3 de julho de 2015

No primeiro encontro da mais nova ação do programa Guri Consciente, denominada “E Eu Com Isso?”, o trabalho infantil e o trabalho doméstico foram alvos de debate. Com auxílio do material disponibilizado pelo Canal Futura, especificamente um vídeo da maleta ‘Por que pobreza?’, as mediadoras, Fabiola e Luciana, instigaram os presentes a uma reflexão sobre os temas abordados.

Após o filme “Cores na Poeira”, que retrata uma parcela da vida de um garoto de 12 anos chamado Jouvens, vítima das consequências de um terremoto no Haiti e de outros mil fatores sociais, todos ficaram impressionados com a visão e os valores que o menino carrega diante de situações tão precárias de vida.

As perguntas que fomentaram a troca de ideias logo surgiram, trazendo outros exemplos de casos em que crianças são submetidas ao trabalho infantil ou doméstico, por conta dos mais variados contextos. “Tratar sobre estes temas é sempre uma análise de contexto e resiliência, principalmente por conta da cultura e valores de cada cidadão”, comentou Luciana, que trabalha no núcleo de Parcerias e Alianças da Amigos do Guri.

Se o objetivo era levantar questões e não trazer respostas, acho que as mediadoras fizeram-no muito bem. Agora basta descobrir qual será o tema do próximo encontro, acompanhe!