12 de setembro de 2014

As duas últimas semanas contaram com diversas ações dos grupos vencedores do Concurso Guri Consciente 2014. Alguns ainda se movimentando para a etapa final e outros já finalizando o proposto em seu cronograma. TODOS muito engajados e dando um show de sustentabilidade e responsabilidade social.

Os alunos do polo de Avanhandava deram início aos ensaios da música tema da campanha do grupo Doe Vida, denominada “Sangue Tipo Avanhandava”. A composição foi cantada pelas turmas infantil e juvenil de Canto Coral do polo e será apresentada para o público em geral no próximo dia 19, na Câmara Municipal da cidade, às 19h30.

Em Ubarana, os alunos do Anjos do Meio Ambiente ensaiaram a semana toda o teatro com fantoches “Cantando e limpando: uma lição consciente”, que será apresentado semana que vem, também dia 19, para alunos de uma escola da cidade. Além do fantoche, o grupo esteve preparando um vídeo com depoimentos de funcionários da coleta de lixo da Prefeitura Municipal, colaboradores da limpeza e alunos desta escola, o qual será mostrado no dia da apresentação, como mensagem final do projeto.

Já os integrantes do grupo Guri Solidários, de Bocaina, exibiram alguns documentários sobre violência infantil a todos os alunos do Espaço Amigo, junto de cartazes produzidos manualmente por eles. Após isso, foi feita uma roda de conversa entre todos os presentes (alunos e equipes de ensino) sobre o tema abordado, com o intuito de esclarecer dúvidas e discutir sobre formas de como lutar contra este mal.

No início da semana, o grupo Amigos da Terra, de São Manuel, adquiriu alguns materiais muito importantes para o andamento de seu projeto, como equipamentos agrícolas para a horta, madeira para fazer a lateral dos canteiros e alguns papéis para construção de plaquinhas de identificação para a plantação. Com tudo isso em mãos, eles colocaram a mão na massa e deram início às atividades braçais, molhando e rastelando toda terra, para ajudar em sua adubação.

Os Guris de Vinhedo, integrantes do grupo Estetoscópio Musical, realizaram uma atividade no Grupo em Defesa da Criança com Câncer (GRENDACC), de Jundiaí, onde, por meio de uma palestra, buscaram conscientizar a todos os presentes no saguão do hospital sobre a importância da música como ajuda para uma melhor qualidade de vida. Após isso, o grupo fez uma apresentação musical como prova de suas pesquisas e uma dinâmica de entrosamento, na qual cada um da roda jogava o rolo de barbante para qualquer outra pessoa da roda, dizendo uma qualidade sobre ela. Ao fim, todos estavam enrolados por uma “teia de barbante”, representando a ligação entre todos eles.

Quarta-feira, dia 10, todos os alunos do polo de Cerquilho puderam contribuir para a confecção de instrumentos de percussão com material reciclável, arrecadado nas escolas municipais da cidade pelo grupo Som de Heróis. No mesmo dia, eles também assistiram a uma palestra ministrada pela psicóloga Patricia, da Escola EMEBE (Escola Municipal de Educação Básica Especial) de Cerquilho, sobre crianças com deficiência. O próximo passo é a entrega destes instrumentos aos colegas da EMEBE, no próximo dia 15, com direito a uma apresentação musical muito especial.

Em sua primeira ação, o grupo Iluminando Vidas, de Presidente Venceslau, se pintou todo para uma linda apresentação na Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau. Entre as músicas tocadas em três corredores da maternidade do hospital, estão: “Symphony No 1”, de Brahms, e “Nuckter March”, de Tchaikovsky. Os próximos passos é levar a música até um lar de idosos e depois para toda comunidade, em uma praça da cidade.

Por fim, o GR Sustente, de Ibirá, tem demonstrado força total em seus meios de comunicação on-line, abastecendo a todos com notícias sobre o que anda fazendo. Além de posts sobre o reaproveitamento de alimentos, dando dicas de receitas feitas com cascas de alimentos, que, além de muito gostosas, são muito ricas em nutrientes, eles também tiveram uma atividade prática com a nutricionista Larissa Romera, que os ajudou ainda mais com dicas de como se alimentar bem. E aí, já pensou em fazer um doce com a casca do maracujá que você acabou de utilizar para fazer um suco? Clique aqui e pegue sua receita.

Por hoje, isso é tudo, pessoal. Semana que vem tem mais!

Ibirá

Presidente Venceslau

São Manuel

Avanhandava

Bocaina

Cerquilho

Vinhedo

Ubarana