Confira os nomes dos seis eleitos para o MOVE – intercâmbio cultural e musical


Igor de Oliveira CrecciCintia Galan MartesiGabriel Fabiano dos SantosKaroline da Silva RibasMarcelo de Almeida Brito e Renan Augusto Castro Dias são os brasileiros escolhidos para a próxima edição do MOVE – Musicians and Organizers Volunteer Exchange – intercâmbio musical e cultural na Noruega, Malawi e Moçambique.  

Os participantes são alunos (as), ex-alunos (as), educadores (as) ou supervisores (as) educacionais do Projeto, com idades entre 18 e 25 anos. A jornada será de agosto de 2017 até junho de 2018. Em breve, os seis jovens voltarão à sede da Amigos do Guri (organização social de cultura que administra o Projeto Gurimaior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo) para alinhar os detalhes da viagem.

Os eleitos passarão os primeiros 15 dias de intercâmbio no processo de capacitação em Oslo, na Noruega, ao lado de jovens de diversas áreas. O período de integração visa a prepará-los para melhor entendimento da sociedade onde atuarão como voluntários e dos conceitos que estruturam o MOVE e a FK Norway – Fredskorpset – forças de paz da Noruega. Após essa imersão, cada dupla seguirá seu destino: Igor e Cintia ficarão na Noruega (na cidade de Melhus); Gabriel e Karoline irão para o Malawi (Lilongwe); e Marcelo e Renan serão recebidos em Moçambique (Maputo).

No Malawi e em Moçambique, o programa de voluntariado será realizado por meio da participação em festivais de música, competições, workshops e capacitações em áreas de música, saúde, cultura e questões sociais. Na Noruega, os intercambistas brasileiros selecionados atuarão como voluntários na Escola TrØndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes, incluída como parceira da JM Norway em 2015 e que oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança e está situada em Trondheim.

Para esta edição, há três grandes novidades: o período de estadia, ampliada para 10 meses (antes eram 6), a parceria com Moçambique, novo país a receber nossos jovens; e, consequentemente, a quantidade de intercambistas, que aumentou de 4 para seis (dois em cada local).

Os seis escolhidos passaram por entrevista e testes, e foram eleitos segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais.

Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE) é um programa de intercâmbio criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads, do Malawi e de Moçambique. Seu objetivo é o desenvolvimento da prática musical internacional.

Oito jovens brasileiros já participaram do intercâmbio entre essas instituições. Jassá Aquino e Aydan Schmidt visitaram a Noruega no primeiro semestre de 2016, período em que os colegas Eduardo Scaramuzza e Ananda Miranda estiveram no Malawi. Em 2017, a Noruega recebe Guilherme dos Santos e Thales Simões Martins; no Malawi estão Elias de Oliveira Junior e Vitor Lyra Biagioni. Os bolsistas partiram em janeiro e retornam para o Brasil em julho.

Membro da JMI desde 2012, a Amigos do Guri também já recebeu os intercambistas do MOVE. Na primeira edição do intercâmbio, em 2016, a Regional São Carlos, no interior do estado, acolheu dois jovens músicos noruegueses (Ellen-Martine e Nikolai Gmachl-Pammer) e dois moçambicanos (Lalah Mahigo e Vando Infante). Atualmente, estão no país os moçambicanos Engristia Irina e Tiger Massuco; noruegueses Sandra Skroedal e Ole Berget partiram recentemente.

Saiba mais sobre os escolhidos:

Noruega
_ Igor de Oliveira Crecci, 23 anos – percussão e bateria – ex-aluno do Grupo de Referência de Jundiaí e educador do Polo Pedreira, Regional Jundiaí;
_ Cintia Galan Martesi, 20 anos – violão – ex-aluna do Polo Cravinhos, Regional Ribeirão Preto;

Malawi
_ Gabriel Fabiano dos Santos, 18 anos – teclado e piano – ex-aluno e bolsista do Grupo de Referência de São Carlos, Regional São Carlos;
_ Karoline da Silva Ribas, 21 anos – percussão e viola caipira – ex-aluna Polo Regional Presidente Prudente, Regional Presidente Prudente;

Moçambique
_ Marcelo de Almeida Brito, 20 anos – violão – ex-aluno Polo Cerquilho e Jovem Aprendiz Polo Pilar do Sul, Regional Sorocaba;
_ Renan Augusto Castro Dias, 24 anos – guitarra e bateria – ex-aluno Polo Birigui, Regional Araçatuba.

 

Postagens relacionadas