Seminário – ‘Ser Criativo’ inspira os novos rumos do Guri


Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri, abre o 8º Seminário - 'Ser Criativo'

Alessandra Costa, diretora executiva do Projeto Guri, abre o 8º Seminário – ‘Ser Criativo’

Uma experiência sinestésica, emocionante e renovadora. O resultado de uma comunhão de saberes expresso de diversas formas, muitas delas singelas, como o som produzido a partir de um copo d’água. Assim foi o Ser Criativo – 8º Seminário Amigos do Guri, evento realizado de 11 a 13 de maio, no Mendes Plaza Hotel, em Santos/SP. Destinado aos funcionários do Guri (educadores, supervisores e gestores), o congresso teve palestras e oficinas com personalidades da área musical de vários cantos do mundo, como Marisa Trench de Oliveira Fonterrada (Brasil), Nora Sarmoria (Argentina), Katherine Zeserson (americana radicada na Inglaterra) e Fanta Konatê (África).

O evento celebra a maioridade do Guri – que investe cada vez mais em criatividade – e reafirma a missão de promover, com excelência, a educação musical e a prática coletiva de música, tendo em vista o de­senvolvimento humano de gerações em formação.

A ideia do seminário nasceu da reflexão sobre esses 21 anos do Projeto Guri. Du­rante esse período, a organização social passou por mudanças, contou com a colaboração de muitas pessoas e parceiros, firmou-se como uma das grandes referências no ensino de música e estabeleceu-se como gestora do maior programa sociocultural do Brasil. Apesar de tantas conquistas, o momento é de uma análise mais profunda, de busca por métodos não aprimorados novas referên­cias que levem a um crescimento constante em direção ao cumprimento da missão. Com base no ‘Ser Criativo’, o evento foi planejado na sede da organização pelo trio Claudia Freixedas (diretora educacional), Ari Colares (gerente artístico) e Valéria Zeidan (gerente pedagógica), sob a supervisão da diretora executiva Alessandra Costa.

Foram vários momentos de destaque. A bailarina Fanta Konatê, por exemplo, deu um show de técnica e interatividade – perto dela ninguém ficou parado. Um belo momento de entrega ocorreu também na oficina de Nora Sarmoria. Já Léa Freire conduziu com maestria um improviso coletivo, utilizando vozes, instrumentos, palmas e até o som de um simples copo d’água.

   

IMG_0512

Léa Freire ministrou a oficina de repertório ‘Percepção para a Improvisação na Música Instrumental Brasileira’

 O que disseram sobre o evento:

“Fiquei impressionado com a fluência de um evento dessa magnitude, com essa quantidade de público e diversidade de atividades. Que bom que a educação musical pode contar com uma equipe preocupada em fazer o melhor! Obrigado também pelo apoio na logística, que fez a gente se sentir muito acolhido e amparado. Parabéns!”
Gabriel Levy

 

“O evento foi maravilhoso. Fiquei muito orgulhosa em contribuir.”
Katherine Zeserson

 

“Acabo de voltar de Santos, no Brasil, lugar no qual ocorreu um encontro com mais de 500 professores de música.  Na ocasião, ministrei oficina ao lado de Léa Freire, Gabriel Levy, Magda Pucci e outros. Cada docente deu sua aula e todos discutiram, em uma aprendizagem única, alimentadora e propagadora de ideias. Obrigada a todos os professores e a impecável organização de Ari Colares, Claudia Freixedas, Valéria Zeidan e equipe do Projeto Guri.”
Nora Sarmoria (via Facebook)

 

“Eu gostei da iniciativa, da produção e da realização do projeto no geral, acho que o encontro foi muito bonito, leve, bem conduzido. Muito obrigada a todos!”
Léa Freire

 

“Uma experiência muito rica e intensa!! Gostei muito de participar e espero que muitos outros encontros aconteçam!!
Mané Silveira

 

“Fiquei muito feliz que tenham incluído tantas músicas indígenas desse Brasilzão no seminário. O mundo indígena, apesar de difícil fruição, começa devargarzinho a entrar nas mentes e corações de todos. Super importante e fundamental abrir essas portas todas para que os educadores vivenciem essa diversidade. Adorei participar!”
Magda Pucci

 

“Fiquei feliz em participar e espero ter contribuído com essa festa toda!! Parabéns para o Guri pelo lindo trabalho e espero, sinceramente, que esse projeto siga adiante por muito e muito tempo!”
Teca Alencar de Brito

 

“Foi uma super experiência. Adorei participar desse encontro. Parabéns pela iniciativa e por tornarem o clima tão gostoso.”
Camilo Carrara

 

“Tema e fio condutor do seminário, o ‘Ser Criativo’ esteve presente em todas as atividades do evento, trazendo importantes reflexões e vivências. Tivemos como encerramento uma apresentação encantadora dos alunos do GR de Itaberá. Uma demonstração de equilíbrio entre técnica, musicalidade, improvisação, sensibilidade, criatividade, dramatização e comunicação com a plateia. Acima de tudo, uma participação ativa dos alunos!!! Belo exemplo para os demais educadores!!! Compartilhamos resultados e momentos especiais, únicos! Acredito que todos tenham sido tocados, inspirados por todas essas atividades e abordagens. Tenho certeza de que essa experiência e as diretrizes pedagógicas do Projeto Guri serão levadas por cada um dos participantes do seminário, contagiando os demais colegas de todos os polos e, principalmente, nossos Guris.”
Claudia Freixedas, diretora educacional

 

“Na apresentação do GR estava muito clara a coesão de grupo para o resultado do trabalho apresentado. Era visível o empenho do maestro, dos alunos, das equipes de supervisão, gestão, coordenação de polos, etc. Uma exibição criativa, envolvente, emocionante e impactante.”
Luciana Antonio, gerente de Parcerias e Alianças

 

“Oportunidade de renovação de conteúdo, de proposta. 2017 vai ser um marco para o fazer musical criativo.”
Helen Valadares, assessora de Projeto Especiais

 

“Já presenciei muitos seminários do Guri, mas avalio esse como o mais consistente em relação ao conteúdo. Os formadores foram excelentes e trabalharam na prática a criatividade com os participantes, com grande diversidade de ritmos e possibilidades sonoras. Com toda certeza ampliou os horizontes musicais e educacionais…”
Mariana Furquim, assessora de Projeto Especiais

 

“Fiquei extremamente feliz em participar das oficinas musicais, de poder encontrar um ‘lugar’ para nós coordenadores neste meio que não é a nossa praia… Obrigada por nos dar essa oportunidade e de modo muito sutil nos fazer ver o quanto tudo isso é muito maior do que as nossas responsabilidades. De coração! O seminário foi fantástico!!! Fiquei emocionada muitas vezes. Me sinto privilegiada de trabalhar num lugar assim. Temos que fazer muitas reverências a vocês que planejaram isso de forma brilhante, com muito cuidado, amor e maestria. Foi sensacional!!!”
Aline Feltrin, coordenadora regional de Ribeirão Preto

 

“Parabéns para toda a equipe do departamento de educação pela organização, conteúdos e temas tratados. Mesmo eu não sendo musicista, adorei ter participado na prática das atividades. Confesso ter ficado com certo receio no início, mas depois fui deixando me levar e me envolver naquilo tudo. Acredito que esse 8º seminário, senão foi o melhor, foi um dos melhores. Muito dinâmico e com atividades interessantes para o crescimento profissional de todos. Os educadores e supervisores foram só elogios. Todos estão bem satisfeitos e motivados.”
Edenilva Rios, coordenadora regional de São Carlos

 

“Organização top, com dias de muito aprendizado, ideias, criatividade, animação, crescimento, diversão, alegria e muitas risadas!!! Parabéns a todos os organizadores!!! Parabéns a todos os participantes!!!
Gislaine Ábrego, coordenadora regional de Araçatuba (via Facebook)

 

“Agradeço a toda Associação Amigos do Projeto Guri pela confiança e por nos dar a oportunidade de participar de um seminário maravilhoso. Agradeço a cada aula de que participei, afinal ‘Ser Criativo’ é o nosso objetivo. Lançada uma Ideia, muitas vezes, achamos que não será possível, entretanto, com esforço e dedicação de todos (sede e polos) sempre chegamos ao melhor resultado para os nossos Guris. O meu agradecimento a minha Regional de Itapeva, na pessoa da nossa Coordenadora Regional Isabelle Gonçalves, à Coordenadora de Polo, Claudia Nunes, e toda a equipe. Agradeço também nossas estrelas: todos os alunos que participaram deste evento. Fantástica a atuação de todos, como sempre.
Heliton Augusto Macedo Costa, educador do GR Itaberá

 

Galeria de imagens
8º Seminário – ‘Ser Criativo’. Santos/SP, maio de 2016
Crédito: Daniel Quirino

 

Postagens relacionadas