Do Guri para o Mundo: Meliely Francine fez intercâmbio na Noruega e agora produz documentário

Meliely Francine, ex-aluna do Polo Batatais

Meliely Francine Sousa teve o primeiro contato com a arte no Projeto Guri, no Polo de Batatais, durante as aulas de canto coral e violino. Mas passou a levar a música a sério quando ganhou o seu primeiro concurso “A Mais Bela Voz”, da sua cidade. Atualmente, recém-chegada de um intercâmbio na Noruega, programa proporcionado pelo MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), a jovem se dedica à criação de um documentário sobre composições.

Quando saiu do Guri, Meliely seguiu os estudos de canto com aulas particulares para aprimoramento. Além disso, participou de vários concursos ao lado da irmã. Foi, por exemplo, uma das participantes do quadro Jovens Talentos, do Programa do Raul Gil, em 2011; e do programa Astros, do SBT, em 2012.

Após uma pausa na música para fazer a faculdade de cinema, Meliely voltou em 2015, participando na categoria solo do Imagine Brazil, competição voltada para jovens músicos e que contempla a todos os gêneros musicais, criada pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo. O Imagine é realizado no Brasil pela Sustenidos Organização Social de Cultura – gestora também dos polos de ensino do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – no interior, litoral e Fundação CASA.

Em 2019, a jovem foi aprovada para o Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa custeado pelas Forças de Paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), que envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Na Noruega, foi aluna e representante de classe da turma de vocal, que a permitiu participar de inúmeros projetos e ter contato com outras disciplinas e alunos, além de atuar nos festivais e eventos regionais como Feminalen, European Girls Rock Camp, Trondheim Calling e Dia Internacional das Crianças. “Essa foi uma experiência transformadora. O intercâmbio abriu os meus olhos para uma nova realidade e me mudou de dentro para fora”, explicou Meliely. Escrever um livro contando a sua experiência no intercâmbio, morar e trabalhar fora estão entre os planos da ex-aluna do Guri.

Por agora, a jovem está desenvolvendo um documentário musical, em parceria com outros intercambistas da Noruega e Moçambique, mostrando todos os passos para a criação de composições. “As pessoas conhecem a música, mas não imaginam o processo de criação e é isso que queremos mostrar”, finaliza.

Do Guri para o Mundo
A série Do Guri para o Mundo foi criada para retratar o caminho trilhando pelos Guris: quem são, onde estão e o que mudou na vida deles. São histórias inspiradoras que celebram os 25 anos do Projeto Guri e prestam homenagem aos mais de 810 mil ex-alunos beneficiados pelo programa e, consequentemente, pelo poder de transformação da música. A cada semana, a série destaca um personagem nas redes sociais do Projeto Guri e na Sustenidos – organização que administra o programa.
http://www.projetoguri.org.br/noticias/do-guri-para-o-mundo/

MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange).

O programa, custeado pelas Forças de Paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras. Desde 2015, esta iniciativa já beneficiou 40 jovens brasileiros e estrangeiros.

Devido às restrições impostas pela pandemia, o MOVE foi interrompido em 2020 nos países parceiros: Noruega, Malawi, Moçambique e Brasil.  As atividades de intercâmbio que regularmente iniciam na Noruega e continuam nos demais países parceiros, serão retomadas apenas em 2021. http://www.sustenidos.org.br/move/

Patrocinadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; CCR AutoBAn; Instituto CCR; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; Supermercados Tauste; banco BV; Novelis; Arteris; EMS; Capuani do Brasil; Faber-Castell; Pinheiro Neto; Santander; VALGROUP; Raízen; BTP; Distribuidora Ikeda; Grupo Maringá; Instituto 3M; Supermercados Rondon; Frigol; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; ENEL; GRUPO GR; Cipatex; Grupo Herval, Pirelli.

Patrocinadores Sustenidos: CTG Brasil; Visa; SulAmérica e Microsoft.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização gestora do Festival Ethno Brazil, Som Na Estrada, Festival Imagine Brazil, MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) e Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/