Projeto Guri recebe workshops da Yamaha Musical


Em parceria inédita com a Yamaha Musical do Brasil – multinacional japonesa de instrumentos musicais –, o Projeto Guri realizou, na última semana, diversos workshops musicais voltados para seus alunos, educadores e supervisores educacionais das cidades de São Carlos, Ribeirão Preto, Garça, Presidente Prudente, Sorocaba, Avanhandava e Itapeva.

workshop_yamaha_avanhandava (3)Ao todo, cerca de 300 integrantes do Guri puderam participar de doze oficinas práticas, que envolveram modalidades como: regência, manutenção de instrumentos, piano, clarinete, tuba, sax, trombone e flauta. Oito músicos que atuam nos principais conservatórios brasileiros e internacionais, que são também clinicians do programa Sopro Novo Yamaha, ministraram as aulas. São eles: o saxofonista Erik Heimann Pais, a pianista Miriam Braga, a maestrina Mônica Giardini, o trombonista Marcelo BamBam, a flautista Marília Gabriela Gimenes, a clarinetista Marisa Takano Lui, o tubista Albert Savino Khattar, e o técnico do Ateliê de Sopro da Yamaha Musical do Brasil, Araken Busto.

“Essa é uma ótima oportunidade de manter alunos, educadores e supervisores do Guri em contato com profissionais de alto nível. Já contamos com a parceria da Yamaha para a compra de instrumentos para o Projeto e estamos estendendo essa importante relação. Trata-se de um intercâmbio técnico musical muito engrandecedor”, avalia Ari Colares, gerente artístico da Amigos do Guri.

Com início em 21 de julho, em São Carlos, as oficinas seguiram até o dia 25 de julho, com o último workshop em Itapeva.  Por meio do apoio da prefeitura local, o município de Avanhandava, na região de Araçatuba, recebeu três oficinas, de trombone, saxofone e piano, no dia 24 de julho. Ao término das atividades, os músicos colaboradores da Yamaha se reuniram na Câmara Municipal da cidade para realizar um recital inédito e gratuito, para a população local. Juntos, o trombonista Marcelo Bambam, o saxofonista Erik Heimann Pais e a pianista Miriam Braga executaram um repertório erudito, composto por peças como “Xaxando no Cerrado” (Fernando Morais), “Três Miniaturas Para Saxofone Soprano e Piano” (Liduíno Pitombeira), “Sonata para trombone e Piano” (Eric Ewazen. – I. Movimento) e Sang Till Lotta (Jan Sandstrom), entre outras.

A Yamaha Musical também apoiou o Festival Imagine Brazil, uma competição internacional de música voltada para jovens de 13 a 21 anos, que foi organizado pela primeira vez no Brasil, em 2015, pela Amigos do Guri. Clique aqui e saiba mais sobre esta grande parceria!

 

Postagens relacionadas