foto_interna

Bloguri





“Arte em Tons”


Monday, 12 December 2011 10:42

Confira o vídeo feito pelos alunos da Unimonte, em Santos/SP, sobre o projeto Guri!

http://vimeo.com/33113291




“O Rio Pardo é tudo”. Poema de uma Guri


Wednesday, 21 December 2011 17:18

Leiam o lindo poema sobre o Rio Pardo, de autoria da aluna Marcella Lima do Polo de Santa Cruz do Rio Pardo.

 

O Rio Pardo é tudo

 

O Rio é esperança,

O Rio é felicidade,

E nós sem o Rio,

Não teremos água de verdade.

 

O Rio é uma água,

Que nos banha,

Nos faz bem,

Mas nós sem o Rio,

Não iremos além.

 

Iremos morrer,

De sede e fome,

Sem alegria iremos viver.

 

Esportes legais,

Esportes demais,

Mas, sem o Rio Pardo,

Não seria capaz.

 

Autora: Marcella Scucuglia Dalmatti Alves Lima

Curso: violão

Idade: 10 anos

Polo: Santa Cruz do Rio Pardo




Alegria e amor à arte!


Friday, 20 July 2012 19:06

foto_duda_alencar

Confira o depoimento de Margarete Cristini Maggie, mãe de Enzo, guri que estuda no Polo do Projeto Guri em Santos!

Envio uma imagem de meu filho, Enzo Jacomelli (primeiro à esquerda), acompanhado do educador Agenilson (o Gegê) e outros amigos do Guri em sua primeira audição no projeto, em Santos, no dia 4 de julho.
Somos orgulhosos e felizes por tê-lo no projeto que ele tanto ama e onde escolheu estar. Perguntei a ele o que ele sentiu enquanto tocava e ele me respondeu:
- Alegria!!!
Não é de emocionar?
Isso é só um pouco do que o projeto nos proporciona, a nós e a tantas outras crianças e famílias.
Nunca deixaremos de agradecer a oportunidade que estão nos dando!!
Obrigada!!

O Projeto Guri agradece a todas as famílias e responsáveis pelo apoio ao estudo dos Guris!




Camerata de Cordas Dedilhadas toca com Fernando Caselato


Friday, 09 November 2012 17:21

cordas dedilhadas

Dentro da série de apresentações realizadas pelos Grupos de Referência do Guri com regentes convidados, no dia 22/10, o GR da Regional Ribeirão Preto – Camerata de Cordas Dedilhadas fez sua primeira apresentação oficial com o Regente Fernando Caselato.

Ao lado do músico, subiram ao palco oito alunos de violão, quatro de viola e quatro de cavaco, mostrando o repertório ensaiado em aulas especiais realizadas no Polo ACIF Franca. Quem esteve presente ao Teatro Municipal de Franca pôde conferir clássicos como Assum PretoSaudade de Minha Terra e Senhorinha, além de músicas de autoria do regente convidado.

O grupo encantou a platéia de Guris, pais e convidados que, ao sair do teatro, comentaram a performance dos alunos e a beleza dos arranjos. Confira um trecho da apresentação aqui!




Contrabaixista Tibô Delor se apresenta em Jundiaí


Wednesday, 28 September 2011 18:07

tib

Uma parceria entre a Biblioteca Municipal Dr. Nelson Foot em a Escola de Música de Jundiaí trouxe ao público da cidade, durante este ano, a série “Mestre e Aprendiz” – concertos comentados feitos por com músicos renomados e seus alunos, incluindo diálogos sobre o instrumento, sua história e seu repertório, além de suas próprias experiências de aprendizado. No próximo dia 1º de outubro, o último evento da série em 2011 traz Tibô Delor, contrabaixista francês radicado no Brasil. Ele se apresenta com seu aluno Ivan Gomes, para juntos mostrarem um pouco sobre o contrabaixo.

Compareça!

Local: Biblioteca Municipal Dr. Nelson Foot – Jundiaí/SP
Data: 01/10/2011 (sábado)
Horário: 10h
Entrada Franca




Dentista do Bem


Tuesday, 06 March 2012 20:31

421176_289792357753174_154089444656800_739481_1531001503_n

O Pólo do Projeto Guri em Ubatuba recebeu na última terça-feira, a visita do projeto Dentista do Bem. Coordenado em Ubatuba pela dentista Maria Cristina Silva Portes de Souza, o Dentista do Bem iniciou os trabalhos deste ano pelo Projeto Guri. Foi realizada uma triagem com 60 crianças examinadas e que agora terão suas fichas encaminhadas para a central em São Paulo. Foto: Elaine Pinho

(Fonte: Jornal Imprensa Livre)




Dica para quem está no Rio de Janeiro :)


Tuesday, 18 September 2012 19:39

Começa hoje a Semana Internacional de Música de Câmara no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico (RJ).

Um evento inteiramente dedicado à música de câmara, com grandes nomes do cenário nacional e internacional. Até o dia 25 de setembro, o público pode ver artistas convidados que estão em ascensão no cenário internacional, além de grandes músicos brasileiros e jovens talentos.

Para ver a programação completa, acesse o link http://www.riomusicweek.com.br/programacao

encarte_site-1




Ex-bolsista do Guri realiza apresentações em SP


Thursday, 13 September 2012 19:27

O cellista Diego Rodrigo Alves foi aluno do Programa de Bolsas da AAPG durante os anos de 2010 e 2011 – e, atualmente, cursa a graduação em música na USP. Ele participará, durante este mês de setembro, de suas primeiras apresentações como aluno do curso! Confira abaixo as datas e horários. Parabéns a nosso ex-bolsista!

diego




Guris da Fundação Casa recebem educação para o trânsito


Monday, 29 October 2012 14:31

f casa pres. prudente

No último dia 10 de outubro, alunos dos Polos Fundação CASA Irapuru I e II, em Presidente Prudente, participaram de atividade complementar em que tiveram a oportunidade de visualizar, por meio de filmes e imagens, situações que fazem parte do dia-a-dia do trânsito nas cidades – além de esclarecer todas as dúvidas sobre penalidades e leis de trânsito. A atividade foi conduzida por Luciane Napolitano Mezas Tarocco, instrutora de trânsito do Centro de Formação de Condutores de Presidente Prudente – órgão parceiro do Projeto Guri na cidade. “Achei interessante, me informei sobre como e quando posso tirar minha habilitação, além de conhecer algumas das principais leis de trânsito”, disse um dos alunos participantes.

Cerca de 110 pessoas prestigiaram a atividade: alunos do Projeto Guri, ex-alunos e jovens que frequentam outros cursos da Fundação, além de colaboradores do Projeto Guri e da própria Fundação. “Para que a atividade pudesse ser realizada, contamos com o planejamento e colaboração de todos os parceiros envolvidos: Fundação CASA Irapuru I e II, Centro de Formação de Condutores de Presidente Prudente, Projeto Guri – Regional Presidente Prudente e Polos Fundação CASA Irapuru I e II”, comenta Katuscha Guimarães, Supervisora de Desenvolvimento Social da Regional Presidente Prudente.

 
Parabéns aos organizadores e alunos participantes!



Guris de Cravinhos formam quinteto e lançam CD


Friday, 30 March 2012 17:29

projeto guri 188

Em 2011, cinco alunos de violão do Polo do Projeto Guri em Cravinhos decidiram formar um quintento de violões, que se apresentou em um Encontro de Dedilhadas no último mês de outubro. O sucesso da apresentação motivou os alunos e educadores a realizar um novo projeto: a gravação de um CD com os alunos, ideia concretizada por meio de parcerias com a Prefeitura, empresas patrocinadoras e ações específicas de arrecadação de recursos.

Em novembro, com uma seção de estúdio, o CD do Grupo “Quinteto TACTI” – nome escolhido pelos alunos – foi gravado, com o Título “Sakura”. O produto final do trabalho dos guris foi lançado em evento especial neste dia 29 de março, no Espaço Cultural de Cravinhos “Memorial Casa Libaneza”, com apresentação do Grupo e coquetel oferecido pela Prefeitura.

Parabéns aos Guris e Educadores pela realização deste projeto!




Guris de Morro Agudo participam de atividades de pintura


Tuesday, 17 July 2012 19:32

imagem1

No último dia 3 de julho, os guris do Polo de Morro Agudo realizaram uma atividade extra de pintura em azulejos, com a participação também de seus familiares. As obras de arte produzidas no dia tiveram como tema a valorização do meio ambiente. Ao som de música clássica, todos aprenderam técnicas de pintura e saíram levando novos ”quadros” para casa.

Parabéns a todos os participantes!




Guris do Polo de Vera Cruz participam de trilha e plantio de árvores


Wednesday, 23 November 2011 16:05

dia da rvore

No dia 21 de setembro, o Polo do Projeto Guri de Vera Cruz participou do Evento “Dia da Árvore”, realizado pelos proprietários da fazenda Recreio e da fazenda Santa Marina, com parceria da prefeitura municipal de Vera Cruz.

O evento teve início às 9 da manhã, com a apresentação do projeto Guri de Vera Cruz. Em seguida, os guris assistiram a uma palestra com um engenheiro agrônomo sobre Preservação Ambiental, podendo fazer perguntas e tirar dúvidas. Participaram do evento também os alunos das primeiras e terceiras séries do Ensino Fundamental da escola Antônio Andrade Guimarães, além de proprietários das fazendas, funcionários, pais de alunos e da Prefeita Municipal, Renata Zompero Dias Devito.

Após a palestra, as crianças foram até a mata e, separadas em grupos de 20 pessoas, realizaram uma trilha acompanhada por funcionários da fazenda, em que puderam conhecer de perto a diversidade de árvores da região. Depois da trilha, cada criança recebeu uma muda de árvore, que foi plantada de acordo com as informações dadas na palestra.

Depois do plantio e do lanche oferecido na sede da fazenda, as crianças receberam também um certificado individual de participação, reforçando a responsabilidade pela preservação e divulgação de práticas ambientais.




Guris fazendo arte com Paper Toys do Mixer


Friday, 14 October 2011 13:35

Os Polos do Projeto Guri em Guará (primeira foto) e Itariri (segunda e terceira fotos) realizaram atividades especiais de montagem dos Paper Toys do Mixer, reunindo alunos de diversos cursos. Veja os resultados da arte dos Guris!

mixer polo guar

mixer itariri 2a

mixer itariri 1




Guris participam de atividades sociais e culturais


Friday, 26 October 2012 18:18

dracena

Ao lado das aulas de música, outras atividades complementares também cumprem importante papel na formação geral dos guris. Nesta edição, destacamos duas delas organizadas pelas equipes dos Polos de Dracena e Conchas.

Após estudarem e discutirem a Cartilha Guri Inclusivo durante algumas semanas, os Guris de Dracena – acompanhados da equipe do Polo e de educadores musicais – visitaram, em setembro, a unidade da APAE na cidade, como parte de atividade complementar sobre convívio com as diferenças. Ao chegar ao local, foram recepcionados por alunos da banda da APAE e retribuíram tocando também algumas músicas. “Foi uma atividade extremamente interessante, pois os guris puderam apreciar a banda da APAE e ver o potencial destes alunos”, afirma Katuscha Guimarães, Supervisora DS da Regional Presidente Prudente. “No final da atividade, eles comentavam empolgados sobre as músicas que ouviram e diziam que alguns tocavam melhor do que eles”.
Também os guris do Polo de Conchas saíram da rotina no final de agosto: eles participaram do evento Concertos Didáticos, com o maestro João Carlos Martins, no Teatro Bradesco, em São Paulo. “O evento foi bastante importante para os alunos, já que a maioria deles nunca haviam entrado em um teatro antes – e muito menos assistido à apresentação de uma orquestra”, conta Valquíria Lupi, coordenadora do Polo de Conchas. “Para a equipe do Polo também foi um momento muito especial, pois nenhum integrante da equipe havia assistido uma apresentação do maestro João Carlos Martins anteriormente.”




Já conhece os personagens do Mixer Guri? Leve um para casa e ainda ajude o Projeto!


Tuesday, 13 December 2011 19:31

guitarrindo

Guitarrindo, Ogrofone, Pianóia, Relanerd. Esse são os nomes de algumas das boas ideias pra presentear em qualquer época do ano… ou para levar para casa também! Confira os bonecos do Mixer Guri, feitos em tecido, no site www.mixerguri.com.br ou na página da LikeStore, se você tiver perfil no Facebook. E comece 2012 com mais música!




Jovens da Fundação CASA de Campinas vão participar de conferência


Friday, 07 October 2011 17:34

Inédito, convite do CMDCA também inclui oficinas formativas que serão realizadas nas quatro unidades da CASA na cidade

Uma iniciativa inédita do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas vai permitir a participação de adolescentes que cumprem medida socioeducativa nas unidades da Fundação CASA da cidade no processo de formação que preparará os jovens para a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que acontece de 18 a 20 de outubro.

Formalizado pela presidente do CMDCA, Jane Valente, o convite para que os a jovens da CASA participassem da conferência foi prontamente acolhida pela Divisão Regional Metropolitana de Campinas (DRMC) da Fundação, que já havia garantido a participação de quatro adolescentes, que cumprem medida de privação de liberdade, em todo o processo de formação.

“Toda nossa equipe está muito entusiasmada com a realização das Conferências Livres nas nossas unidades. O termo que posso usar para definir essa ação é inclusão e alegria de podermos propiciar esse momento aos nossos adolescentes que por conta do ato que cometeram se encontram em privação de liberdade”, falou o diretor da regional da Fundação Casa, Márcio Biscuola de Moraes.

Para Jane valente, a participação é fundamental.  “Queremos que esses meninos façam parte do movimento de construção do Plano Decenal, que prevê ações para a infância e juventude brasileira nos próximos dez anos”, explicou Jane Valente.

Jane e Biscuola fecharam os detalhes da parceria CMDCA/Fundação CASA em reunião nesta terça-feira (4 de outubro), da qual também participaram  membros do CMDCA e de todos os coordenadores pedagógicos, gestores e encarregados técnicos das unidades. “A participação dos jovens nas conferências municipais da Criança e do Adolescente é uma diretriz do Conanda (o conselho nacional que define as diretrizes para o setor)”, diz Biscuola.

Oficinas formativas

Para viabilizar o trabalho, o CMDCA fará oficinas formativas (chamadas de conferências livres) nas quatro unidades de Campinas (veja as datas abaixo). Nas oficinas, os jovens discutirão os temas sexualidade, drogas, direitos humanos, cidadania, violência e participação política. E serão incentivados a  confeccionar uma Bandeira da Paz em cada unidade – os trabalhos serão expostos na IX Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Depois das atividades, os jovens da Fundação escolherão seus representantes para a IX Conferência.

As oficinas formativas vão acontecer nas unidades de Campinas nos seguintes horários:

Dia 10/10/2011 – CASA Amazonas, a partir das 08h30, até às 12h00

Dia 11/10/2011 – CASA Jequitibá, Horário: 13h30 às 17h00

Dia 14/10/2011 – CASA Campinas e Maestro Carlos Gomes (simultaneamente) Horário: 13h30 às 17h00

Fonte: http://www.fundacaocasa.sp.gov.br/index.php/noticias-home/1007-jovens-de-campinas-vao-participar-de-conferencia




Mixer Guri participa de Feira em Niterói


Wednesday, 30 November 2011 11:30

mixer niteri

No dia 5 de novembro, a garotada da cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, conheceu um pouco mais sobre o trabalho do Projeto Guri – por meio de um stand e de computadores com o Mixer Guri disponibilizados durante a XIII edição da Feira do Saber, evento cultural promovido pelo Colégio Marly Cury com o tema “Ideias que Mudaram o Mundo”.

Durante todo o dia, os alunos e visitantes puderam criar suas músicas no Mixer e levar para casa materiais sobre o Projeto Guri. A presença na feira teve o objetivo de mostrar que, além de mudar o mundo, a música também se reinventou em seu próprio modo de ser feita: se antes dependia da presença dos músicos para acontecer, agora pode ser produzida e reproduzida infinitamente.

Conheça mais sobre o Mixer Guri e faça sua música no site www.mixerguri.com.br!




Para comemorar o Dia do Consumo Consciente, Piquenique- se!


Monday, 10 October 2011 17:36

anuncio_logo

Instituto Akatu lança campanha para realização de piqueniques em todo o Brasil, no domingo 16 de outubro

O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente quer comemorar o Dia do Consumo Consciente de uma forma diferente e quer ocupar praças e parques em todo o país com um convite muito simples: realizar piqueniques, do Oiapoque ao Chuí.

O Dia do Consumo Consciente é 15 de outubro, mas, neste ano, o Akatu convida a comemorar no domingo, dia 16, geralmente o dia preferido para reunião da família e de amigos. O que o Instituto Akatu pretende é incentivar um dia incomum, com mais qualidade de vida, para que os indivíduos despertem para os valores, conceitos e práticas do consumo consciente. E o piquenique pode ser a concretização do pensar e agir de um consumidor consciente, desde o planejamento da ideia até o descarte dos resíduos. O que comprar, como comprar, de quem comprar, o que levar, como levar, como ir, como fruir e fluir durante o evento, como descartar?…

“Mais do que um evento para reunir as pessoas de quem gostamos, é um momento para lembrar que consumo consciente significa, sobretudo, mais qualidade de vida. Não é parar de consumir, mas consumir diferente, de uma maneira em que os bens, marcas e serviços deixem de ser um fim em nossas vidas e ocupem seu verdadeiro lugar: passem apenas a ser meios para vivermos mais e melhor, de maneira sustentável e solidária”, explica Camila Melo, gerente do programa de educação do instituto.

“Consumir de forma consciente significa mais horas de lazer e menos no trânsito, significa economia de água, energia e recursos naturais, significa prestar atenção no que compramos e lembrar que cada produto tem uma história, não surge na prateleira. Essa história se chama cadeia produtiva, e os fornecedores e empresas nessa cadeia devem ser tão responsáveis quanto o consumidor. O consumidor consciente tem de cobrar por uma cadeia produtiva limpa, com produtos éticos e saudáveis, sem propaganda enganosa, sem poluição de água, sem desperdício de recursos naturais e energia, sem qualquer tipo de exploração no trabalho, sem pagamento de propina, seja pública ou privada, em qualquer etapa do processo produtivo ou lugar”, alerta Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.

“Significa trocar o individual pelo compartilhado ou pelo coletivo, trocar o fóssil pelo renovável e limpo, o descartável pelo durável, o físico pelo virtual, a competição pela cooperação”, completa Mattar.

Fazer um piquenique também é uma oportunidade de aproveitar e redescobrir aspectos de qualidade de vida, que a sociedade consumista em que vivemos esquece: reunião familiar e com amigos, afeto, memória de infância – cheiros, cores e sabores –, conexão com o meio ambiente, brincadeiras, surpresas e novidades…
Por essas razões, o Instituto Akatu quer incentivar as pessoas em todo o Brasil a fazer piqueniques, como oportunidade de experimentar um estilo de vida mais feliz e mais sustentável.

A ideia

Convite à sociedade para fazer piqueniques no dia 16 de outubro como forma de comemoração do Dia do Consumo Consciente e como prática de um estilo de vida mais sustentável.

Como

Com suas entidades parceiras, o Akatu apresenta a ideia e quer espalhar, convidando outras ONGs e organizações em geral, funcionários e colaboradores das corporações apoiadoras e a sociedade a reunir parentes, amigos e suas comunidades em praças e parques e confraternizar.

Para difundir a ideia, o instituto conta com mídia tradicional (publicidade e imprensa), a rede de articulação com outras entidades e as redes sociais digitais.

O próprio instituto vai organizar o seu piquenique e convidar sua rede e vai procurar manter contato com outras entidades e pessoas que resolverem organizar os seus. A ideia é criar um movimento no dia 16/10, não controlado, viral, caótico, em que todos se apropriem da comemoração do Dia do Consumo Consciente e possam convocar suas comunidades locais. Vamos formar uma grande rede e você pode ser um nó que a sustenta. 

Organização

Cada grupo será organizador de seu piquenique, não há controle do Akatu. A ideia é justamente não ter controle, mas convidar o cidadão a curtir um dia com mais qualidade de vida, a partir da convivência com as pessoas de que gosta e procurando praticar o consumo consciente.
Para animar a rede, o Akatu vai usar seus canais físicos e digitais e divulgar as iniciativas locais,  convidar os organizadores a postar fotos antes, durante e depois do evento, movimentar twitter e facebook, dar dicas de parques e indicar outros “nós de redes”, que apoiem a ideia a organizem piqueniques nas suas cidades. 

Um guia para ajudar

A fim de ajudar, o instituto também vai publicar um guia com cuidados e dicas práticas para um piquenique de consumo consciente. Três aspectos do consumo são importantíssimos para a sensibilização e a conscientização das pessoas:
1.    a compra (com planejamento prévio e execução),
2.    o uso dos produtos e
3.    o descarte.

Essas fases do consumo serão destacadas no guia, além do compartilhamento de ações e produtos, da solidariedade, do uso de bens duráveis e não descartáveis, da preferência pelo transporte público e de cuidados com as crianças e com a saúde.
Não há restrição a ninguém e a nenhuma entidade ou organização.
Organize o seu e… piquenique-se!

Serviço:
O quê: Piquenique-se pelo Dia do Consumo Consciente.
Onde: praças e parques pelo Brasil.
Quando: Domingo, dia 16 de outubro

Fonte: http://www.akatu.org.br/




Polos do Guri visitam Sala São Paulo


Tuesday, 25 October 2011 18:09

visita sala sp

Durante os últimos meses, guris de diversas cidades do estado tiveram a oportunidade de conhecer a Sala São Paulo e assistir a uma apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo. A cada domingo, os espetáculos são abertos a um Polo do Guri.

Na foto, a visita do Polo de Iporanga, em 10 de julho último. Confira abaixo alguns dos depoimentos de coordenadoras de outros Polos que já participaram!

A maioria das crianças do Polo Itariri não conhecia São Paulo. Da Sala São Paulo, nunca tinham ouvido falar. Ficaram tão maravilhados que tiravam fotos de tudo para guardar de lembrança e mostrar aos colegas e familiares. Algumas crianças que ficaram encantadas em ver o metrô: até os trilhos foram motivo de comentário. Obrigada por proporcionar às nossas crianças esse passeio!

Elsa Moura, Coordenadora do Polo Itariri

Todas as crianças e a equipe do Polo de Ilha Comprida agradecem imensamente pelo evento na Sala São Paulo, um acontecimento histórico. Mesmo que a palavra “obrigado” signifique tanto, não expressará por inteiro o quanto o passeio foi importante para as crianças.

Josimar Paranhos Rio Branco, coordenador do Polo de Ilha Comprido




Show com Toninho Ferragutti em São Paulo


Thursday, 08 December 2011 11:51

flyer_toninho_kramer

Toninho Ferragutti, um dos artistas de que está também no Mixer Guri, realiza um show imperdível em São Paulo. Não perca!










Voltar