Do Guri para o Mundo: Renan Dias atua em várias bandas, dirige musicias e faz trilhas sonoras

Renan Dias

Renan Dias teve contato com a música na infância, dentro de casa. Seu irmão mais velho tinha uma banda e ele o acompanhava nos ensaios. Mais tarde, aos 12 anos, começou a usar a bateria, instalada nos fundos da casa, para “brincar” e foi o momento em que notaram sua aptidão para o instrumento. A oportunidade de estudar formalmente surgiu aos 15 anos, quando ingressou no Polo Birigui, do Projeto Guri. Hoje, aos 27 anos, o jovem faz parte da Banda Tropicadelia, que se prepara para lançar seu primeiro EP.

“Éramos integrantes de outros projetos e, em 2016, decidimos nos unir para tocar algo que gostávamos: música brasileira tropicalista. Foi assim que surgiu o nome. Somos um power trio que mistura Caetano e Gil com rock’n roll e adoramos isso”, comenta Dias que é baterista e é backing vocal. O grupo conta, ainda, com Fernando Patrocínio (guitarra e voz) e Eduardo Martinez (baixo e backing vocal).

A Tropicadelia integra o catálogo e a curadoria do Selo Curva, braço da gravadora TruePeak Studios, criado por Alexandre Soares, supervisor educacional do Projeto Guri, na região de Araçatuba. O estúdio é responsável pela gravação do EP do grupo e pela distribuição das canções em todas as plataformas digitais.

“Nós lançaremos cinco músicas. Quatro delas são compostas pelo baixista, Eduardo Martinez, e uma é releitura de um clássico de Gonzaguinha. Compusemos duas delas antes da minha viagem para o Moçambique. Enquanto estive fora, um amigo me substituiu na banda, mas, quando regressei do intercâmbio, retomamos o projeto autoral e compusemos mais duas canções”, descreve o baterista.

O intercâmbio no qual Renan participou é o MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange). Consiste em um programa desenvolvido entre as organizações musicais integrantes da Jeunesses Musicales International, JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e promovido no Brasil pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora do Projeto Guri no interior, litoral paulista e polos da Fundação CASA.

Ele conta que decidiu pausar o trabalho com a banda para se aventurar no intercâmbio cultural, em 2017, porque sempre quis conhecer outro país e adoraria que fosse por meio da música. A experiência, que considera incrível e que tem o sonho de repetir, lhe rende frutos até hoje. “Consegui trazer influências de ritmos moçambicanos para o EP da minha banda, por exemplo. Fiz diversas entrevistas e recebi muitas oportunidades de emprego. Mas, o principal, me fez mudar como pessoa. Revejo o mundo hoje”, afirma.

Além da Tropicadelia, Renan, que também toca violão e é federado pela Ordem dos Músicos do Brasil (OMD), divide seu tempo ministrando aulas de bateria em uma academia de música e é educador musical em uma escola particular de ensino fundamental. “Em 2017, no MOVE, ministrei aulas de violão, percussão corporal e coral. A partir disso, as oportunidades se abriram. Era algo que eu sempre quis. Essa responsabilidade de mudar a vida das pessoas é muito gratificante”, comenta.

E não encerra por aí. Dias integra mais um projeto: o Código de Conduta. A banda possui diversas músicas autorais. Uma delas, chamada Desse Equilíbrio, possui mais de 83 mil visualizações no YouTube. Além disso, em 2019, começou a compor trilhas sonoras e a atuar como diretor musical de espetáculos teatrais.

“Não consigo mensurar o quanto a música transformou a minha vida. Só consigo afirmar que mudou, e muito. Hoje respiro música. É meu sustento e minha forma de viver”, relata ele acrescentando que seu sonho é conseguir levar a música da Tropicadelia aos quatro cantos do País e ser ainda mais reconhecido pela música que faz e ama. “Quero levar minha banda ao Moçambique também. Rever os amigos que deixei por lá e conseguir colocar em prática os planos que não concretizei quando morei por lá. E que seja em um futuro breve”, finaliza Renan.

Do Guri para o Mundo
A série Do Guri para o Mundo foi criada para retratar o caminho trilhando pelos Guris: quem são, onde estão e o que mudou na vida deles. São histórias inspiradoras que celebram os 25 anos do Projeto Guri e prestam homenagem aos mais de 810 mil ex-alunos beneficiados pelo programa e, consequentemente, pelo poder de transformação da música. A cada semana, a série destaca um personagem nas redes sociais do Projeto Guri e na Sustenidos – organização que administra o programa.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; SulAmérica; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste;  Banco Votorantim; VALGROUP;  Novelis; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval e Pirelli.