Ricardo Bologna compartilha o palco com Grupo de Ourinhos na série Guri Convida


Grupo de Referência de Ourinhos 2

Grupo de Referência de Ourinhos

Promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes é o objetivo do Guri Convida, série de concertos proporcionados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O encontro de Ricardo Bologna e o Grupo de Referência de Ourinhos – Percussão poderá ser visto pelo público no dia 6 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal Miguel Cury, em Ourinhos/SP.

Para o programa Guri Convida, foram selecionados artistas com carreiras consolidadas nacional e internacionalmente, com papel de difusores de conhecimento. Por isso, além dos concertos (abertos ao público), alguns convidados também farão uma masterclass de quatro horas exclusiva para os educadores da região. “O workshop será relacionado com as expectativas dos jovens e com o aprendizado da percussão. Vou abordar aspectos musicais e técnicos, conversar sobre repertório e possibilidades profissionais, os cursos que eles podem fazer, entre outras dicas”, afirmou o regente, que está há quase 20 anos na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Os encontros com os artistas convidados têm como objetivo contribuir para a formação dos alunos e alunas do Grupo de Referência, viabilizando o aprimoramento técnico, a criatividade, a improvisação, a amplitude de referencial musical, as técnicas instrumentais estendidas, o uso da voz e o movimento no processo de trabalho, além da presença cênica.

Contudo, o Guri Convida mantém a essência de cada GR. Assim como cada artista leva para os guris seu estilo próprio, há um repertório escolhido especialmente para o grupo, estruturado de acordo com as peculiaridades dos jovens, com o objetivo de ampliar e aprofundar os conhecimentos e experiências musicais de todos.

O músico conta que preparou peças bem diversificadas para essa apresentação com os guris: “O repertório foi escolhido para mostrar um pouco dos vários estilos da música para o grupo de percussão. As peças são variadas: antigas, clássicas e recentes. Há peças criadas especialmente para essa apresentação com o Guri, um arranjo para percussão do Jongo e uma inspiração na música africana, chamada African Welcome Piece”, disse.

1 – MOMENTUM
Composição: William Kraft

2 – ENTRE DOIS PENSAMENTOS
Composição: Alisson Amador

3 – SÉRIES 2
Composição: César Franco

4 – JONGO
Composição: Paulo Bellinati

5 – OCTOBER – MOUNTAIN
Composição: Alan Hovhaness

6 – AFRICAN WELCOME PIECE
Composição: Michael Udow

7 – TORONUBÁ
Composição: Dimitri Cervo

Os Grupos de Referência são compostos por orquestras, cameratas e bandas espalhados por diversas cidades e formados por jovens guris – de 12 a 21 anos – em estágio mais avançado de aprendizagem.  Todos os 13 Grupos serão contemplados com convidados especiais.

Serviço: Guri Convida com Ricardo Bologna
Quando: dia 6 de setembro
Horário: às 20h
Local: Teatro Municipal Miguel Cury
Endereço: R. Nove de Julho, 496, Ourinhos/SP
Entrada gratuita. Evento aberto ao público

Perfil do convidado
Percussionista e regente, Ricardo Bologna é timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e atua como Professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É bacharel em percussão pela UNESP e mestre em música pela Haute École de Musique de Genève, além de artista diplomado pelo Rotterdam Conservatorium. Foi fundador do Duo Contexto (1989), juntamente com Eduardo Leandro. Em 2002, venceu o Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes e criou o projeto Percorso Ensemble. Foi regente principal da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, de 2012 a 2015. Dirigiu a Orquestra Sinfônica de Genebra (Suíça), a Orquestra do Medomak Festival (EUA) e a Filarmônica de Minas Gerais (Brasil), entre outros grupos renomados.

Grupo de Referência de Ourinhos – Percussão
O conjunto executa desde peças clássicas para a formação camerística de grupo de percussão até improvisos calcados em ritmos brasileiros e latinos, apresentando a enorme riqueza do universo da percussão. O grupo recebeu a orientação de importantes percussionistas como Santiago Vazquez (Argentina, 2012), Eduardo Gianesella (2013), Percussion de Tournai (Bélgica, 2014), Ignácio Bori Garcia (2015) e Ari Colares (2016). Em 2015, o grupo dividiu o palco com o Groupe Percussions de Tournai, na Bélgica. Em janeiro de 2017, o conjunto tocou no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o PercPan – maior festival de percussão do Brasil.

O Grupo de Referência de Ourinhos – Percussão tem o patrocínio da empresa Catho.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Ourinhos.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.