Projeto Guri Facebook Twitter Youtube Instagram
Utilize a barra de rolagem para navegar
2014 foi marcado por muitos acontecimentos importantes e não poderia ser diferente para o Guri!
Confira a seguir um pedaço do que fez nosso coração bater mais forte este ano,
aumentando ainda mais nosso orgulho por nossas principais estrelas: os guris.
Projeto Guri, referência na música e na vida.

NOVOS

PATROCINADORES

2014 teve um início muito feliz e gratificante para os mais de 35 mil guris que aprendem música anualmente em mais de 300 municípios no interior e litoral de São Paulo.

Os responsáveis por tanta alegria? Nossos novos patrocinadores e apoiadores, aqueles que acreditam que não só os instrumentos são afinados nas salas de aula do Projeto Guri, mas também quem os tocam. São eles: Arteris, Azul, Banco Votorantim, CCR SPVias, Companhia Docas do Estado de São Paulo – CODESP, Deloitte, GRUPO BB E MAPFRE, Mercedes-Benz e Inforshop.

GURI

ESPORTE CLUBE

No clima da Copa do Mundo de Futebol, tivemos a honra de apresentar nosso novo projeto musical: o Guri Esporte Clube! Uma superbanda de sopros e percussão formada por cerca de 140 guris, criada para levantar as arquibancadas de todo o estado de São Paulo.

Sua estreia aconteceu em jogos do Campeonato Paulista de Futebol 2014, onde os alunos tocaram o Hino Nacional Brasileiro, além de músicas relacionadas à temática esportiva. Confira aqui uma pequena amostra deste resultado!

BLOCO DO GURI

Foliões de plantão tiveram mais uma opção para fazer o esquenta pro Carnaval 2014. O Bloco do Guri foi às ruas das cidades de Itapeva e Ibiúna dias antes do feriado mais esperado do ano, para contagiar a todos com a mais pura alegria do samba.

Ao todo, cerca de 60 alunos, munidos de diversos instrumentos de percussão, como surdos, caixas, repiniques, tamborins, agogôs e ganzás, deram ritmo ao samba-enredo do Projeto, o“Samba do Guri”, e tantos outros. Clique aqui e caia na folia com o Samba do Guri!

REDES SOCIAIS

Os números não mentem. Atualmente já passamos a marca de 33.000 seguidores em nossas redes sociais. Neste ano, conseguimos aumentar significativamente a participação dos nossos guris em nossas plataformas, e claro, no próximo ano essa relação será ainda melhor. O que está esperando? Siga-nos!

7º ConstruSer

Consciente de que a responsabilidade social das empresas começa com o respeito aos seus funcionários, o Sindicato da Construção de São Paulo (SindusCon-SP) criou, em 2008, o ConstruSer, programa cuja finalidade é valorizar e incluir socialmente o trabalhador da construção civil e incentivar sua interação com seus familiares.

Com o tema “ConstruSer desperta a inclusão do esporte na família”, a edição de 2014, que ocorreu simultaneamente em 10 cidades, contou com apresentações do Guri em Osasco, Bauru, Presidente Prudente e Votorantim. Ao todo, foram mais de 150 alunos que entraram em cena para levar músicas clássicas aos mais de 52 mil participantes.

LENDAS

AMAZÔNICAS

Em julho, o Theatro São Pedro, no centro de São Paulo, foi palco do espetáculo do Projeto Guri que tem como protagonistas criaturas mágicas do folclore brasileiro: o Lendas Amazônicas. Pela segunda vez, a apresentação dos guris dos Grupos de Referência de Franca (Cordas Dedilhadas), Jundiaí (Orquestra), Lorena (Canto Coral) e alguns do GR Bauru (Banda de Música) surpreendeu e encantou as mais de 600 pessoas presentes. Confira aqui as recordações deste grande dia!

PROJETO

GURI CONVIDA

O Projeto Guri realizou, ao longo do ano, o "Projeto Guri Convida". São apresentações abertas ao público com os alunos dos Grupos de Referência do Guri mais um artista convidado. Os convidados deste ano foram: Paulo Paschoal, Alessandro Penezzi, Jean Reis, Lutero Rodrigues, Edivaldo Chiquini, Regina Kinjo, Groupe Percussions de Tournai (Bélgica), Duo Siqueira Lima, Patricia Costa, Luca Luciano (Itália), Sergio Cascapera, Cesar Roversi, Sidnei Borgani, Eduardo Cubano Espasande e Alice Caymmi.

TOCA MAIS,

GURI!

Desenvolvido para proporcionar ainda mais qualidade ao ensino da música no Projeto Guri, o Toca mais, Guri! é um conjunto de ações que beneficiará os polos de ensino do interior e litoral do estado de São Paulo.

O programa engloba desde a aquisição de pequenos acessórios, como as cordas que dão vida a um contrabaixo, até a implantação de uma nova oficina de luteria na cidade de Franca, onde os alunos terão contato com os bastidores, aprendendo a construir violinos e violões.

4º CONCURSO MUSICAL

CCR AutoBan

O Concurso CCR AutoBan anunciou os vencedores de sua quarta edição num evento aberto ao público, em Jundiaí. Três grupos foram contemplados por suas composições musicais inéditas sobre o tema “Segurança nas Rodovias – o Trânsito é Feito de Pessoas, respeite!”. O primeiro lugar ficou com os guris do polo de Santa Bárbara d’Oeste, com a música “Segurança é Obrigação”.

Esta parceria entre Projeto Guri e CCR AutoBan visa estimular a reflexão ética, a criatividade e a composição musical dos alunos dos polos do programa patrocinados pela empresa. Nesta edição, 266 guris inscreveram 11 músicas. Saiba mais.

PARCERIA COM

ORQUESTRA JOVEM DE FRANCA

Com o objetivo de promover a especialização musical e experiências práticas fora da sala de aula, o Projeto Guri concretizou, em abril, uma parceria com a Orquestra Jovem de Franca (OJF). Semestralmente, o maestro e diretor artístico da OJF, Nazir Bittar, seleciona alunos do Projeto das formações de cordas friccionadas (violino, viola, cello e baixo) e sopros (trompete, trombone, clarinete, flauta e saxofone). Nove guris já compõem o grupo, junto de outros 23 jovens músicos. Saiba mais aqui

PESQUISA

IPSOS

Ao longo de 2011, 2012 e 2013, a Ipsos, referência mundial em pesquisa de mercado e in¬terpretação de dados, entrevistou cerca de 360 Guris, comparando-os com cerca de 360 adolescentes que frequentam outros projetos socioculturais – denominados Grupo Controle –, a fim de avaliar os resultados do Projeto Guri e seu impacto sobre os jovens beneficiários do programa. Clique aqui e confira o relatório da pesquisa!

ENCONTRO

DE POLOS

Com o intuito de aproximar as diferentes culturas que existem no estado de São Paulo, o Projeto Guri promove anualmente o Encontro de Polos, reunindo alunos de diversos municípios de determinada regional administrativa (Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba) em um só espaço. Em 2014, foram realizados mais de 25 encontros com cerca de 130 polos.

CONCURSO

GURI CONSCIENTE

Em sua segunda edição, o Concurso Guri Consciente trouxe muitas novidades boas para todos. Uma delas foi sua extensão para os polos do Guri na Fundação CASA, onde o grande vencedor foi o Polo CASA Bauru, com o projeto “País da Contra Mão”. Já nos polos e polos regionais, mantiveram-se os onze grupos vencedores, podendo haver mais de um por regional. Aqueles que planejaram ações de interação sociocultural por meio da música, utilizando-se de bastante criatividade em suas propostas e permeando os quatro pilares do Guri Consciente (Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Ética e Diversidade, e Cidadania e Direitos), ganharam destaque e levantaram o caneco este ano. Clique aqui e assista a um pedacinho do que rolou de interessante por este estado afora!

SHOW DO

JUSTIN KAUFLIN TRIO

A cidade de Santos recebeu, em setembro, um dos mais renomados pianistas de jazz da atualidade: Justin Kauflin. Cego desde os 11 anos de idade, ele, acompanhado de seus dois amigos e músicos - Billy Williams e Christopher Smith, vieram participar do VII Seminário da Amigos do Guri, preparado para capacitar cerca de 500 educadores e colaboradores do projeto quanto a inclusão de alunos deficientes. Clique aqui e relembre este momento mágico!

GURI EM AÇÃO

Organizado para fortalecer o relacionamento do Guri com seus atuais e possíveis parceiros/patrocinadores, o Guri em Ação é um momento de encontro entre as áreas de diversas empresas, responsáveis por parcerias ligadas à responsabilidade social e sustentabilidade, onde a Amigos do Guri apresenta a todos os principais resultados e atividades desenvolvidos ao longo do ano que passou. Veja aqui o que rolou no encontro deste ano.

DOMINGO

NO MAM

O “Domingo no MAM” oferece uma programação especial e gratuita que propõe novas possibilidades de diálogo e interação entre familiares, amigos e crianças. Em 2014, cerca de 60 alunos do Projeto Guri, de Itaberá e Avaré, marcaram presença em dois dias da ação.

DESTAQUES DO

GURI NA MÍDIA

Com a ajuda de todos os envolvidos com este projeto encantador, 2014 foi um ano de muita visibilidade para o Projeto Guri. Estivemos presentes em mais de 2,5 mil matérias, com destaque para veículos de grande imprensa, como Folha de São Paulo, Portal G1, Portal UOL, Filiais da TV Globo pelo interior e litoral de São Paulo, dentre tantos outros. Clique aqui e veja mais destaques do Guri na Mídia.