Patrícia Costa, regente e mestre em educação musical, integra a série Guri Convida


Patrícia Costa

Promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes é o objetivo do Guri Convida, série de concertos organizados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O evento, com Patrícia Costa (foto), regente e mestre em educação musical, junto com o Grupo de Referência de Piracicaba – Coro acontecerá no dia 30 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal Erotides de Campos, em Piracicaba/SP.

Os encontros com os artistas convidados têm como objetivo contribuir para a formação dos alunos dos Grupos de Referência, conjuntos formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri. Atualmente, o Guri conta com 13 Grupos de Referência, de diferentes gêneros musicais e formações, distribuídos pelo interior e litoral paulista.

Patrícia Costa é a criadora da abordagem EYES (Expressive Youthful Ensemble Singing), técnica que une o canto com a atuação e ajuda no aprimoramento das expressões corporais e faciais dos músicos. A profissional é responsável pela fundação dos corais do Colégio São Vicente de Paulo/RJ no qual, sob sua regência, o coro São Vicente a Cappella tornou-se referência nacional e internacional ao receber o prêmio de 1º lugar no Summa Cum Laude International Youth Music Festival, evento realizado na Áustria.

Na série Guri Convida, o encontro com músicos experientes possibilita aos jovens o aprofundamento de seus conhecimentos. Além de viabilizar o aprimoramento técnico, esses concertos incentivam a criatividade, a improvisação e a amplitude de referencial musical. Por isso, o repertório foi escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as potencialidades dos Guris.

REPERTÓRIO

Guri Convida com Patrícia Costa e Grupo de Referência de Piracicaba – Coro

1. Praise the Lord
Canção processional de Camarões

2. Sanctus
Composição: Jan Sandström

3. Yesterday
Composição: John Lennon e Paul McCartney
Arranjo: Maurício Durão

4. Beautiful
Composição: Linda Perry
Adaptação: Patrícia Costa

5. The Dream Keeper
Composição: Rollo Dilworth/Texto de Langston Hughes

6. Baiana
Composição: Maria do Carmo Barbosa – Grupo Baianas Mensageiras de Santa Luzia (AL)
Versão: Barbatuques
Arranjo: Rodrigo Lopes da Silva

7. Sá Marina
Composição: Antônio Adolfo/Tibério Gaspar
Arranjo: Edu Lakschevitz

8. Alegria, Alegria
Composição: Caetano Veloso
Arranjo: R. S. Alcântara

9. Roda Viva
Composição: Chico Buarque
Arranjo: Bia De Luca

10. A Banda
Composição: Chico Buarque
Arranjo: Eduardo D. Carvalho

11. A Felicidade Bate à Sua Porta
Composição: Gonzaguinha
Arranjo: André Protásio

12. Batuque Natalino do Menino Só
Composição: Ana Yara Campos

SERVIÇO

Guri Convida com Patrícia Costa e Grupo de Referência de Piracicaba – Coro
Quando: quarta-feira, 30 de outubro
Horário: às 19h30
Local: Teatro Municipal Erotides de Campos
Endereço: Avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central – Piracicaba/SP
Entrada gratuita. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Apoio: Lei de Incentivo à Cultura. Parceria: Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Patrocinadores do evento: Caterpillar; Secretaria Especial da Cultura; Ministério da Cidadania e Governo Federal.

Sobre Patrícia Costa
Mestre em Educação Musical, Patricia Costa é doutora em Práticas Interpretativas, ambos os títulos pela UNIRIO. Obteve bolsa para doutora­do-sanduíche pela CAPES/Fulbright, na Butler University (EUA), entre 2015 e 2016. Foi pro­fessora de Regência Coral na Escola de Músi­ca da UFRJ, em 2012 e 2013. É professora do programa de pós-graduação em regência coral do Conservatório Brasileiro de Música. Diretora cênica, a profissional aplica a abordagem EYES (Expressive Youthful Ensemble Singing) para expandir o alcance dos coros juvenis. Em 1993, criou o projeto de corais do Colégio São Vicente de Paulo (RJ) no qual, sob sua regência, o coro São Vicente a Cappella tornou-se referência na­cional e internacional, recebendo neste ano, na Áustria, o prêmio de 1º lugar no Summa Cum Laude International Youth Music Festival.

Sobre o Grupo de Referência de Piracicaba – Coro
Com vozes juvenis masculinas e femininas, o gru­po vem se aprimorando na formação e desen­volvimento de repertório diversificado, a partir de propostas de coro cênico, que inclui elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados destaca-se a gravação em estúdio e videoclipe da música “Amor e Ijexá”, com Zeca Baleiro, em 2016. Em 2017 realizou o Concerto “Sol, lá, Cidade”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba – OSP e a construção do musical “Duetos, Canções e Mo­mentos”. No mesmo ano, participou no workshop de improvisação vocal com a cantora norte ameri­cana Audrey Shakir. Em 2018 o grupo dedicou-se ao projeto de cultura local “Sons da Terra” apre­sentado no auditório do Masp; e ainda produziu o espetáculo “A Era dos Festivais”, uma montagem cênico-musical que retratou o rico período dos grandes Festivais de MPB.

Patrocinador do Grupo de Referência de Piracicaba – Coro: Caterpillar

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.