Rafaela Moreira apresenta-se com o Grupo de Coro do Projeto GURI em Lorena


O Projeto GURI no Interior e Litoral – programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – promove temporada de concertos gratuitos dos Grupos de Referência com ênfase na participação de artistas convidadas. O GR de Lorena – Coro compartilha o palco com a pianista Rafaela Moreira, no dia 30 de novembro, quarta-feira, às 18h, no Auditório UNISAL (Rua Dom Bosco, 284, portaria 7 – Lorena/SP).

Para este concerto, o grupo apresenta ‘Trajetória: caminhos percorridos de 22 a 22’, programa que reúne nove peças que fizeram parte do trabalho desenvolvido ao longo do ano, com obras de artistas como Elvira Drummond, Ana Yara Campos, Juliana Ripke e Heitor Villa-Lobos.

Mulheres na Música

 “As mulheres são o grande destaque da programação anual de concertos dos grupos artísticos do Projeto Guri do Interior e Litoral.  Um panorama de solistas e regentes, da música de concerto e popular, com destaque nacional e internacional, realizam residências artísticas quem têm como resultado 26 concertos.
O objetivo é aumentar as referências femininas na música profissional, contexto que ainda é majoritariamente masculino”, explica Ari Colares, gerente artístico da Santa Marcelina Cultura, organização gestora do GURI.

As convidadas Adriana Holtz, Alda Bomfim, Eliana Sulpicio, Élodie Bouny, Fabricia Medeiros, Gê Côrtes, Jane do Bandolim, Juliana Ripke, Maíra Ferreira, Paula Castiglioni, Paola Picherzky, Paula Valente, Rosângela Rhafaella e Sarah Higino compartilham o palco com os Grupos de Referências de Araçatuba (Camerata de Violões), Bauru (Banda Sinfônica), Franca (Camerata de Cordas Dedilhadas), Itaberá (Banda Sinfônica), Jundiaí (Orquestra Sinfônica), Lorena (Coro), Marília (Percussão), Piracicaba (Coro), Presidente Prudente (Orquestra Sinfônica), Santos (Camerata de Violões), São Carlos (Big Band), São José do Rio Preto (Camerata de Cordas Friccionadas), Sorocaba (Coro e Percussão).


Grupo de Referência de Lorena – Coro

 O Grupo de Referência de Lorena já protagonizou, em 2013, o espetáculo ‘Lendas Amazônicas’, com músicas de Waldemar Henrique, no Theatro São Pedro (SP) e na Sala São Paulo, este último na série ‘Aprendiz de Maestro’. O Coro já foi conduzido por Pablo Trindade (2012), André Guimarães (2013), Patrícia Costa (2014), Katherine Zeserson (2015) e Eduardo Fernandes (2017). Em 2018, o grupo apresentou um programa dirigido pelo arranjador Zeca Rodrigues, com participação do grupo Bebossa. Em 2020 e 2021 realizou produções audiovisuais com Zeca Rodrigues e Ceumar.

Grupos de Referência

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do projeto. Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos integram 381 Guris e Gurias.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Apoio ao Grupo de Referência de Lorena: Prefeitura Municipal de Lorena.
Patrocinador Ouro: Tauste e Novelis
Patrocinador Prata: Valgroup 

PROGRAMA – Grupo de Referência de Lorena – Coro
Vinícius Guedes, regente
Rafaela Moreira, pianista

ELVIRA DRUMMOND
Missa Nordestina

Aleluia
Santo
Cordeiro de Deus

ANA YARA CAMPOS (1954 -)
História colorida

HEITOR VILLA-LOBOS (1887-1959)
Melodia Sentimental [arr. Patricia Costa]

CELESTE JAGUARIBE (1873-1938)
Padre Nosso

JULIANA RIPKE (1988-)
Cantares de Salomão 

STELLA JÚNIA
É madrugada

ESTHER SCLIAR (1926-1978)
Lua, lua, lua

MARLUI MIRANDA (1949-)
Três Cantos Nativos dos Índios Krahô [arr. Marcos Leite]
[Melodia recolhida por Marlui Miranda]

FÁTIMA LEÃO (1955-)
Eco da floresta

_ GR Lorena – Coro
Vinícius Guedes, regente
Rafaela Moreira, pianista

Data: 30 de novembro, quarta-feira
Horário:
18h
Local:
Auditório UNISAL
Endereço: Rua Dom Bosco, 284, portaria 7 – Lorena/SP
Entrada: gratuita

______________________________________________________________________

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Santa Marcelina Cultura:  Instituto CCR; WestRock; CTG Brasil; Tauste Supermercados; Novelis; EMS; Valgroup; Cipatex; Grupo Maringá; Arteris; Capuani do Brasil; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Pirelli.

Projeto Guri: O Projeto Guri é gerido pela Santa Marcelina Cultura. Atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas