Último dia de inscrição para intercâmbio na Noruega, Malawi e Moçambique


MOVE 2017 - slide

Programa MOVE reúne intercambistas de diversos países

De 15 a 25 de maio, alunos, ex-alunos, educadores e supervisores concorrem a seis vagas

Em 2017, o intercâmbio MOVE vai crescer. Promovido no Brasil pela Amigos do Guri – organização social que faz a gestão do Projeto Guri no interior e litoral do estado de São Paulo – o programa de bolsas de estudos passa agora a contemplar três países: além da Noruega e do Malawi, que já recebiam os brasileiros, Moçambique entra no roteiro. As vagas também aumentaram: os selecionados, que eram quatro, serão seis; com dois enviados para cada localidade.

As inscrições para essa nova etapa do programa ocorrem entre 15 e 25 de maio. Candidatos devem ser alunos, ex-alunos, educadores ou supervisores educacionais do Projeto Guri, com idades entre 18 e 25 anos. Aqueles que forem escolhidos terão a oportunidade de trabalhar como voluntários em projetos musicais, sociais e culturais, como workshops, festivais, competições e capacitações nesses países. Mais uma novidade da atual edição é o tempo de estadia, que foi estendido de seis para dez meses, ampliando assim o período de vivência e aprendizagem desses jovens no exterior.

Para concorrer às vagas, os candidatos devem comprovar sua participação/atuação no Projeto Guri por pelo menos 18 meses. A seleção terá duas etapas: na primeira, os interessados devem fazer sua inscrição online. Após uma pré-seleção da comissão julgadora, 14 semifinalistas serão chamados para uma etapa presencial (os selecionados receberão uma convocação no dia 26 de maio. A divulgação ocorrerá também no site e redes sociais do Projeto Guri).

Na sede do Guri, nos dias 30 e 31, eles serão submetidos a uma entrevista e testes, nos quais serão avaliados, segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação e atributos pessoais. No dia 1º de junho, serão anunciados os seis escolhidos que embarcarão em agosto para o intercâmbio de 10 meses.

Musicians and Organizers Volunteer Exchange (MOVE) é um programa de intercâmbio criado pela JM Norway, membro da JMI – Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países), em parceria com a instituição musical Music Crossroads, do Malawi e de Moçambique. Seu objetivo é o desenvolvimento da prática musical internacional.

Oito jovens brasileiros já participaram do intercâmbio entre essas instituições. Jassá Aquino e Aydan Schmidt visitaram a Noruega no primeiro semestre de 2016, período em que os colegas Eduardo Scaramuzza e Ananda Miranda estiveram no Malawi. Em 2017, a Noruega recebe Guilherme dos Santos e Thales Simões Martins; no Malawi estão Elias de Oliveira Junior e Vitor Lyra Biagioni. Os bolsistas partiram em janeiro e retornam para o Brasil em julho.

Membro da JMI desde 2012, a Amigos do Guri também já recebeu os intercambistas do MOVE. Na primeira edição do intercâmbio, em 2016, a Regional São Carlos, no interior do estado, acolheu dois jovens músicos noruegueses (Ellen-Martine e Nikolai Gmachl-Pammer) e dois moçambicanos (Lalah Mahigo e Vando Infante). Atualmente, estão no país os noruegueses Sandra Skroedal e Ole Berget, e os moçambicanos Engristia Irina e Tiger Massuco.

 

Regulamento: confira aqui o regulamento e a lista com os documentos e materiais necessários para a inscrição.

Inscrições: baixe aqui o formulário de inscrição, preencha e envie para o e-mail para o move.intercambio@projetoguri.org.br.

 

Confira o clipe da música Happy Family:

 

 

Postagens relacionadas