belga1

Projeto Guri toca ao lado do grupo belga Percussions de Tournai, em São Paulo e Ourinhos


Troca de experiências, vivência musical inédita e boa música dão o tom das duas apresentações que o Projeto Guri preparou para agosto de 2014, com participação de seu Grupo de Referência de Ourinhos e importantes músicos da cena internacional: o grupo belga Percussions de Tournai.

Criado em 1983, pelo percussionista Gerard Caucheteux, da Orquestra Filarmônica da Antuérpia, o grupo de percussão toca ao lado dos alunos do Projeto Guri em duas ocasiões: 07 de agosto, no Teatro Municipal de Ourinhos, às 20h; e 08 de agosto, no Auditório Ibirapuera – Itaú Cultural, na cidade de São Paulo, às 21 horas. Com trinta anos de existência, o conjunto, reconhecido pelo seu repertório eclético e shows repletos de cores, sobe ao palco mostrando suas influências eruditas e populares.

Juntos, os dois grupos mostram um repertório composto também por peças brasileiras, como “Berimbau”, de Baden Powell, “Cadência para Berimbau”, de Nei Rosauro, e “Pandeirá”, de Chico Santana. E para fazer ainda mais bonito, eles contam com teclados (marimbas, xilofones, vibrafones e glockenspiels) e outros instrumentos da percussão brasileira e latino-americana, como pandeiro, caixa, congas, surdos e pratos.

Como parte do Projeto Guri Convida – ação que proporciona troca de aprendizado entre os alunos em estágio avançado e artistas convidados -, o Groupe Percussions de Tournai realiza uma série de ensaios prévios com os alunos do Projeto Guri, promovendo um rico encontro artístico-pedagógico. Fruto de uma parceria com a Jeunesses Musicales de Wallonie Picarde, que tem como missão promover o contato dos jovens com todos os tipos de música, buscando uma constante qualidade e pluralismo artístico e cultural, a apresentação configura-se como um intercâmbio musical: o grupo belga vem ao Brasil em 2014 e, em 2015, é a vez de o Projeto Guri tocar na Bélgica.

Para assistir aos eventos é preciso retirar o ingresso (gratuito) com uma hora e meia de antecedência, no local da apresentação.

Serviço

 

Projeto Guri e Groupe Percussions de Tournai em Ourinhos

Data:  07/08, quinta-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Miguel Cury

Endereço: Rua Nove de Julho, 496 – Ourinhos

Capacidade: 537 lugares

Entrada gratuita: retirar ingresso no dia da apresentação, com uma hora de antecedência.

 

Projeto Guri e Groupe Percussions de Tournai em São Paulo

Data:  08/08, sexta-feira

Horário: 21h

Local: Auditório Ibirapuera – Itaú Cultural

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 1/2 – São Paulo

Capacidade: 806 lugares

Entrada gratuita: retirar ingresso no dia da apresentação, com uma hora e meia de antecedência.

 

tournai

 

Postagens relacionadas