Quem são os vencedores da segunda edição do Concurso Musical de Composição?


Um garoto de Atibaia e um grupo de Araraquara são os vencedores do Concurso Musical de Composição nas categorias infantil e infantojuvenil, respectivamente. Ambas as faixas etárias foram premiadas. O primeiro colocado de cada categoria receberá um workshop voltado à carreira artística, com um profissional renomado do meio musical. O segundo, um kit do acervo do Guri, com até 12 obras. Primeiro, segundo e terceiro colocados já receberam R$ 70 em crédito na loja virtual do Guri. Essa é a segunda edição do concurso realizado pela Amigos do Guri, gestora do Projeto Guri no interior, litoral e Fundação CASA.

José Luiz dos Santos Gutier Ruis, vencedor da categoria infantil

José Luiz dos Santos Gutier Ruis venceu a categoria infantil

Aluno de cordas dedilhadas no Polo Atibaia, da Regional Jundiaí, José Luiz dos Santos Gutier Ruis foi o vencedor da categoria infantil com a obra ‘Vestígios’. Hoje com 12 anos (11 na data de inscrição do concurso), o campeão nasceu em Guarulhos e mudou-se para Atibaia com cerca de 6 anos. Atualmente, cursa o sétimo ano do ensino Fundamental e frequenta o Guri há três anos, onde aprendeu a tocar violão e guitarra. Com a ajuda das partituras que encontrou na internet do celular adquiriu também boa noção de outros instrumentos, como ukulele, teclado e baixo. Confira o que o autor de Vestígios contou ao Guri:

Qual a sua relação com a música?
Minha mãe era musicoterapeuta e, como não tinha com quem me deixar, me levava junto para o trabalho. Então, a música faz parte da minha vida desde cedo. Com meu amigo Juan também toco várias músicas e já fizemos até uma composição em parceria. Para o encerramento do show de talentos da escola eu tive que aprender baixo em uma semana. Foi meio corrido, mas deu certo.

Como nasceu a composição ‘Vestígios’?
Primeiro eu comecei a pensar no dedilhado e depois nos acordes. Estava tocando e minha mãe perguntou que música era. Respondi que eu tinha criado, era minha. Ela gostou e disse que parecia que o som trazia lembrança de alguns vestígios. Aproveitei a ideia para dar nome à música.  Mas, depois disso, gravei no celular para ouvir como ficou e ajustei algumas coisas. Fiz isso umas seis vezes, até achar que estava bom. Já fiz vários pedaços de músicas. ‘Vestígios foi a primeira que eu terminei.

Como foi o ingresso no concurso? Como é a vida no Guri?
Quem me falou do concurso foi a Franciele Cardoso, educadora do Polo Atibaia. O supervisor Rafael Feitosa (Regional Jundiaí) também me ajudou bastante no tempo em que foi educador. Eu gosto muito do jeito de ensinar do Guri, pois se o professor está ocupado, você pode pedir ajuda para um colega. O trabalho em grupo é muito bom. Eu quero ser músico, que ser compositor e quero ter uma banda de folk.

Conheça José Luiz dos Santos Gutier Ruis:

 

 

WhatsApp Image 2017-08-17 at 14.13.07

Grupo de Araraquara foi o vencedor na categoria infantojuvenil

Na categoria infantojuvenil, a composição premiada foi Chorosambo, de um grupo formado por alunos do Polo Araraquara, Regional São Carlos: Rafaelly Casassola Oliveira de Almeida (15 anos), Luiz Fernando Silva (17), Monique Silva Lima (17), Rayssa Rodrigues Alcântara (14), Ismael Pereira dos Reis (17), Giovana Bezerra da Silva (15), André Luiz Martins dos Santos (16), William Robert Paixão da Silva (16) e Maria Eduarda (16). Quase todos os integrantes estudam canto coral e pelo menos um instrumento. O grupo foi criado ano passado e promete continuar após a vitória.

Como foi o processo de criação?
“O mais complicado foi fazer a letra se encaixar na melodia dos instrumentos. E a parte mais divertida foi trabalhar junto na criação”, disse Rafaelly.

Quais os próximos passos após a vitória no concurso?
Aprimorar as letras e melodias para futuros concursos”, disse Rafaelly.

Como é participar do Guri?
“No Projeto Guri eu conheci meus melhores amigos e músicos maravilhosos. As atividades nos aproximaram, fortalecendo a amizade. Sou eternamente grato ao Projeto Guri, que me proporcionou maravilhosas experiências, amigos e professores. Eu amo fazer parte de tudo isso, o Guri realmente transformou a minha vida”, disse Luiz Fernando Silva, o jovem que convidou o grupo para participar do concurso.

Conheça o grupo que venceu o concurso em Araraquara:

 

Postagens relacionadas