Projeto Guri faz apresentação inédita na Festa das Nações de Lorena


O Projeto Guri participa de apresentação musical gratuita na Festa das Nações de Lorena – realizada pela Secretaria de Cultura do município -, no dia 11 de setembro, às 19h. Na ocasião, alunos do Grupo de Referência do Coro de Lorena (patrocinado pelas empresas Capitale Energia e Catho), educadores de canto coral e auxiliares artístico-pedagógicos de polos de ensino do Guri da região de São José dos Campos se unem para executar um repertório bastante eclético, baseado na MPB e em canções internacionais, além de criações desenvolvidas durante o curso.

Resultado de quatro dias de oficinas práticas com a educadora musical Katherine Zeserson, a apresentação reflete a troca de experiências entre a inglesa, especialista em canto coral, e os alunos do Grupo de Referência do Guri, de Lorena. Essa é a primeira vez que ela tem contato com o projeto de educação musical na região. “Trata-se de uma oportunidade única para trabalhar a criatividade, a musicalidade, além de questões técnicas e de liderança. Katherine tem trajetória reconhecida no cenário educacional e musical, e acreditamos que o resultado final será bastante enriquecedor”, avalia Claudia Freixedas, diretora educacional da Amigos do Guri, organização social de cultura que faz a gestão do Projeto Guri no interior, litoral e Fundação CASA.

Entre os dias 8 e 11 de setembro, Zeserson ministrará workshops para os alunos do Coro de Lorena, incluindo educadores da regional e alunos do polo de ensino de Lorena (patrocinado pela SKY). Convidada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para uma série de ações com as organizações sociais que fazem a gestão de projetos culturais em todo o estado, incluindo a Amigos do Guri, a educadora fará seminários e oficinais criativas até o final de setembro no país. Zeserson está realizando, por exemplo, aulas inéditas de musicalização, voltadas para adolescentes mães e gestantes que cumprem medidas socioeducativas no polo de ensino do Projeto Guri inserido no centro Chiquinha Gonzaga da Fundação CASA.  A iniciativa dará início a um novo curso do Guri dentro deste centro, com a proposta de introduzir cantigas, jogos e brincadeiras para estreitar o vínculo entre mãe e bebê.

Outras ações desenvolvidas pela educadora com alunos do Projeto Guri do interior e litoral são: aulas de improvisação corporal e vocal com alunos de violão do Polo Itanhaém; oficinas sobre liderança com alguns alunos da Orquestra do Guri de Jundiaí (também patrocinada pelas empresas Capitale Energia e Catho) e seminário para educadores.

 

Sobre o Grupo de Referência de Lorena – Coro

Grupo formado por 30 vozes, divididas entre os naipes de soprano, contralto, tenor e baixo, sob regência da musicista Nair Cavaterra. O Coro do Projeto Guri apresenta um repertório variado, mesclando canções populares e peças eruditas, transitando entre esses universos, explorando peculiaridades inerentes a cada um deles. Com sua participação no cenário musical local, este coro é um referencial de qualidade artística na região de São José dos Campos.

Dentre as apresentações do grupo, se destaca o concerto com o maestro uruguaio Pablo Trindade, em outubro de 2012, e a participação no espetáculo Lendas Amazônicas, apresentado em Campinas, em 2013, e em São Paulo, 2014 e 2015.

 

 

Serviço – Apresentação Grupo de Referência de Lorena na Festa das Nações

Data: 11/09, 6ª feira
Local: Praça da Baroneza de Santa Eulália s/nº, em frente à Igreja da cidade e casa de Cultura
Horário: 19h
Aberto ao público e gratuito

 

Postagens relacionadas