatos e candidatas leiam o regulamento com atenção.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe gestora pelo e-mail: processoseletivogr@sustenidos.org.br.

Os Grupos de Referência são conjuntos que fomentam o desenvolvimento musical de crianças e jovens que pretendem aperfeiçoar suas técnicas. O objetivo é oferecer um repertório desafiador, acompanhamento sociopedagógico qualificado, workshops, masterclasses, apresentações com artistas renomados e produção de concertos. A cada ano há um novo processo seletivo para integrar os 13 Grupos. São orquestras, cameratas, bandas, coros, grupo de percussão, entre outras formações musicais que servem de modelo e incentivo para todos os alunos e alunas do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Atualmente nas cidades de Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba, os Grupos de Referência ensaiam nos polos do Guri duas vezes por semana e são formados por alunos e alunas da região em que estão estabelecidos. O repertório abrange diferentes estilos musicais e épocas, contemplando do erudito ao popular. Clique aqui e saiba mais sobre os Grupos de Referência.

A lista dos selecionados será divulgada no site do Projeto Guri até às 22 horas do dia 22 de dezembro de 2021. Independentemente do retorno presencial por conta a Covid-19, alunos e alunas terão acesso às aulas e atividades de modo remoto.

O modo presencial está ocorendo de forma progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo, e as famílias receberão todas as informações necessárias sobre os procedimentos de volta às aulas com segurança. Entre as ações, forneceremos máscaras laváveis, álcool gel e outros materiais de higienização de instrumentos musicais. Os tamanhos das turmas também serão reconfigurados para garantir a distância mínima entre pessoas recomendada pelos órgãos de saúde.

Serviço Inscrições: Grupos de Referência do Projeto Guri

Quem: para alunos, alunas, ex-alunos e ex-alunas do Projeto Guri com idades entre 12 a 20 anos e 11 meses, que venham a completar 21 anos até, no máximo, 26/11/2021

Quando: de 8 de novembro a 1º de dezembro.

Onde: informações no site do Projeto Guri; inscrições no site  do Programa de Bolsas 

Quanto: grátis

Edital: clique aqui.

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.

Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.

Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA. Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral. Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na EstradaMusicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/  

Postagens relacionadas