Sexteto BeBossa e Grupo de Referência de Lorena cantam juntos em parceria inédita


BeBossa - slide

Promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes é o objetivo do Guri Convida, série de concertos proporcionados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.  A união entre o sexteto vocal BeBossa (foto) e o Grupo de Referência de Lorena – Coro poderá ser vista pelo público no dia 20 de outubro, às 19h30, no Teatro São Joaquim, em Lorena.

Para o programa Guri Convida, foram selecionados artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, com papel de difusores de conhecimento. Por isso, além dos concertos (abertos ao público), alguns convidados também fazem também uma masterclass de quatro horas exclusiva para os educadores da região.

Os encontros com os artistas convidados têm como objetivo contribuir para a formação dos alunos e alunas do Grupo de Referência, viabilizando o aprimoramento técnico, a criatividade, a improvisação, a amplitude de referencial musical, as técnicas instrumentais estendidas, o uso da voz e o movimento no processo de trabalho, além da presença cênica.

Contudo, o Guri Convida mantém a essência de cada Grupo de Referência. Há um repertório escolhido especialmente para o conjunto, estruturado de acordo com as peculiaridades dos jovens, com o intuito de ampliar e aprofundar os conhecimentos e experiências musicais de todos.

PROGRAMA

Grupo de Referência de Lorena – Coro
1. Wave
Composição: Tom Jobim

2. Dindi
Composição: Tom Jobim

BeBossa e Grupo de Referência de Lorena
3. Barquinho
Composição: Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli

4. Capim
Composição: Djavan

5. A Rã
Composição: João Donato / Caetano Veloso

BeBossa
6. Bye Bye Brasil
Composição: Roberto Menescal / Chico Buarque

7. A Morte de Um Deus de Sal
Composição: Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli

8. Agarradinhos
Composição: Roberto Menescal / Rosália de Souza

9. Rio
Composição: Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli

BeBossa e Grupo de Referência de Lorena
10. Você
Composição: Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli

11. Garota de Ipanema
Composição: Tom Jobim / Vinícius de Moraes

12. Chega de Saudade
Composição: Tom Jobim / Vinícius de Moraes

Serviço: Guri Convida – Grupo de Referência de Lorena e BeBossa
Quando: dia 20 de outubro
Horário: às 19h30
Local: Teatro São Joaquim
Endereço: R. Dom Bosco, 284, Lorena/SP
Entrada gratuita. Evento aberto ao público

Grupo de Referência de Lorena – Coro
O conjunto é composto por sopranos, contraltos, tenores e baixos. No repertório, há canções que vão da renascença até os dias atuais, entre peças populares e eruditas. Em 2013, o grupo protagonizou o espetáculo Lendas Amazônicas, com músicas de Waldemar Henrique, no Teatro São Pedro (SP) e na Sala São Paulo (SP) – esse último na série Aprendiz de Maestro. O Coro já foi conduzido por Pablo Trindade (2012), André Guimarães (2013), Patrícia Costa (2014) e Katherine Zeserson (2015). Em 2017, os jovens músicos cantaram sob a regência de Eduardo Fernandes.

BeBossa
Fundado em 2000, BeBossa é um sexteto vocal de sonoridade sofisticada e contemporânea, com influências que vêm tanto da música brasileira, como do jazz e do blues, de grupos como Boca Livre, Os Cariocas, MPB4, Quarteto Em Cy, Manhatan Transfer e Take6. As principais características do trabalho são a fusão da rítmica brasileira com uma harmonia jazzística e, sobretudo, o fato de se apresentarem sem nenhum instrumento musical. As vozes soam como instrumentos, proporcionando ao público a sensação de estarem ouvindo uma banda, com sons de trumpetes, baixos, guitarras e percussões. Em seu primeiro CD, lançado pelo selo SaladeSom, o grupo celebrou os 50 anos da Bossa Nova, com arrojados arranjos vocais de canções como “Só Tinha de Ser Com Você”, “Samba de Verão” e “Capim”. Anna Coelho, Cauê Nardi, Lívia Nestrovski, Matias Corrêa, Nenê Oliveira e Zeca Rodrigues integram o grupo. 

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Lorena.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

Postagens relacionadas