22 de setembro de 2014

Se os grupos vencedores do Concurso do Programa Guri Consciente 2014 resumissem a última semana em uma palavra, essa seria: trabalho! Ao longo dos dias, eles realizaram ações de seus projetos, que se tornaram ferramentas sociais e sustentáveis para suas comunidades.

Os Guris Solidários, de Bocaina, organizaram dois dias de palestras no Cinema Municipal da cidade. A primeira contou com a participação de um conselheiro tutelar e uma enfermeira falando sobre drogas a 31 guris, alunos do PROED da EMEF Deputado Leonidas Pacheco Ferreira, alunos e equipe do Projeto Espaço Amigo, além de diretores de Saúde, Assistência Social e o prefeito. Para a segunda, sobre Violência Infantil, convidaram a assistente social da Prefeitura, que através de dinâmicas integrou todos os presentes.

Em Ubarana, o grupo Anjos do Meio Ambiente, se reuniu e entrevistou professores e funcionários da limpeza da EMEF Professor João Dionísio, onde instalou painel e placas educativas. Os guris ainda criaram um blog para que todos tenham informações sobre o projeto Eu Cuido, Você Cuida, Nossa Escola Agradece.

Iluminando Vidas, esse é o nome do grupo que foi iluminar dois espaços em Presidente Venceslau. No Abrigo de Idosos Esperança, alunos do polo executaram o repertório que foi de Tchaikovsky a Luiz Gonzaga, passando por Michael Jackson. A experiência foi tão especial que surgiu convite para uma reapresentação! Em outro dia, o show foi na Praça Nicolino Rondó, com 23 alunos do Projeto Guri tocando Carnival, Join The Parade, Key Lime Pie, Oh! Susanna e Ribeirão do Sul a aproximadamente 100 pessoas.

O grupo Som de Heróis, de Cerquilho, também teve um dia especial na semana passada. Depois de confeccionarem instrumentos com material reciclável, quarta-feira (15) foi o dia de entregá-los aos alunos da EMEBE (Escola Municipal de Educação Básica Especial). Lá, alunos do polo da cidade se apresentaram acompanhados do professor Everton e convidaram a plateia a se juntar a eles, foi um verdadeiro show de alegria, com um som contagiante!

Quem também encerrou as atividades previstas com louvor foram os guris do Doe Vida, de Avanhandava. Primeiro, apresentaram a música feita especialmente para o projeto na Câmera Municipal de Vereadores (ouça aqui) em um show aberto ao público, para a conscientização da importância da doação de sangue. E não parou por aí, todos estavam convidados à ação na manhã do dia seguinte: ir em excursão organizada pelo grupo até o Hemocentro de Araçatuba para doar.

Alguns grupos ainda continuarão trabalhando, fique ligado aqui no site para acompanhar!

Bocaina

 

Ubarana

 

Presidente Venceslau

 

Cerquilho

 

Avanhandava