ÚLTIMOS DIAS: matrículas para os polos do interior e litoral seguem até sexta (4/3)


Regional Araçatuba - Polo Clementina 1 - percussão - crédito Danubia Viana - recorte 2

Aula de percussão no Polo Clementina
crédito Danubia Viana

A matrícula para novos alunos e alunas do Projeto Guri está sendo realizada desde o dia 7 de fevereiro e segue até o dia 4 de março de 2022 nos polos de ensino do interior e litoral do Estado.

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura – dispõe de 338 polos distribuídos em 282 municípios e oferece cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos incompletos.

O processo é realizado de modo presencial na maioria das unidades. Em alguns polos, na impossibilidade de receber a comunidade no momento, haverá cadastro de interesse de modo online. Assim, antes de sair da casa, é indicado confirmar por e-mail ou telefone qual o sistema de inscrição (presencial ou virtual) está em vigor no polo de sua preferência.

Nos dois casos, as inscrições são realizadas por ordem de chegada.

Os endereços e horários dos polos estão  no site do Projeto Guri.

Para participar do Projeto Guri não é preciso ter conhecimento prévio em música, nem possuir instrumento musical.

Informações importantes:

  • No formato de matrícula presencial, o responsável do candidato deve ir ao polo com os seguintes documentos: RG ou Certidão de Nascimento do candidato, RG do responsável, comprovante de matrícula no ensino regular e comprovante de endereço.
  • No formato de cadastro de interesse online, o responsável preenche o formulário no site e aguarda a confirmação por e-mail do número de matrícula e das instruções de acesso ao Portal do Aluno.
  • Nos dois formatos, após a confirmação da matrícula, o aluno acessa o Portal do Aluno, anexa os documentos solicitados. O preenchimento do Questionário Social também é parte integrante do processo de ingresso;
  • Sobre a idade, é preciso ter de 6 a 17 anos e 11 meses até o dia 1º de março, para alunos ingressantes no primeiro semestre; e até o dia 1º de setembro para ingressantes no segundo semestre.
    • Tabela com a faixa etária mínima para ingresso em cada curso:
    • Tabela de faixa etária por curso (atualizada em 2021)
    • As faixas etárias ao lado indicam as idades apropriadas para o início em cada curso considerando razões de caráter pedagógico.

Aulas no Projeto Guri

O início das aulas depende do retorno de cada polo e da data de matrícula. Assim, é preciso aguardar o contato da coordenação do polo.

As aulas devem ocorrer de modo presencial,  de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Governo do Estado de São Paulo  e a autorização prévia de cada  cidade. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade.­­­­­­­­­­­­­­­

Confira as vagas por regional:

REGIONAL ARAÇATUBA

REGIONAL ITAPEVA

REGIONAL JUNDIAÍ

REGIONAL MARÍLIA 

REGIONAL PRESIDENTE PRUDENTE

REGIONAL RIBEIRÃO PRETO

REGIONAL SÃO CARLOS

REGIONAL SÃO JOSE´DOS CAMPOS

REGIONAL SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

REGIONALSOROCABA

REGIÃO DO LITORAL E VALE DO RIBEIRA

 

Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 60 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Todos os polos de ensino são geridos pela Santa Marcelina Cultura. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 900 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Postagens relacionadas