As Piracicabanas e o Grupo de Referência de Piracicaba se unem na série Guri Convida


as piracicabanas - home

As Piracicabanas

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – promoverá um encontro entre a Orquestra de Viola Caipira “As Piracicabanas” e o Grupo de Referência de Piracicaba – Coro, no dia 15 de outubro, às 19h30, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba. A apresentação faz parte do Guri Convida, série de concertos que proporciona a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes.

O Guri Convida mantém a essência de cada Grupo de Referência. Há um repertório escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as peculiaridades dos jovens, com o objetivo de ampliar e aprofundar os conhecimentos e experiências musicais de todos.

O programa da Orquestra reúne músicas como “Disparada”, “Triste Berrante”, “Chora Viola”, “Mercedita” e “Cuitelinho”. Enquanto o Grupo de Referência de Piracicaba prepara um medley, arranjado pela educadora Vanessa Zambão e pelo pianista Vinícius Leite, com as peças “Madrugada Piracicabana”, “Festa do Divino”, “Moreninha Meu Amor”, “Hino Popular do XV”, “Samba Lenço”, “Samba de Umbigada”, “Hino de Piracicaba” e “Rio de Lágrimas”.

Juntas, as duas orquestras tocarão “Fantasia Sertaneja” (de Tasso Bangel). A missão de harmonizar os dois grupos ficará por conta da educadora e regente Marcela Costa. “A apresentação destaca a cultura e nossa genuína música caipira. Da moda de viola ao sertanejo, mostraremos a evolução ao longo do tempo, evidenciando a cidade de Piracicaba nesse cenário”, pontua a violeira.

Os Grupos de Referência são compostos por orquestras, cameratas e bandas espalhados por diversas cidades do Estado de São Paulo, com jovens de 12 a 21 anos em estágio avançado de aprendizagem.  Todos os 13 Grupos serão contemplados com convidados especiais.

Serviço: Guri Convida com Orquestra de Viola Caipira “As Piracicabanas”
Quando: 15 de outubro
Horário: às 19h30
Local: Teatro Municipal Erotides de Campos
Endereço: Av. Maurice Allain, 454 – Parque do Engenho Central, Piracicaba
Entrada gratuita e aberta ao público

Piracicaba 3

Grupo de Referência Piracicaba – Coro
Com vozes juvenis masculinas e femininas, o grupo vem se aprimorando na formação e desenvolvimento de repertório diversificado, a partir de propostas de coro cênico, que inclui elementos de dança e teatro. Dentre os trabalhos realizados destaca-se a gravação em estúdio e videoclipe da música “Amor e Ijexá”, com Zeca Baleiro, em 2016; o Concerto “Sol, lá, Cidade”, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba – OSP, em 2017; a construção do musical “Duetos, Canções e Momentos”, em 2017; e a participação no workshop de improvisação vocal com a cantora norte americana Audrey Shakir, também em 2017. O grupo dedica-se também ao projeto de cultura local “Sons da Terra” apresentado no auditório do Masp, em junho de 2018, durante a abertura do Seminário Internacional For All, organizado pela Amigos do Guri em parceria Jeunesses Musicales Internacional (JMI).

Orquestra de Viola Caipira “As Piracicabanas”
Formada por 20 integrantes, a orquestra surgiu de um projeto desenvolvido pela Escola de Música Momento Musical, em setembro de 2010, com o objetivo de incentivar e cultivar a música de raiz. A viola caipira é foco das melodias que tratam de temas regionais como regência e arranjos da violeira e professora Marcela Costa.

O Grupo de Referência de Piracicaba – Coro tem o patrocínio da empresa Catho.

Parceiro local: Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.

 

Postagens relacionadas