Guri de Franca ganha espaço moderno com apoio da ACIF e investimento da Arteris


Fachado do prédio onde funcionará o Polo ACIF Franca

Alunos e alunas do Polo ACIF Franca (foto) têm mais um motivo para desejarem o retorno das aulas presenciais: um prédio moderno, no centro da cidade (Av. Dr. Hélio Palermo, 2.770), que dispõe até de elevador! Uma conquista que resultou do empenho e consciência social. A esperança de novos (e bons) tempos.

Mantida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, a gestão do Projeto Guri no município de Franca é um modelo assertivo de operação conjunta entre poder público e iniciativa privada. O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo – entra com profissionais, expertise e suporte técnico. A ACIF – Associação do Comércio e Indústria de Franca oferece o prédio (infraestrutura e manutenção completa, materiais de escritório e custos das viagens educacionais) e a Arteris dá o aporte financeiro para cobrir parcialmente as despesas da unidade (com os recursos humanos). Um sistema no qual cada um faz sua parte, em prol da comunidade.

O novo espaço possui amplo ambiente para ensaios dos grupos e pequenas apresentações ao público, salas específicas para acervo e acolhimento dos alunos, área de convivência para as famílias, sistema de monitoramento em vídeo em todas as áreas, interfone para atendimento externo, internet, elevador, cozinha, pisos acessíveis e banheiros nos dois pisos, entre outros benefícios.

“Em diálogos com a ACIF, abordamos as dificuldades físicas que vínhamos tendo quanto ao espaço atual, o qual não mais atendia às necessidades dos nosso Guris. Ao longo dos anos, as vagas e cursos aumentaram no Polo e o espaço ficou pequeno. Além disso, tínhamos dificuldades para cumprir às diretrizes educacionais com relação às práticas de conjunto que unem integrantes de diversos naipes. E fomos prontamente acolhidos, tendo o respaldo da Associação para que pudéssemos encontrar um ambiente que proporcionasse segurança e comodidade aos alunos, alunas e equipe”, disse Milena Mello, gerente administrativa do Guri em Regional Ribeirão Preto, área em abrange 38 polos da região, como a unidade de Franca.

O Polo Franca foi fundado em 2002 e funciona de modo integral, de segunda a sexta, o polo tem capacidade para 826 Guris, em turmas no período da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 18h), e oferece os cursos de cordas dedilhadas (cavaco, violão, viola caipira), percussão e bateria, cordas agudas (viola e violino), cordas graves (violoncelo, contrabaixo), musicalização infantil, iniciação musical e coral, teclado, piano, madeiras (clarinete, flauta transversal, saxofone) e metais (eufônio, trombone, trompete e tuba). E inclui também o Grupo de Referência de Franca – Camerata de Cordas Dedilhadas, conjunto para alunos em estágio avançado de aprendizagem na região de Ribeirão Preto. São alunos de 6 a 18 anos (até os 21 anos no Grupo de Referência).

E ainda dispõe de algumas vagas!!! No site você encontra as oportunidades disponíveis e faz a inscrição de interesse http://www.projetoguri.org.br/matricula2021/. Também há vagas para o processo seletivo complementar do Grupo e Referência, para alunos e ex-alunos, no qual todos os integrantes recebem bolsa-auxílio.  http://www.projetoguri.org.br/acontece/grupos-de-referencia-processo-seletivo-complementar-para-as-vagas-remanescentes/.

“O Projeto Guri cumpre um importante papel social em nossa cidade e, desde 2005, a ACIF atua como mantenedora da iniciativa, na cidade de Franca. Atendendo a mais de 800 alunos por semestre, entendemos a necessidade de se investir em um novo espaço, agora mais adequado às necessidades dos alunos, com estrutura de escola, contando com salas de aula e espaços de convivência. Esperamos que o projeto cresça e possa atender, no futuro, ainda mais crianças e jovens”, disse Tarciso Bôtto, presidente da ACIF.

Seguindo os protocolos de saúde, as aulas continuam de modo remoto, mas a expectativa de retorno é muito grande. “Era um sonho oferecer um espaço amplo, arejado, acessível e inclusivo para todos. A mudança proporcionará a visibilidade do programa na cidade destacando a excelência educacional e o desenvolvimento humano. A ACIF é hoje uma parceira excelente para o Projeto Guri, demonstrando preocupação e interesse constante com o bem-estar e a segurança da nossa equipe, das crianças e suas famílias. O Projeto Guri está muito contente e, assim que possível, irá comemorar com música para a comunidade”.

Retorno presencial

O retorno presencial deverá ocorrer de maneira progressiva, atendendo à deliberação do Plano de Retomada Consciente do Governo do Estado de São Paulo  e a autorização prévia de cada uma das cidades. As famílias receberão as informações necessárias com antecedência, cientes de que todas as medidas de segurança estão sendo tomadas, visando a saúde e o bem-estar dos Guris, familiares, empregados, empregadas e comunidade. 

O Polo ACIF Franca está localizado na avenida Dr. Hélio Palermo, 2.770, Centro, Franca/SP. 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; WestRock; Bayer; Novelis; Arteris; CSN; EMS; Grupo Maringá; NovAmérica Agrícola; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; VALGROUP; Raízen; BTP; Caterpillar; Cipatex; Faber-Castell; Supermercados Rondon; CNH Capital; Instituto 3M; Louis Vuitton; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Enel; Pirelli.

Patrocinador Musicou – Sustenidos: CTG Brasil; Grupo Maringá; SulAmérica.

Patrocinador Som na Estrada – Sustenidos: Supermercados Tauste; Sky; Glovis; Supermercados Rondon.

Patrocinador Imagine Brazil e Ethno Brazil – Sustenidos: Sky e Supermercados Tauste.

Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA.

Sobre o Projeto Guri: mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos no curso de luteria, nos Grupos de Referência e nos polos da Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 850 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos: Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pelos programas Projeto Guri, Som na Estrada, Musicou e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); pelos festivais Ethno Brazil e Imagine Brazil; e pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí. No Projeto Guri desde 2004, é responsável pela gestão do programa de ensino musical no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.

 

Postagens relacionadas