Quem Somos

Sobre o Projeto Guri
Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, nos períodos de contra-turno escolar, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão.  Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo. O Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da Capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.


Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri no litoral e no interior de São Paulo desde 2004. Além do Governo do Estado – idealizador do projeto – a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri e contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem contribuir. As informações completas estão no site www.projetoguri.org.br ou podem ser obtidas pelo telefone (11) 3874-3357.

Baixe aqui o Estatuto Social da AAPG

Cursos Oferecidos


O modelo (T)EC(L)A de ensino O modelo (T)EC(L)A, adotado pelo Projeto Guri, foi desenvolvido pelo educador inglês Keith Swanwick, um dos principais nomes do ensino musical da atualidade. Estrutura-se sobre algumas atividades principais para promover o envolvimento do aluno com a música: composição; improvisação ou arranjo (criação); execução (instrumental ou vocal) e apreciação (audição) musical. Estas atividades englobam domínio técnico, desenvolvimento da percepção e fluência com a linguagem escrita da música. A sigla (T)EC(L)A expressa a reunião destas atividades, entre as quais a técnica e a literatura são representadas entre parênteses por servirem de apoio às principais: execução, composição e apreciação. Um dos princípios do Modelo (T)EC(L)A é promover a realização integrada dessas atividades, para que o conhecimento seja adquirido e vivenciado pelo aluno de forma integral.


Cursos Oferecidos


  • Cordas Friccionadas
  • Cordas Dedilhadas
  • Percussão
  • Sopro
  • Coral
  • Iniciação Musical
  • Teclas

Matrículas 2013

Garanta sua vaga no Guri em 2013!
As matrículas para os cursos do Projeto Guri estão chegando.
Anote! As inscrições começam dia 29 de julho e vão até o dia 30 de agosto.

Para participar, não é preciso ter conhecimento prévio de música, basta ter entre 6 e 18 anos e gostar de música. É preciso comparecer pessoalmente ao polo em que deseja estudar, acompanhado por um responsável legal. Consulte cursos e horários de funcionamento nos Polos de sua cidade.


Pais ou responsáveis, precisam comparecer levando os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou RG do aluno (cópia);
  • Comprovante de matrícula escolar e/ou Declaração de freqüência escolar referente ao 1° semestre (cópia);
  • Boletim Escolar de 2012 (cópia);
  • RG do responsável (cópia);
  • Apresentação do comprovante de endereço para consulta.


Vagas Disponíveis



Inscreva-se para o processo seletivo dos Grupos de Referência!


Para quem já está afinado e pretende aprofundar os conhecimentos musicais, eis a oportunidade: entre os dias 28 de outubro e 26 de novembro de 2013, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo dos Grupos de Referência do Projeto Guri, criados para estimular e intensificar a formação musical e a qualificação de nossos alunos e ex-alunos em estágio avançado de aprendizagem.


Este ano, oferecemos bolsas auxílio para 264 classificados. Em 2014, este número aumenta para 286, além de dezenas de integrantes não bolsistas, que farão parte dos doze grupos, divididos em sete especialidades musicais: coro, coro e percussão, grupo de percussão, cameratas (cordas dedilhadas, cordas friccionadas e violões), orquestras, bandas de música e big band.


A bolsa auxílio, que tem vigência máxima de 12 meses consecutivos, é uma ajuda de custo mensal para garantir transporte, alimentação e outras despesas dos guris, já que os ensaios acontecem nos polos sedes dos grupos de referência – Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Ourinhos, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto ou Sorocaba – e em horários diferentes das aulas.


Existem duas categorias de bolsas:
Performance, no valor de R$300,00 (trezentos reais) mensais, destinadas a alunos e ex-alunos com idades entre 12 e 20 anos, os quais precisam ter frequência de 85% nas atividades dos GRs;
Aprendiz, no valor de R$500,00 (quinhentos reais) mensais, destinadas a alunos, ex-alunos, além de jovens músicos convidados, com idades entre 16 e 21 anos. Com papel de liderança dentro do grupo, os perfis destes candidatos são avaliados pela área de Desenvolvimento Social em entrevistas individuais.


Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher o formulário que estará disponível em nosso site (www.sistemasaapg.com.br/programadebolsas) durante o período de inscrição. As seleções serão feitas por meio de testes práticos, realizados entre os dias 03 e 14 de dezembro, quando os candidatos serão analisados por uma equipe formada por profissionais da área Educacional e da área de Desenvolvimento Social da Amigos do Guri.


Candidatos que não atingirem a pontuação necessária para receberem as bolsas, mas que estejam aptos para integrar um dos grupos, concorrem às vagas restantes para não bolsistas e, enquanto atuam no programa, permanecem em lista de espera para uma bolsa.


Confira aqui o regulamento completo do processo e não perca esta chance!


-----------------

Processos Seletivos Complementares (2013)



Acompanhe abaixo os processos seletivos complementares para os Grupos de Referência do Projeto Guri. Confira se há vaga em seu polo e/ou cidade de interesse. Novas seleções podem ser abertas a qualquer momento. No mês de julho também acontecem as avaliações periódicas de todos os integrantes dos GR's. Fique atento e boa sorte!

Relação de vagas:


GR Jundiaí

28/10/2013 às 15h
Local: Polo Regional de Jundiaí
Rua Barão de Jundiaí, nº 148 - Centro - Jundiaí
Processo Seletivo Complementar para:
2 Bolsas Performance

Instrumentos / naipes

- Trombone

- Trompa


Confira abaixo os documentos obrigatórios, que devem ser entregues para a equipe do polo:

 

I. TODOS os candidatos devem apresentar um exemplar impresso de uma peça, estudo ou parte de orquestra que esteja estudando (Peça de Livre Escolha) para executar ao instrumento ou cantar perante a Comissão de Avaliação,

 

II. Será exigida de TODOS os candidatos a entrega de:

  - 01 cópia dos documentos pessoais RG e CPF,

  - 01 cópia de comprovante de residência (conta de luz ou água) e

  - 01 cópia do RG e do CPF do responsável legal para os casos de candidatos menores de 18 anos

 

III. para ALUNOS candidatos a Bolsa Performance e/ou Aprendiz,

  - Comprovante de matrícula no Polo do Projeto Guri

 

IV. para EX-ALUNOS candidatos a Bolsa Aprendiz:

  - Comprovante de participação no Projeto Guri, na Turma "C", que poderá ser na forma de comprovante de matrícula do Projeto Guri ou a declaração assinada e datada do educador ou do coordenador do Polo frequentado, confirmando a participação do ex-aluno nas atividades.

  - Comprovante de escolaridade



Trabalhe Conosco

Nós acreditamos que cada colaborador deve ter espírito de participação e respeito com a vida dos jovens que freqüentam o Projeto Guri.

Todos os profissionais que trabalham no Guri contribuem para o desenvolvimento desta Organização Social de Cultura e devem assumir o compromisso de crescer profissionalmente de acordo com as oportunidades que lhe forem oferecidas.


Se você se identifica com nossa missão, é comprometido, apaixonado pela música e acredita que pode contribuir com a nossa proposta, participe dos nossos processos seletivos.


Para cadastro de currículos Clique aqui.
- Clicar no sinal de mais localizado ao lado da cidade/regional de seu interesse e buscar vagas disponíveis
- Cadastre-se na vaga escolhida, utilizando formulário do site

No momento, não estamos cadastrando Banco de Currículos, desta forma, solicitamos aguardar as vagas abertas e disponibilizadas no site para envio de Currículos.
Agradecemos o seu interesse em fazer parte da AAPG

Boa sorte!




Eventos


Para solicitações de eventos nas regionais e polos Clique Aqui




Compras e Doações

A Associação Amigos do Projeto Guri realiza cotações para compra de bens de consumo para a sua própria manutenção, assim como para a contratação de prestadores de serviços terceirizados e especializados.


Para participar dos processos, oferecendo seu produto à nossa Associação, consulte o Regulamento de Compras e Contratação de Obras e Serviços. Aqui, você pode acompanhar os processos que estão em andamento e os que já foram concluídos e os editais abertos.


Clique Aqui para: Regulamento, Processos Abertos e Fechados.



Patrocinadores


Patrocinadores do Projeto Guri:



Saiba abaixo como doar:


Pessoa Física


Clique aqui para Doar via Pag Seguro.



Pessoa Jurídica


Faça a diferença e participe da nossa organização, gestora do Projeto Guri, que há dezoito anos oferece ensino gratuito de música e hoje está presente em mais de 300 municípios do Estado de São Paulo.


Reconhecimento
Valorizamos nossos patrocinadores, colaboradores e apoiadores por escolherem nossos projetos. Por isso, buscamos constantemente desenvolver um relacionamento próximo e envolvê-los em nossas ações. 
Para otimizar os resultados de nossas parcerias, elaboramos uma política de contrapartidas de acordo com o perfil do investimento, que contempla as expectativas de cada parceiro, por meio de ações de visibilidade, relacionamento, eventos e acompanhamento de resultados. Essa política é flexível e solicitações de mudanças poderão ser analisadas visando melhor atender as necessidades de nossos investidores. 
Alguns exemplos de contrapartidas são: divulgação das nossas parcerias (website da organização), Relatório Anual de Atividades, releases de imprensa, sinalização dos polos, uniformes dos alunos, apresentações dos Guris em eventos corporativos, palestras na empresa, cota de convites para eventos e espetáculos, entre outros.


Incentivos fiscais 
A Associação Amigos do Projeto Guri tem projetos aprovados no Ministério da Cultura através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura (Lei n 8.313/91). Com este benefício, o valor doado poderá ser abatido do imposto de renda de pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real até 4% do imposto de renda devido. 
Além disso, a maior parte dos polos do Projeto Guri possui certificação nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) o que nos permite captar recursos via Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCADs). Com este benefício, o valor doado poderá ser abatido do imposto de renda de pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real até 1% do imposto de renda devido. 
Anualmente inscrevemos projetos também no ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. Os valores destinados ao ProAC poderão ser abatidos do ICMS-SP.

Sua empresa escolhe o destino do seu imposto e ainda agrega valor a sua marca. O benefício é para você, para o nosso projeto, e para toda a sociedade. 

Mobilização de Recursos:
Telefone: (11) 3874 3357
E-mail: mobilizacao@projetoguri.org.br

Comemoração de 18 anos do Guri


 

Olha aí os nossos Guris...

Um menino serelepe rodeava a grande mesa com lanches no camarim do Auditório Ibirapuera, na noite do último domingo, 30 de junho. Era Felipe Aguiar de Paula, 12 anos. Tinha as duas mãos ocupadas quando deu essa entrevista: numa, um copo de suco, na outra um doce. Em instantes ele subiria ao palco para tocar, ao lado de outros 30 alunos dos Grupos de Referência de Itaberá e Bauru, formados pelos principais destaques do projeto, com o grupo norte-americano The Rodney Mack Philadelphia Big Brass. As mesmas mãos segurariam um trompete, instrumento que conheceu três anos atrás, ao entrar no Projeto Guri, em Bauru, onde mora. "A música faz bem pra mim, pra minha evolução", diz Felipe – não mais o menino, o Guri. Ele gosta do espetáculo como um todo, mas não titubeia quando questionado sobre a sua parte preferida: as palmas. "Gosto das palmas."


"Hoje levaremos vocês a uma espécie de tour por diversos estilos de música diferentes", garantiu ao público Rodney Mack, o líder do conjunto que leva o seu nome. E assim foi. O repertório incluiu desde composições clássicas de Heitor Villa Lobos e Antonio Vivaldi até o pop rock de Elvis Presley e Michael Jackson. Além das muito aplaudidas "Earth Wind and Fire Medley" e "Aquarela do Brasil".


Divertidos, os músicos – regidos pela maestrina Emily Threinen, diretora artística do The Boyer College of Music and Dance, da Temple University da Filadélfia – ora davam sérias explicações sobre as interpretações, ora faziam gracinhas, arrancando risadas da plateia. E em várias partes da apresentação exaltaram o convívio que tiveram durante uma semana com os alunos e a equipe do Projeto Guri.


Além de São Paulo, o grupo também se apresentou em Bauru, na sexta-feira, dia 28. O show, que durou cerca de duas horas, lotou o Teatro Municipal e animou o público.

"Para o projeto, completar 18 anos tem um significado muito especial. Além de ser a maioridade, é a idade em que nossos alunos precisam deixar o Guri para, possivelmente, usar a música na vida, seja profissionalmente, seja como hobby ou mesmo como conhecimento geral. Por isso foi uma honra e um momento de muita emoção receber um grupo tão renomado como o The Rodney Mack Philadelphia Big Brass. Certamente foi uma noite para nunca ser esquecida", afirma Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri.



Fale Conosco


Polos da Capital:


(11) 3585-9888


Polos do Interior e litoral:


2ª a 6ª das 9:00 às 17:00 - Fone 0800 7025056
Sede da Associação Amigos do Projeto Guri
Avenida Francisco Matarazzo, 682
Água Branca - São Paulo - SP CEP 05001-000
Tel/fax: (55 ++ 11) 3874 3355.
Se preferir, envie seu e-mail para contato@projetoguri.org.br