Projeto Guri Facebook Twitter Youtube Instagram
Utilize a barra de rolagem para navegar
Mais um ano se passou e o Guri alcançou sua maioridade. São 18 anos de muito esforço resultando em orgulho,
de muita dedicação gerando alegria e de muito talento proporcionando momentos inesquecíveis.
Por isso, compartilhamos com vocês os 18 acontecimentos que fizeram do ano de 2013 ainda mais especial.
Projeto Guri, 18 anos. Referência na música e na vida.

APRESENTAÇÃO

RODNEY MACK

O Projeto Guri trouxe pela primeira vez ao Brasil o conjunto de metais norte-americano The Rodney Mack Philadelphia Big Brass, que já se apresentou nos palcos mais importantes do mundo, ao lado de renomadas orquestras, como "Metropolitan Opera Orchestra", "Baltimore Symphony" e Orquestra Sinfônica de São Paulo.

Participação especial da maestrina Emily Threinen e também dos alunos dos Grupos de Referência do Projeto Guri de Itaberá e Bauru, que contemplam instrumentos de sopro e percussão. A apresentação aconteceu no dia 28 de junho, em Bauru e no dia 30 de junho, no Auditório do Ibirapuera.

DISTRIBUIÇÃO DOS

LIVROS DIDÁTICOS

Pensando em deixar o processo de ensino de música ainda mais interessante e divertido lançamos no mês de maio os Livros Didáticos de Alunos do Projeto Guri. Todos que frequentam os nossos cursos receberam o seu exemplar.

Nos livros, há atividades de composição, apreciação e técnica. Além de indicações de CDs, DVDs e livros do acervo para consulta e utilização em aula, em variadas atividades. O material foi desenvolvido por autores experientes no ensino coletivo de música e é totalmente ilustrado. Para a impressão do material, contamos com o apoio da Tetra Pak Brasil, patrocinadora de Projetos Especiais do Projeto Guri.

A distribuição aos polos e alunos aconteceu entre os meses de maio e junho. Veja mais sobre os Livros Didáticos.

PATROCÍNIO

SKY

Em 2013, o Projeto Guri ganhou mais um importante patrocinador, a SKY. Como Patrocinadora Prata, uma das maiores empresas de TV por assinatura contribui para ações e funcionamento dos polos de Campos do Jordão, São Carlos e Taubaté. Atitudes como esta permitem a continuidade das atividades nestes municípios e ajudam não apenas no desenvolvimento de nossos guris, mas também no da comunidade local. Confira aqui quem mais contribui com o maior projeto sociocultural do País.

BOOM DAS

REDES SOCIAIS

Os números não mentem. Atualmente já passamos a marca de 21.000 seguidores em nossas redes sociais. Neste ano conseguimos aumentar significativamente a participação dos nossos guris em nossas plataformas, e claro, no próximo ano essa relação será ainda melhor.

VÍDEO

O TRENZINHO DO CAIPIRA

21 de junho, é o Dia da Música.

Escolhemos esta data, tão importante pra nós, para comemorar oficialmente seu aniversário de 18 anos.

Em parceria com o site iG - internet Group, lançamos nosso novo videoclipe que conta com a participação dos guris dos Grupos de Referência.

Aperte o play e confira o resultado deste trabalho.

APRESENTAÇÕES

PROJETO GURI CONVIDA

O Projeto Guri, realizou, ao longo do segundo semestre de 2013, o "Projeto Guri Convida". São apresentações abertas ao público com os alunos dos Grupos de Referência do Projeto Guri, sempre com um artista renomado convidado.

BALANÇO

2013

Maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri comemorou, na Sala São Paulo, resultados de 2013, como fomentador da formação musical de crianças e adolescentes. Até setembro deste ano, cerca de 370 polos de ensino do interior e litoral do estado, incluindo os da Fundação Casa, – todos geridos pela organização social Amigos do Guri – foram atendidos aproximadamente 35 mil alunos gratuitamente.

Hoje, a Amigos do Guri conta com 18 patrocinadores e apoiadores da iniciativa privada, o que representa 5% dos recursos destinados às atividades do Projeto Guri no interior e litoral de São Paulo. Ao longo de 18 anos de existência, o programa já atendeu mais de 450 mil jovens nestas localidades.

INAUGURAÇÃO DE

NOVOS POLOS

Com o intuito de trazer mais alunos ao encontro da música, o Projeto Guri inaugurou quatro polos – dois Fundação Casa na Grande São Paulo, um em Campinas e outro em Pitangueiras –, e migrou para um novo endereço em Jaú. As novas instalações abriram mais de 300 vagas em diversos cursos, como: violão, viola caipira, percussão, bateria, clarinete, contrabaixo elétrico, coral, flauta transversal, guitarra, iniciação musical, piano/teclado, saxofone, trombone e trompete.

CONCURSO

GURI CONSCIENTE

O Guri Consciente surgiu em 2008, a partir da mobilização por livre e espontânea vontade de colaboradores da organização. Como o próprio nome já diz, o projeto visa despertar a consciência da sociedade com base em quatro pilares principais: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Ética e Diversidade, e Cidadania e Direitos.

Em resumo, significa idealizar e colocar em prática ações que promovam a mudança de hábitos, usos e costumes, que melhorem a nossa convivência e qualidade de vida.

O Concurso Guri Consciente foi uma das ações promovidas em comemoração aos 18 anos do Projeto Guri, realizado em suas 11 regionais administrativas, abrangendo polos e polos regionais. Os alunos tinham a missão de formar grupos e elaborar projetos com ações de interação sociocultural por meio da música. Ao todo, foram 11 projetos vencedores, um de cada regional, que receberam recursos financeiros para a execução das ações propostas. Confira a página do Guri Consciente.

DESTAQUES DO GURI

NA MÍDIA

Com a ajuda de todos os envolvidos com este projeto encantador, 2013 foi um ano de muita visibilidade para o Projeto Guri. Estivemos presentes em mais de 2 mil matérias, com destaque para veículos de grande imprensa, como Folha de São Paulo, Portal G1, Portal UOL, Filiais da TV Globo pelo interior e litoral de São Paulo, dentre tantos outros.
Veja mais destaques do Guri na Mídia.

LANÇAMENTO DO

NOVO SITE

Com novo layout, elaborado para facilitar a busca de informações pelo internauta, a página da Amigos do Guri na internet fez adaptações em seu estilo e linguagem, a fim de se aproximar ainda mais de quem tem interesse em se envolver ou apenas conhecer o Projeto Guri.

Tudo sobre o que acontece no Guri pode ser encontrado lá de forma mais dinâmica, graças a um novo sistema de gerenciamento de conteúdo. Como mais uma ação de comemoração aos 18 anos de projeto, o modelo do novo site é mais personalizado e atraente, tornando-o uma ferramenta ainda mais interativa.

Se você ainda não viu nosso novo site, aproveite: www.projetoguri.org.br

CONQUISTA DO PRÊMIO

YAMA AWARDS

O Projeto Guri levantou o caneco no Young Audiences Music Award (YAMA), com o melhor espetáculo musical infanto-juvenil na categoria Voto Popular: o Calungá. Apresentado em 2012 pelos alunos do Grupo de Referência de Sorocaba, com participação especial do percussionista Naná Vasconcelos, o espetáculo era um dos oito finalistas ao prêmio criado pela Jeunesses Musicales International (JMI) – a mais famosa organização mundial de música para a juventude.

A votação via Facebook rolou desde o início de outubro até 1º de novembro, quando aconteceu o anúncio do grande vencedor, na Bélgica. Depois de uma disputa acirrada, ficamos a frente de países como Holanda, Canadá e França. Por isso, deixamos aqui nosso muito obrigado a todos que estiveram envolvidos não só com o espetáculo, mas aos que acompanham, de longe ou de perto, este maravilhoso projeto e já tinham a certeza de que ele era merecedor. Saiba mais

APRESENTAÇÃO

ORQUESTRA VERDE

Mais de cem pessoas estiveram presentes no Teatro do Senai de Franca, para apreciar o lançamento da Orquestra Verde, composta pelos alunos do Grupo de Referência de Franca, com a ilustre presença do violeiro Ivan Vilela.

Formado por doze violões, seis violas caipira e seis cavacos produzidos com madeira maciça certificada, o grupo de cordas dedilhadas do Guri carrega agora um conceito sustentável, levantando uma reflexão sobre os atuais hábitos de consumo. Clique aqui e saiba mais sobre a Orquestra Verde.

PRIMEIRO

FESTIVAL DE MÚSICA

Conhecida pelos tradicionais festivais de música e por belezas naturais escondidas entre suas famosas araucárias, Campos do Jordão foi escolhida para sediar o I Festival de Música do Projeto Guri. De 30 de outubro a 02 de novembro, cerca de 190 educadores das 11 regionais distribuídas pelo interior e litoral do estado de São Paulo, se reuniram numa programação que incluiu aulas e masterclasses, além de apresentações de diversos instrumentos, abertas ao público e com entrada franca.

Inspirado em outros eventos musicais realizados no Brasil e no mundo, o festival também contou com a presença de importantes músicos brasileiros contemporâneos e de um convidado internacional, o clarinetista italiano Luca Luciano.

Em sua primeira edição, o I Festival de Música do Projeto Guri teve como homenageado o ex-aluno Renan Robert Danese, falecido em agosto deste ano, e contou com o apoio da Organização Social ACAM Portinari, da Prefeitura Municipal da cidade e da SKY.

APRESENTAÇÃO

BLOCO DO GURI

Em 2013, o Bloco do Guri se apresentou na comemoração do aniversário de Cerquilho. Sob regência do mestre Everton Messias Correa, cavaco de Zé Virgínio, violão de Daniel Pereira e as vozes de Jordana Madalene Rosalem e Mariana Furquim, os guris deram um baile de alegria com seu samba-enredo, que você pode conferir aqui:
http://www.projetoguri.org.br/bloco-do-guri/

ABERTURA

PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL

Neste ano o Projeto Guri foi escolhido para abrir o Prêmio Empreendedor Social 2013.

O evento aconteceu no dia 21 de novembro, no Auditório do MASP e contou com a apresentação dos nossos Grupos de Referência de Jundiaí e Sorocaba.

O Prêmio Empreendedor Social destaca líderes sociais que atuam, há pelo menos três anos, de maneira inovadora, sustentável e com forte impacto positivo na sociedade e em políticas públicas, em áreas como: agricultura, ambiente, cultura, cidadania, desenvolvimento de negócios, educação, habitação e saúde.

ESPETÁCULO

LENDAS AMAZÔNICAS

Voltado para crianças e adolescentes, o Lendas Amazônicas, criado e dirigido por Aimar de Noronha Santinho, conta a história de um amor proibido entre um caboclo e a filha do fazendeiro. Durante a trama, muitos personagens, partes essenciais do nosso folclore, ajudam o moço apaixonado a não desistir de seu sonho, embalado pelo repertório do renomado compositor Waldemar Henrique e outras composições de Villa-Lobos.

Com arranjos inéditos de coro, cordas dedilhadas e orquestra, que transitam entre o erudito e o popular, elaborados pelo arranjador Fernando Correa, o espetáculo tem regência do Maestro André Sanches. A partir do roteiro inicial, idealizado por Santinho, o dramaturgo e diretor cênico Paulo Rogério Lopes constrói a história e os textos narrativos, que são interpretados pelos alunos dos Grupos de Referência de Jundiaí, Franca e Lorena. Clique aqui para saber mais sobre o Lendas Amazônicas.

CAMPANHA

18 ANOS

Para o Projeto, completar 18 anos tem um significado muito especial. Além de ser a maioridade, é a idade em que nossos alunos precisam deixar o projeto para, possivelmente, usar a música na vida, seja profissionalmente, seja como hobby ou mesmo como conhecimento geral. Por isso, brindamos o aniversário com todos os nossos públicos, por meio de uma série de ações e eventos, incluindo os destaques aqui conferidos, como: produção do videoclipe “O Trenzinho do Caipira”, apresentação com The Rodney Mack Philadelphia Big Brass e o espetáculo Lendas Amazônicas.