Contra o trabalho infantil, em prol da garantia dos direitos de crianças e adolescentes


O mês de junho é considerado um marco na campanha contra o trabalho infantil. Mas como este é um desafio muito sério e presente em nossa sociedade, entendemos que o tema deva ser abordado de forma continuada e ampliada. Para isso, nossa equipe de Desenvolvimento Social elabora conteúdos e indica materiais de apoio ao enfrentamento.

Nós da Sustenidos Organização Social de Cultura, gestora dos polos do Projeto Guri no interior, litoral e Fundação CASA, adotamos como um de nossos materiais, a cartilha “Pronto ou não, lá vou eu!”, de Anna Luiza Calixto.

A Cartilha “Pronto ou não, lá vou eu!”, como descreve a Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil - é uma obra para crianças e adolescentes que traz um manual prático de combate ao trabalho infantil.

Sugerimos que o material sirva de instrumento de formação continuada e diálogo, em atividades socioeducativas, no complemento de ações junto aos alunos e famílias.

Anna Luiza Calixto é natural de Atibaia, cidade do interior de São Paulo, atua ativamente, desde 2008, na garantia e promoção de direitos de crianças e adolescentes. Fundou, em 2015, o Projeto Social Os Cinco Passos, estimulando a emancipação dos meninos e meninas brasileiros através da participação sócio política para quatrocentos mil alunos das salas de aula de treze estados brasileiros. Feminista, ativista infantojuvenil pelo Partners of Americas, é a personalidade mais jovem do mundo a ter recebido o Marco da Paz, premiação italiana voltada a figuras que promovam a cultura de paz em seus territórios. A jovem representa o Estado de São Paulo no Comitê Nacional de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CONAPETI) e é membro fundadora do Comitê Estadual de Adolescentes pela Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CEAPETI) de seu estado.

#chegadetrabalhoinfantil #sustenidos  #projetoguri

Postagens relacionadas