Guri Consciente: alunos participam de atividades em prol do meio ambiente


plantio em Sorocaba 2

Alunos do Guri plantam árvores em Sorocaba

Quando o assunto é meio ambiente, pequenas mudanças e atitudes tomadas no cotidiano podem fazer uma grande diferença. Focando nesse conceito, o Projeto Guri iniciou uma série de tarefas com os alunos dos polos do interior e litoral paulista, para orientá-los sobre a importância do cuidado e prevenção da natureza a fim de minimizar os impactos para futuras gerações.

As ações integram as atividades socioeducativas do Guri Consciente, programa que desperta a consciência social de crianças e jovens, e é inspirado em quatro pilares: cidadania e direitos; meio ambiente e sustentabilidade; saúde; ética e diversidade.

Maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri realiza, no mês de maio, ações que vão desde o plantio de mudas até palestras sobre as definições de resíduos secos (recicláveis) e orgânicos, além de conversas nas salas de aula sobre o destino correta de itens como pilhas, baterias e óleo de cozinha usado.

Abaixo, confira a programação para os próximos dias:

Polo Nova Luzitânia
Data: 23 de maio
Horário: 15h30
Local: Polo Nova Luzitânia
Endereço: Rua Ernesto Cavalin, 1617, Centro – Nova Luzitânia/SP
Programação: Palestra com o tema “Meio Ambiente e Reciclagem” e apresentação dos alunos com uma paródia sobre a natureza.

Polo Ipiguá
Quando: 29 de maio
Horário: às 9h e às 15h
Local: Unidade Básica de Saúde (UBS) Luis Fachin Ipiguá
Endereço: Rua Geraldina Dutra Salvador, 700, Conjunto Habitacional Divino Sebastião Moreira – Ipiguá/SP
Programação: Oficina de conscientização sobre descarte correto do lixo e apresentação dos alunos do Polo Ipiguá.

Polo Cachoeira Paulista
Quando: 23 de maio
Horário: 15h30
Local: Parque Ecológico Nelson Lorena
Endereço: Rua Silva Caldas, s/n°, Centro – Cachoeira Paulista/SP
Programação: Visita ao Parque Ecológico Nelson Lorena com o propósito de orientar sobre o quanto a preservação do meio ambiente interfere diretamente na qualidade de vida.

Polo São Simão
Quando: 04 de junho
Horário: 14h
Local: Polo de São Simão
Endereço: Rua Mario Meirelles dos Santos, 220, Centro – São Simão/SP
Programação: Apresentação dos alunos do polo cantando “O Cio da Terra”, de Milton Nascimento e Chico Buarque. Palestra com o Coordenador Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de São Simão, Marcos Gonçalves, sobre o tema “Agricultura familiar”. Posteriormente, gestores e educadores, alunos e seus familiares plantarão mudas de árvores e hortaliças no terreno do polo.

Polo Rubiácea
Quando: 27 de maio
Horário: 09h30
Local: Polo Rubiácea
Endereço: Avenida Mário Rolim Teles, 489, Centro – Rubiácea/SP
Programação: Palestra sobre o tema “O que é o Meio Ambiente?”; apresentação de dança e música; exibição dos instrumentos e brinquedos produzidos com materiais recicláveis.

Polo Piacatu
Quando: 13 de maio
Horário: 14h
Local: Polo Piacatu
Endereço: Rua Angelo Fulini, 260, Centro – Piacatu/SP
Programação: Palestra sobre o tema “Meio Ambiente”, com o intuito de orientar os Guris com relação à preservação ambiental e importância do descarte correto do lixo.

Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.

Parceiros Locais: Prefeitura Municipal de Luzitânia, Ipiguá, Cachoeira Paulista, São Simão, Rubiácea e Piacatu.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Postagens relacionadas