Un poquito de México no Brasil!


Por meio do programa O Mariachi, Nossa Música no Brasil, o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México (Conaculta) e o consulado do México promovem, este ano, uma série de ações no país para propagar a cultura Mariachi – som típico do país vizinho e símbolo reconhecido internacionalmente. No mês de setembro, é a vez de Sorocaba e Votorantim sediarem eventos relacionados ao tema, nos dias 11, 12 e 13. 

Uma equipe de 18 músicos mexicanos, do grupo Mariachi Juvenil Tecalitlán, convidou 60 integrantes do Projeto Guri para realizar oficinais práticas, que culminarão num concerto gratuito no Teatro Municipal Francisco Beranger, no dia 13 de setembro, às 12h, em Votorantim. A apresentação, inédita, reunirá os músicos brasileiros e os mariachis, com um repertório especial da cultura mexicana. Alunos e educadores de violino, trompete, violão, contrabaixo e canto coral participam da ação. Os dois dias de masterclass acontecem no polo de ensino do Guri em Sorocaba, patrocinado pela Pinheiro Neto.

Considerado um dos melhores grupos intérpretes da música mexicana no mundo, o Mariachi Juvenil Tecalitlán conta com quatro discos gravados e já tocaram com diversos artistas internacionais, em diferentes países. A experiência inédita com os integrantes do Guri será bastante rica do ponto de vista artístico e pedagógico – foco de toda as apresentações que envolvem o programa de educação musical mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

“Para nós é uma oportunidade única de vivência de outras culturas e uma troca pedagógica muito importante para o desenvolvimento musical de alunos e educadores”, diz Ari Colares, gerente artístico da Amigos do Guri, organização social de cultura que faz a gestão do Projeto Guri no interior e litoral, além dos polos de ensino nos centos da Fundação Casa.

 

Sobre O Mariachi – Nossa Música no Brasil e o grupo Mariachi Juvenil Tecalitlán

O projeto O Mariachi, Nossa Música No Brasil tem como objetivo difundir um dos maiores símbolos da cultura mexicana por todos os cantos do Brasil: o gênero musical Mariachi. Geralmente, as agrupações do mariachi contam com 4 ou mais músicos, munidos de violinos, violão, vihuela, guitarrón, trompetes e harpa. Em seu repertório estão canções de diferentes regiões do México, que falam principalmente do amor à terra. Ao redor do mundo, o mariachi é um símbolo reconhecido do México. Para os mexicanos, é o acompanhamento musical nos momentos mais importantes da vida: forma um componente vital do noivado e os eventos familiares, bem como casamentos, aniversários, batizados e funerais. Este é o som emblemático do país, que chega até os corações dos seus ouvintes, evocando a história e as tradições do México

Mariachi Juvenil Tecalitlán surgiu da ideia de difusão desta cultura, em 1985, e hoje é considerado um dos melhores grupos intérpretes da música mexicana no mundo. Com quatro discos gravados, eles já tocaram com diversos artistas internacionais, em diferentes países.

 

Serviço:

Concerto do grupo Mariachi Juvenil Tecalitlán com alunos e educadores do Projeto Guri
Data: 13/09/2015
Horário: 12h
Local: Teatro Municipal Francisco Beranger
Endereço: Av. Ver. Newton Vieira Soares, 291 – Centro, Votorantim
Gratuito e aberto ao público

 

Postagens relacionadas