Foto da aluna da Orquestra do Grupo de Referência do Projeto Guri em Jundiaí

Parcerias

A parceria para a Amigos do Guri

Parcerias e Alianças: Visa a estabelecer e manter parcerias e alianças que contribuam para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens a partir da articulação das Redes locais e de diferentes setores da sociedade.

Considerando o modelo de funcionamento das atividades do Projeto Guri, pode-se afirmar que a existência de uma parceria local, que ofereça espaço e infraestrutura, é premissa básica para a implantação de um polo, de forma que o Projeto passe a compor a agenda de cultura do município, podendo esta parceria ser de origem pública ou privada.

Além das parcerias para funcionamento dos polos, outras parcerias e alianças institucionais são importantes ferramentas estratégicas da Amigos do Guri, para ampliar a garantia de direitos e a oferta de ações que ampliem o repertório sociocultural beneficiando alunos e alunas, suas famílias e a comunidade.

A busca por essas parcerias e alianças visa a criar atividades que contribuam para o desenvolvimento integral de alunas e alunos, de forma a complementar o aprendizado adquirido nos polos. Desse modo, garante-se o funcionamento das atividades do Projeto Guri em diversos municípios do Estado de São Paulo e também se potencializa a atuação da Amigos do Guri.

Parcerias para o funcionamento dos polos

Parcerias com Prefeituras e ONG’s/Entidades:

Os polos possuem parcerias com prefeituras, entidades e organizações não governamentais, que garantem a infraestrutura necessária para a realização das atividades, como: manutenção do espaço físico, transporte, alimentação e despesas diversas (contas de água, luz, telefone). Esta relação é regida por um “Termo de Parceria”, documento no qual estão elencadas as responsabilidades de cada uma das partes e o período de vigência.

alianca_01 alianca_02

Parceria com Fundação CASA

alianca_04Logo do parceiro Fundação CASAOutro parceiro fundamental do Projeto Guri é a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, a Fundação CASA. Neste caso, a parceria é regida por um Termo de Cooperação Técnica – firmado com a Amigos do Guri -, ao qual é anexado um plano de trabalho, anualmente revisado.

A Amigos do Guri atua nos Centros de Internação (CI’s), onde os jovens permanecem em média de três meses a dois anos, e nos Centros de Internação Provisória (CIP’s), onde os adolescentes permanecem por aproximadamente 45 dias – período em que aguardam a decisão judicial sobre liberdade ou internação para cumprimento de medidas socioeducativas. São contemplados centros tanto femininos, quanto masculinos.

Parcerias Complementares

As parcerias complementares são aquelas firmadas com prefeituras, entidades, pessoas físicas e empresas que visam ampliar a oferta de ações que beneficiam os alunos do Projeto Guri, suas famílias e a comunidade. Tais parcerias devem oferecer atividades que contribuam para o desenvolvimento integral dos alunos, de forma a complementar os aprendizados adquiridos nos polos. Também são regidas por um dos documentos a seguir: Termo de Parceria, Protocolo de Intenções, Acordo de Cooperação ou qualquer outro meio de formalização dessa relação.

 

Parcerias Globais

Fundação Abrinq, Cia. de Dança, MAM, OSESP, SESC,Turma do Bem, Canal Futura, JMI, Instituto Pensarte e FEAPAES-SP

A Amigos do Guri firmou importantes parcerias, que atingem muitos polos onde atuamos, com as entidades abaixo citadas. Estas iniciativas de sucesso buscam oferecer um atendimento integrado aos alunos do projeto e seus familiares, visando assim o cumprimento do princípio fundamental de nossa missão.

abrinq


A Fundação Abrinq tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. A aliança visa ao fortalecimento das gestões municipais que aderiram ao “Programa Prefeito Amigo da Criança – PPAC”, projeto coordenado pela Fundação Abrinq, com foco na melhoria dos indicadores sociais e culturais da cidade, mediante articulação, integração e intercâmbio das atividades exercidas pelos parceiros.

 

 

Logo do parceiro São Paulo Companhia de Dança

 

A parceria estabelecida com a São Paulo Companhia de Dança estabelece a ampliação do acervo dos polos por meio de doação de livros, CD’s e DVD’s, com obras clássicas e contemporâneas relativas à cultura e à dança. Além disso, são oferecidos ingressos para os alunos e familiares do Projeto Guri para as atividades artístico-culturais, eventos e espetáculos da Associação Pró-Dança na Capital e no interior de São Paulo.

 

 

Logo do parceiro MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo

 

O Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, sediado no Parque do Ibirapuera, guarda uma das coleções mais importantes de arte moderna da América Latina. Lá, os alunos, familiares e equipes do Projeto Guri podem desfrutar de toda a programação, ampliando seu repertório cultural.

 

 

 

Logo do parceiro OSESP - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

 

A parceria com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) visa a promoção da integração social e cultural dos alunos dos polos do Projeto Guri, disponibilizando o acesso a série “Concertos Matinais”, promovida pela Fundação OSESP.

 

 

 

logo USP

 

O convênio acadêmico de cultura e extensão com a USP Ribeirão tem como objetivo o compartilhamento de saberes e práticas musicais, além do intercâmbio artístico. A união prevê a participação do Guri e da USP em masterclasses, recitais didáticos, seminários e workshops. Entre as possibilidades dessa parceria estão os concertos conjuntos, no qual grupos estáveis das duas instituições poderão oferecer e receber suporte. Outro ponto importante será a troca de vivências, espécie de estágio no qual os estudantes da USP poderão acompanhar as aulas no Projeto Guri. Em contrapartida, os educadores do Guri terão acesso às atividades do projeto ‘Música-Criança’ – programa desenvolvido pela USP.

 

Logo do parceiro SESC

 

O SESC oferece aos guris, entre 7 e 18 anos, a matrícula por um ano na Categoria de Interesse Social (MIS), que dá direito às seguintes atividades: internet livre, espetáculos, shows e exibição de cinema, cursos e oficinas, e programas específicos das unidades participantes, como Esporte Jovem e o Viva o Verde. A parceria inclui ainda outros benefícios, como: alimentação em restaurantes sociais, acesso ao Centro de Pesquisa Teatral e Centro Experimental de Música, acesso aos parques aquáticos, bibliotecas, áreas de convivência, salas de leitura, sala de jogos, recreação livre, ginásios de esportes e quadras.

 

Logo do parceiro TDB - Turma do Bem

 

A relação estabelecida com a Turma do Bem – Projeto Dentistas do Bem conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem crianças e adolescentes de baixa renda, oferecendo tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Os pacientes são selecionados nos polos do Guri. Podem participar da triagem crianças e adolescentes de 11 a 17 anos de idade.

A parceria inclui ainda outros benefícios, como: alimentação em restaurantes sociais, acesso ao Centro de Pesquisa Teatral e Centro Experimental de Música, acesso aos parques aquáticos, bibliotecas, áreas de convivência, salas de leitura, sala de jogos, recreação livre, ginásios de esportes e quadras.

 

Logo do parceiro JMI - Jeunesses Musicales International

 

Desde agosto de 2012, a Amigos do Guri passou a integrar a Jeunesses Musicales Internationales (JMI), considerada a maior organização mundial dedicada ao desenvolvimento musical de jovens.

A ONG, criada em 1945 em Bruxelas (Bélgica), reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países e possibilita a troca de experiências, o intercâmbio de estudantes de música e o fortalecimento de ações em nível internacional.

Dedicada a “propiciar o desenvolvimento dos jovens através da música além de todos os limites”, a JMI alcança, por ano, um público de mais de 5 milhões de jovens, com idades entre 13 e 30 anos. Desenvolve anualmente mais de 35 mil iniciativas que envolvem música, juventude e multiculturalismo, com ênfase na inclusão e na coesão social.

 

Logo do parceiro Fundação Roberto Marinho e Canal FuturaA Fundação Roberto Marinho desenvolve o canal educativo intitulado “Futura”, que tem como objetivo principal contribuir para a formação educacional da população, desenvolvendo as capacidades básicas da criança, do jovem, do trabalhador e de sua família, propiciando o desenvolvimento cultural, educacional e profissional da população brasileira.

Com esta parceria conseguimos kits contendo programas, textos e indicações de textos, bem como outros materiais de temática do Canal Futura que serão utilizados nos Polos em atividades complementares realizadas pela instituição. São exemplos de materiais: Maleta Infância, Maleta Saúde, Consciente Coletivo, Série Cor da Cultura, Série Diz Aí, Nota 10, Que exploração é essa?, Leva, Série Sagrado, entre outros.

 

Logo do parceiro Instituto Pensarte - Organização Social de Cultura

Esta parceria visa estabelecer a integração social das crianças, adolescentes e jovens, que atendam aos Programas da Parceria e ao Sistema Paulista de Música, possibilitando o acesso aos eventos promovidos pelo Instituto Pensarte junto a Orquestra Jazz Sinfônica, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra do Theatro São Pedro (ORTHESP), na Capital e no interior do estado de São Paulo. Também promove a participação em programas (cursos, oficinas, master class) realizados pelo Instituto Pensarte e utilização dos espaços sob gestão do Instituto.
Cultura Artistica

A Sociedade de Cultura Artística se dedica à difusão de concertos, recitais e espetáculos teatrais e de dança de elevado nível artístico. Essa parceria visa a oferecer a possibilidade de que alunos, educadores e empregados da Amigos do Guri participem gratuitamente das atividades educativas de sua programação, como ensaios abertos e masterclasses.

 

feapaes

A parceria com a FEAPAES-SP visa promover a sensibilização dos profissionais do Projeto Guri, que atuam direta ou indiretamente com as crianças e adolescentes com deficiência, ampliando o acesso e permanência destas no Projeto Guri. Além disso, possibilita o acesso ao material de divulgação produzido pela Federação das APAES sobre o direito de pessoas com deficiência e encontrode assessoria técnica para os profissionais da Amigos do Guri, na área de inclusão e direitos da pessoa com deficiência. A FEAPAES – SP auxilia ainda na divulgação das vagas de trabalho em aberto na Amigos do Guri, para cumprimento da cota de 5% destinadas a pessoas com deficiência.

 

Plan Internacional

Fundada em 1937, a Plan International é uma Organização não-governamental, não-religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção da igualdade de gênero, além de engajar pessoas e parceiros na causa. No decorrer de 2018, o Guri utilizará os kits dos programas, com indicações de textos e outros materiais temáticos do Programa Desafio da Igualdade, canal educativo desenvolvido pela PLAN International do Brasil.

 

Cidade Escola Aprendiz

Cooperação técnica para o fortalecimento das redes territoriais dos municípios de atuação do Projeto Guri, no apoio à formação da equipe técnica e no fortalecimento do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente por meio das metodologias e programas da Cidade Escola Aprendiz, com vistas à melhoria dos indicadores sociais e culturais do município, mediante articulação, integração e intercâmbio das atividades exercidas pelos Parceiros.

 

Rede Peteca novo

A parceria com a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil visa a promoção dos direitos da criança e do adolescente e a erradicação do trabalho infantil no país a partir da comunicação. Busca disseminar informações relevantes sobre o tema por meio de campanhas, reportagens, colunas e materiais de apoio disponíveis no site e nas páginas do Youtube e Facebook.

 

 

Poeiesis

A parceria tem como objetivo a cooperação da Poiesis para a impressão em Braille de material didático e pedagógico do Projeto Guri, utilizando os equipamentos e estrutura técnica das bibliotecas das Fábricas de Cultura na cidade de São Paulo.

 

 

Parceiro Colaborador:

Parcerias de cessão de espaço, oriundos de Instituições Privadas, terão como nomenclatura “ Parceiro Colaborador”.

acif

Convênios:

Entre os anos de 2011 e 2013 foram estabelecidos convênios entre a Amigos do Guri e instituições de ensino de música – escolas técnicas e universidades distribuídas por todo o estado de São Paulo, inclusive na capital. Inicialmente, o projeto foi criado para atender aos bolsistas do Programa de Bolsas da Amigos do Guri. Entretanto, em função das demandas percebidas, o benefício foi estendido também a educadores e ex-alunos. Estes convênios preveem desde bolsas integrais até descontos em mensalidades ou isenções de matrículas para todos os interessados, mediante pré-requisitos definidos pelas instituições parceiras.

Sugerimos que os interessados consultem as instituições para maiores informações:

Conservatório Souza Lima
R. José Maria Lisboa, 745 – Jardim Paulista – São Paulo, CEP 01423-001
Telefone: (11) 3884-9149
www.souzalima.com.br

Escola Municipal de Artes de Presidente Prudente
Centro Cultural Matarazzo
Rua Quintino Bocaiuva nº 749 – Vila Marcondes
Telefone: (18) 3222-1882
E-mail: formacao@culturapp.com.br

Abertura de Novos polos:

As implantações de polos do Projeto Guri, nos quais Prefeituras e Organizações da Sociedade Civil são parceiras, acontecem somente após análise da pertinência dos pedidos e das condições oferecidas pelas parcerias. Além disso, estão condicionadas à disponibilidade de recursos financeiros da Associação Amigos do Projeto Guri.

A implantação de um novo polo do Projeto Guri pode se dar de duas formas:
(i) por meio de Edital de Implantação de novos Polos do Projeto Guri no Estado de São Paulo: Em novembro de 2009 foi lançado o primeiro Edital onde foram contemplados 28 novos Polos. No momento não tempos previsão de abertura de novo edital;

(ii) por meio de Patrocínio. Neste segundo caso, caberá ao proponente encontrar patrocínio que possa pagar todas as despesas do projeto. Este patrocínio pode ser da Prefeitura, a Organização, uma empresa, uma Fundação entre outros.

Caso haja interesse na modalidade patrocínio, o mesmo deverá agendar uma reunião com a regional do Guri desejada para analisar as possibilidades de cursos, espaços, etc. Em seguida haverá uma análise de custo do polo.

Ressaltamos que, nos dois casos indicados acima, cabe aos proponentes oferecer como contrapartida um local adequado para o funcionamento das atividades do Projeto, o qual será analisado e aprovado pela equipe técnica da Amigos do Guri, seguindo os mesmos critérios do edital.