Aluno e ex-aluno do Polo Adamantina, irmãos entram no Conservatório de Tatuí


Guri e ex-Guri do Polo Adamantina / Crédito: arquivo pessoal

Maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o caminho escolhido por muitas crianças e jovens para dar início aos estudos musicais. Muitas vezes, inclusive, a iniciativa de ensino gratuito e universal se faz um importante pilar para a trajetória de alunos mesmo após concluírem o aprendizado no Projeto.

É o caso dos irmãos Lucas Rafael da Silva, ex-Guri que acaba de ser aprovado para integrar a Big Band do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí; e Bruno Henrique da Silva – Guri classificado para o curso de saxofone erudito na mesma instituição. Depois de começarem a aprimorar a relação com a música no polo do Projeto Guri de Adamantina, no interior de São Paulo, eles seguem reverberando a bagagem adquirida por meio da iniciativa.

Foi no Projeto Guri que os irmãos descobriram a existência do Conservatório de Tatuí. O momento da descoberta é uma das memórias que Lucas leva consigo por onde toca. “Depois de um ano nas aulas do Projeto Guri, o professor Ivan Davilson Molaro comentou sobre o Conservatório de Tatuí. [Disse] que lá era o melhor e maior conservatório de música da América Latina e eu devia tentar ingressar”, relembra. As aulas a que ele se refere são as de sax, flauta e clarinete, todos instrumentos que ele aprendeu a tocar no polo de Adamantina. Na trajetória de Bruno, a influência da relação do irmão com a iniciativa teve papel fundamental. Foi por meio das aulas de flauta transversal no Guri que os instrumentos de sopro ganharam o olhar do estudante, agora direcionado ao sax. “Mesmo sendo matriculado no curso de flauta, eu sempre ficava pegando dicas de saxofone com o professor Luiz Fernando Amolari. Tinham [aulas com as duas turmas] juntas, e eu fui aprendendo muito”, conta Bruno.

Lucas também já estendeu a abrangência dos estudos começados no Guri e, agora, toca guitarra, violão, contrabaixo, violino e piano. Mas o sax segue tendo o papel de protagonista em seus estudos no Conservatório e, agora, em sua atuação na Big Band da instituição, que acumula mais de 60 anos de formação e difusão cultural. “Devo tudo isso ao meu mestre, o professor Ivan”, destaca Lucas. Com mais de 50 cursos diferentes (todos gratuitos), a entidade conta com grupos de diversos formatos: big bands, bandas, orquestras, cameratas, entre outros. Além da oportunidade de construir vivências culturais, contato com outros músicos profissionais e ter uma agenda artística com diferentes atividades, os integrantes dos conjuntos são contemplados com uma bolsa. “Eu tô realizando um sonho”, reflete.

Para a coordenadora do Projeto Guri no polo de Adamantina, Fernanda Leite Frasson, trajetórias de sucesso como a de Lucas e a de seu irmão são resultado, além do esforço dos músicos, do apoio familiar. “Parabenizo os irmãos pela classificação e pela iniciativa de se inscreverem, mesmo sabendo dos inúmeros desafios que enfrentariam. Reforço [ainda] o quanto é importante a participação ativa das famílias na vida de seus filhos”, diz Fernanda. De fato, incentivo não faltou na casa dos irmãos: “No começo, a música era mais pra agradar meus pais, que tanto queriam que eu tocasse. Hoje, não me vejo sem, minha vida se resume à música”, conclui Lucas.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos:
Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos
: Microsoft e VISA.

 

Postagens relacionadas