Eleitos pelo Estadão, Guris tocam em show com talentos da música instrumental


Gig Nova Estadão

Os irmãos Nicholas e Thales Martins foram selecionados para tocar com outros músicos na terceira edição do Gig Nova, projeto do jornal O Estado de S. Paulo que leva ao palco do Tupi or Not Tupi (São Paulo/SP) os melhores instrumentistas do país. O evento acontecerá no dia 24 de novembro, às 21 horas.

Julio Maria, jornalista e curador, escolhe os artistas e monta as ‘gigs’ (expressão usada pelos instrumentistas para definir reuniões esporádicas) fora das turmas convencionais. Cada Gig Nova é única, com formação exclusiva e liberdade criativa de improviso.

Thales Martins, de 21 anos, atualmente mora em Piracicaba e toca baixo elétrico e violão. O jovem participou do Grupo de Referência da cidade – Big Band e foi por 5 anos aluno do Polo Regional São Carlos, além disso, fez aulas particulares e entrou no Conservatório de Tatuí. No primeiro semestre deste ano, Thales voltou do intercâmbio MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), na Noruega, onde participou durante seis meses. Lá ele estudou em Trøndertun Folkehogskole, participou de aulas e criou o Brazilian Music Festival.

Seu irmão gêmeo, Nicholas Martins, mora em São Carlos é ex-aluno do Polo Regional, atual integrante no Grupo de Referência da cidade e estudante do Conservatório de Tatuí. Juntos, no ano passado, os rapazes venceram duas semifinais do festival internacional de música, Imagine Brazil, com a banda Hurried Trio e agora participarão do Gig Nova 3.

A apresentação contará com repertório instrumental de gêneros musicais diversificados, com releituras de grandes compositores da música brasileira, como Radamés Gnattali, Hermeto Pascoal, Maurício Einhorn, Moacir Santos, Dominguinhos, entre outros. A apresentação contará também com músicas autorais da pianista Makiko Yoneda. “Já na sessão de fotos a satisfação foi enorme, realmente foi um prazer imensurável quando vi com quem estaria dividindo o palco, músicos que ouvia e acompanhava o trabalho há algum tempo, e agora pude conhecê-los pessoalmente além do privilégio de tocar ao lado deles. Fiquei muito feliz por essa oportunidade e agora estou ansioso para a apresentação no dia 24!”, disse Thales.

Nessa terceira edição, sobem ao palco com Nicholas (bateria) e Thales (baixo) os instrumentistas Tiago Costa (piano), Marcelo Coelho (sax), Noa Stroeter (baixo), Carlos Ezequiel (bateria), Conrado Goys (violão/guitarra), Daniel Santiago (violão/guitarra), Guegué Medeiros (percussão), Makiko Yoneda (piano), Roberta Valente (percussão), Carol Panesi (violino), Cimara Fróis (acordeom), Lana Ferreira (baixo) e Fernando Baggio (bateria).

O evento terá apresentações de músicas brasileiras como o samba, o choro, o baião e o maracatu. “Me sinto realmente privilegiado por fazer parte disso. A ideia é muito boa, realmente uma ‘Gig Nova’ e inspiradora, onde há contato entre diversos músicos excelentes e grupos com formações diferentes. Desse processo se colhe aprendizado, e uma boa dose de inspiração fazendo música com esses grandes artistas”, finalizou Nicholas.

Serviço: Gig Nova 3
Quando: dia 24 de novembro, sexta-feira
Horário: às 21h
Local: Tupi or Not Tupi
Endereço: Rua Fidalga 360 – Vila Madalena
Couvert artístico: R$ 40,00 – Local abre às 20h

Confira aqui a matéria do crítico Julio Maria no jornal O Estado de S. Paulo.
slide (1)Thales (de camisa azul) e Nicholas (de blusa cinza) tocam no Gig Nova 3. Foto: Felipe Rau/Estadão

Postagens relacionadas