alice

Um beijo pra Maracangalha!


Conhecido por suas músicas praieiras, que tão bem descrevem sua paixão pelo mar e por sua terra natal, a Bahia, Dorival Caymmi tornou-se uma das maiores referências na música popular brasileira. Completaria 100 anos em 30 de abril de 2014 e, para o Projeto Guri, isso não poderia passar em branco. Por isso, na última sexta-feira, em pleno feriado da Consciência Negra, o teatro Décio de Almeida Prado, na capital paulista, encheu não só de pessoas, mas também de muita música boa, alegria e emoção.

Com sua neta Alice fazendo jus a seu nome nos vocais, acompanhada da Camerata de Violões do Projeto Guri, de Santos, Caymmi foi muito bem homenageado em uma hora de um concerto inédito, que reproduziu – com arranjos de Luiz Fidalgo e Marco Pereira – o famoso álbum “Eu Vou Pra Maracangalha”. Entre as canções apresentadas: “Samba da Minha Terra”, “Saudades da Bahia”, “Vatapá” e “365 Igrejas”.

109_alicecaymmi+grsantos_3048

Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona troca de aprendizado entre os alunos em estágio avançado de aprendizado e artistas convidados –, Alice Caymmi realizou uma série de ensaios prévios com os alunos do Grupo de Referência do Guri, promovendo um importante encontro artístico-pedagógico. A apresentação final foi resultado desta convivência. “Fui chamada para participar deste evento sem ter a menor ideia do que ia acontecer e, quando eu cheguei aos ensaios, me deparei com um grupo de jovens adolescentes muito dedicados e educadores maravilhosos. Quando eu olho pra eles a energia se renova, pois vejo ali gente muito nova, meninos, aprendendo e fazendo a mesma coisa que eu”, declarou Alice durante o show.

Ao fim da brilhante experiência, foi possível entender o que o sábio Caymmi queria dizer ao afirmar que “quem não gosta de samba, bom sujeito não é”. Gratidão, Dorival!

 

Postagens relacionadas