Série Guri Convida: Grupo de Referência de São Carlos toca no Sesc com Nailor Proveta


Proveta.2

O clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador, Nailor Azevedo (foto), conhecido pelo nome artístico de Proveta, realizará uma apresentação com o Grupo de Referência de São Carlos – Big Band, no Sesc São Carlos, no dia 29 de outubro, às 19h.

A iniciativa faz parte do Guri Convida, série de concertos organizados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – e recebeu incentivo integral do Sesc.

Os encontros com os artistas convidados têm como objetivo contribuir para a formação dos alunos dos Grupos de Referência, conjuntos formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri. Atualmente, o Guri conta com 13 Grupos de Referência, de diferentes gêneros musicais e formações, distribuídos pelo interior e litoral paulista.

Requisitado nos meios musicais da MPB, jazz e erudita, Proveta é líder da conceituada Banda Mantiqueira, com atuação nacional e internacional. Em seu currículo, destacam-se participações em inúmeros concertos e gravações, entre elas, Aldeia (1996), Bixiga (2000), Terra Amantiquira (2005) e Com Alma (2017). O musicista também trabalhou com artistas brasileiros de grande destaque, como Milton Nascimento, Gal Costa, Edu Lobo e Raul Seixas.

Na série Guri Convida, o encontro com músicos experientes possibilita aos jovens o aprofundamento de seus conhecimentos. Além de viabilizar o aprimoramento técnico, esses concertos incentivam a criatividade, a improvisação e a amplitude de referencial musical. Por isso, o repertório foi escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as potencialidades dos Guris.

REPERTÓRIO

Guri Convida com Nailor Proveta e Grupo de Referência de São Carlos – Big Band

1. As Marianas
Composição: Hermeto Pascoal
Arranjo: Rafael Leme

2. Palhaço
Composição: Egberto Gismonti
Arranjo: Rafael Leme

3. O Caderno
Composição: Toquinho/Mutinho
Arranjo: Antonio Carlos Neves Campos

4. Jequié
Composição: Moacir Santos
Arranjo: Mario Adnet / Adaptação: Jotage Alves

5. Eu Quero é Sossego
Composição: K-Ximbinho
Arranjo: Rafael Leme

6. Carinhoso
Composição: Pixinguinha
Arranjo: Proveta

7. Bola de Meia, Bola de Gude
Composição: Milton Nascimento e Fernanda Brant
Arranjo: Proveta

8. Arrastão
Composição: Edu Lobo
Arranjo: Proveta

9. Sempre
Composição: K-Ximbinho
Arranjo: Proveta

SERVIÇO
Guri Convida com Nailor Proveta e Grupo de Referência de São Carlos – Big Band
Quando: terça-feira, 29 de outubro
Horário: às 19h
Local: Sesc São Carlos
Endereço: Avenida Comendador Alfredo Maffei, 700, Jardim Gibertoni – São Carlos/SP
Entrada gratuita. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Parceria: Sesc-SP, Prefeitura Municipal de São Carlos.

Sobre Nailor Proveta
O clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador Nailor Aparecido Azevedo Nascimento, conhecido como Proveta, é um dos mais importantes músicos da atualidade. Fundador da Banda Mantiqueira, com atuação nacional e internacional, participou de inúmeros concertos e gravações, dos quais destacam-se os álbuns da Banda Mantiqueira: Aldeia (1996), Bixiga (2000), Terra Amantiquira (2005) e Com Alma (2017). Desenvolve intensa atividade com jovens na Escola do Auditório como maestro e arranjador, na qual propõe um repertório que valoriza nossa história musical e os grandes pilares da nossa Música Popular Brasileira. Recentemente, atuou como solista da Jazz at Lincoln Center Orchestra, com o trompetista Wynton Marsalis (EUA) numa temporada que ocupou diversas unidades do Sesc.

Sobre o Grupo de Referência de São Carlos – Big Band
Composta por instrumentos de sopro (madeiras e metais), percussão, bateria, baixo elétrico, teclado e guitarra, o grupo executa um repertório eclético, com a proposta de praticar e difundir a música popular brasileira e internacional. Em 2012, participou da Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) e fez um concerto dedicado a Moacir Santos, com arranjos e regência de Rafael dos Santos. Nos anos seguintes, na programação anual Guri Convida, tem dividido o palco com grandes artistas da Música Instrumental Brasileira, como Vinícius Dorin, Nelton Essi, Sidnei Burgani, Fernando Correia, Eduardo Espasande, César Roversi, Sergio Cascapera, Rafael Leme, Fábio Lopes, Letieres Leite e André Marques 

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.

Postagens relacionadas