Sustenidos apoia o Dia Internacional das Meninas – responsabilidade de todos nós


meninas 4

A Sustenidos Organização Social de Cultura adere à campanha do Dia Internacional das Meninas (11/10), pois entende a responsabilidade social de todos e todas na proteção e garantia dos direitos de todas as meninas.

“Pensar no Dia internacional da Menina e ver a atuação do Projeto Guri me mostra que estamos no caminho certo de um processo longo. No dia a dia percebo, principalmente nos momentos mais singelos de escuta, o quanto as nossas diretrizes nos guiam para ações efetivas que visam e trazem bem-estar e reflexões valiosas para as Gurias. Considerando a nossa atuação nos polos e em especial nos Polos CASA Femininos, o quanto nossas equipes de polo desenvolvem trabalhos valiosos e quanto as alunas se identificam com as ações e refletem sobre as temáticas.  Vejo a potência que temos com diretrizes que buscam a transformação para uma sociedade mais equânime instrumentaliza a equipe na ponta que em conjunto com as Gurias e os Guris transformam as realidades”, disse Mayara Behr, supervisora de desenvolvimento social da Regional São Paulo.

Dados da UNICEF 2020 – Ser menina na América Latina e no Caribe
“O tratamento desigual das meninas em relação aos meninos na família foi um dos principais problemas identificado pelas adolescentes entrevistadas e destacado por metade delas (50%). Elas reivindicam um tratamento sem discriminação, com respeito a seus direitos em seus lares e comunidades.

Na América Latina e no Caribe, 80% das violências sexuais são cometidas contra meninas e adolescentes entre 10 e 14 anos e 90% desses casos envolvem o contexto de violência sexual repetida. As meninas querem viver sem violência, querem poder andar tranquilas e seguras pela rua, além do fim da impunidade de quem as violenta. Querem crescer e viver sem medo, sem que sejam objetificadas e sexualizadas.

As adolescentes entrevistadas declaram que os governos consideram suas opiniões de forma muito limitada ao elaborarem políticas e tomarem decisões que as afetam. Ao todo, 6 em cada 10 destacaram que os governos não as consideram nenhum pouco ou quase nenhum pouco. As meninas querem poder participar dos fóruns de decisão sobre as questões que lhes dizem respeito.

As tarefas domésticas e de cuidados não remunerados e a maternidade foram mencionadas por 13% das crianças de 12 a 18 anos que foram entrevistadas como motivo para a evasão escolar. As meninas pedem educação igualitária entre meninas e meninos.”

Como surgiu a data?
Dia Internacional das Meninas foi criado e celebrado pelas Nações Unidas pela primeira vez no dia 11 de outubro de 2012. A campanha serviu de marco dos progressos realizados na promoção de direitos das meninas e reconhecimento da necessidade de se ampliar as estratégias para eliminar as desigualdades de gênero em todo o mundo, especialmente em situação de extrema pobreza.

Rede em prol da equidade
Rede de Promoção dos Direitos das Meninas e Igualdade de Gênero – RMIG foi criada em 5 de abril de 2016 durante uma oficina na cidade de São Paulo com participação de 19 organizações sociais brasileiras. Ela é uma expressão do movimento social de âmbito nacional, organizada horizontalmente, apartidária, que se constitui como espaço autônomo de articulação, antimachista, antirracista, não lgbtfóbica, com foco na promoção da igualdade de gênero no Brasil e promovendo especialmente os direitos das meninas e a sua participação ativa nos processos de mudança para a construção de uma sociedade livre de violências, discriminações e desigualdades.

A RMIG possui hoje cerca de trinta integrantes que trabalham com os diferentes temas descritos acima, em especial com ações voltadas para o cumprimento das metas do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 5 (Promover a Igualdade de Gênero e Empoderar Meninas e Mulheres) que, pela primeira vez, coloca no centro das prioridades globais a igualdade de gênero e o empoderamento das meninas e das mulheres como estratégias fundamentais de desenvolvimento sustentável.

A Rede vem buscando desde sua criação, por meio de um processo participativo de construção de um movimento nacional, informar a sociedade brasileira sobre igualdade de gênero e monitorar, incidir e acompanhar o Poder Público em todos os níveis na efetiva implementação das metas do ODS 5, reconhecendo a igualdade de gênero e a promoção dos direitos das meninas e das mulheres como um dos princípios fundamentais da ação do Estado Brasileiro.

Sustenidos Organização Social de cultura é membro ativo da Rede Meninas e Igualdade de Gênero e têm por um de seus objetivos estratégicos vinculados ao Projeto Guri, a promoção de ações proteção de meninas em consonância com o Objetivo Sustentável nº 5 – Igualdade de Gênero.

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.
Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.
Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos:
Sky e Supermercados Tauste.
Patrocinadores Institucionais da Sustenidos
: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

 

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelo Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), Conservatório de Tatuí e Complexo Theatro Municipal. Além dos projetos especiais Som na Estrada, Musicou e MOVE, e dos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/

 

Postagens relacionadas