Do Guri para o Mundo: Thiago Wolf é Chefe de Naipe e professor de violoncelo em Uberlândia

Tiago Wolf

Inspirado pelo o avô, Thiago Wolf conheceu o violão e o acordeom quando tinha apenas cinco anos, e, desde os sete anos vem estudando e se especializando em música. Hoje, é Chefe de Naipe da Orquestra Municipal de Uberaba, Professor de Violoncelo da Escola de Cultura e Arte de Uberaba e já participou de diversos festivais.

Wolf começou a estudar acordeom aos sete anos. Aos oito, ingressou no Projeto Guri, no Polo Mococa, onde conheceu o violoncelo, que desde então tornou-se seu companheiro. O jovem ficou no Projeto por quatro anos e aprendeu as primeiras noções do instrumento. Ele seguiu os estudos no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí – Polo Avançado de São José do Rio Pardo – lá estudou por cinco anos até conhecer o professor Kayami Satomi e ingressar na graduação da Universidade Federal de Uberlândia, onde cursou bacharel em violoncelo se formando em 2019.

“A música mudou minha vida totalmente, desenvolvi muito rapidamente minha responsabilidade, seja ao lidar com os estudos, seja com as apresentações”, conta o ex-Guri. Desde 2011, ele participa de diversos festivais importantes para o setor como o Música nas Montanhas, em Poços de Caldas; Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba, Festival de Música de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul; Festival de Cordas Nathan Schwatzerman, em Uberlândia; Festival de Violoncelos de Ouro Branco, Festival Villa-Lobos, no Rio de Janeiro; Festival de Inverno da UFSM, em Vale Vêneto; Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas; Violoncelada em Peirópolis, além disso, atua como Chefe de Naipe e concertino em orquestras, como a Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, Orquestra Sinfônica de São João, Orquestra Sinfônica de São José do Rio Pardo, Kamerata Pró Kultura e a Orquestra do Estado de Mato Grosso.

Hoje, Thiago é Chefe de Naipe da Orquestra Municipal de Uberaba e Professor de Violoncelo da Escola de Cultura e Arte de Uberaba. E, acredita na importância de projetos como esse para a sociedade. “O Projeto Guri aproxima os alunos de uma realidade que antes era tão distante e difícil de ser alcançada. Além disso, o programa oferece uma oportunidade única para as crianças e jovens de conhecerem a música, desenvolver carreiras e alcançar níveis e oportunidades internacionais’, finaliza.

Wolf pretende ingressar em um mestrado no exterior, com enfoque na pesquisa e desenvolvimento do violoncelo na música popular e erudita.

Do Guri para o Mundo

A série Do Guri para o Mundo foi criada para retratar o caminho trilhando pelos Guris: quem são, onde estão e o que mudou na vida deles. São histórias inspiradoras que celebram os 25 anos do Projeto Guri e prestam homenagem aos mais de 810 mil ex-alunos beneficiados pelo programa e, consequentemente, pelo poder de transformação da música. A cada semana, a série destaca um personagem nas redes sociais do Projeto Guri e na Sustenidos – organização que administra o programa.  http://www.projetoguri.org.br/noticias/do-guri-para-o-mundo/

Patrocinadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste; banco BV; Novelis; Arteris; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; VALGROUP; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval, Pirelli.

Patrocinadores Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica e Microsoft.