Do Guri para o Mundo: após intercâmbio em Moçambique, Rafael Soares especializa-se em violão

Rafael Soares

De volta ao Brasil, depois de um intercâmbio em Moçambique por meio do programa Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), Rafael Soares (foto) está estudando para ingressar em uma universidade, no curso de bacharelado em violão e se especializando no Violão Suzuki. O jovem entrou no Projeto Guri em 2012, foi alunos dos polos de Álvaro de Carvalho e Garça, e cursou violão erudita na EMCA, escola Artística de Garça. Apesar de jovem, Soares também já trabalhou como educador no Polo Sabino.

Soares participou do Imagine Brazil, festival realizado no Brasil pela Sustenidos Organização Social de Cultura, instituição gestora de polos de ensino do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Após a experiência, o jovem resolveu se inscrever no Move, programa custeado pelas Forças de Paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), que envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades nas quais desenvolvem projetos e atividades transformadoras. Entre os selecionados, seguiu para Moçambique.

“Sempre tive vontade de participar do programa e compartilhar o que eu aprendi. Essa experiência foi muito gratificante e especial.  E, acredito que ter vivido tudo isso me ajudou a ver a vida de uma outra maneira”, conta o ex-Guri.

Durante sua passagem por Moçambique, Soares foi auxiliar de violão e teoria musical na Music Crossroads e educador musical nas escolas Aldeia SoS e Ntsynsa. Além disso, participou como voluntário na Casa do Gaiato, orfanato para meninos (ensinando capoeira) e do Festival MMM, no qual contribuiu no backstage.

Hoje, além de estar estudando para entrar em uma universidade, o jovem está se especializando em violão Suzuki, com o intuito de se tornar professor nesta modalidade. “A música transformou a minha vida, e entendo que por meio dela posso ter novas conquistas. Meu objetivo é me formar em bacharelado em violão e continuar realizando trabalhos voluntários”, finaliza.

Do Guri para o Mundo
A série Do Guri para o Mundo foi criada para retratar o caminho trilhando pelos Guris: quem são, onde estão e o que mudou na vida deles. São histórias inspiradoras que celebram os 25 anos do Projeto Guri e prestam homenagem aos mais de 810 mil ex-alunos beneficiados pelo programa e, consequentemente, pelo poder de transformação da música. A cada semana, a série destaca um personagem nas redes sociais do Projeto Guri e na Sustenidos – organização que administra o programa.

http://www.projetoguri.org.br/noticias/do-guri-para-o-mundo/