Projeto Guri e Zeca Baleiro lançam clipe ‘Amor e Ijexá’


zeca baleiro

Zeca Baleiro grava ‘Amor e Ijexá’

A faixa foi composta em comemoração aos 21 anos do programa que oferece cursos gratuitos de iniciação musical e instrumentos a crianças e jovens

O Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – convidou o premiado cantor maranhense, Zeca Baleiro para participar da comemoração de seus 21 anos de uma forma muito especial. Indicado ao Grammy Latino sete vezes, Zeca escreveu a música Amor e Ijexá especialmente para celebrar a maioridade do programa, que já beneficiou mais de 600 mil jovens em seus mais de 400 Polos distribuídos pelo Estado (interior, capital, Fundações Casa e litoral). O videoclipe teve a codireção de cinco alunos do Projeto Guri, Joyce Mamedio Zacharcuk, 11 anos, Flávio Cervekow Pacelli Azzola de Souza, 11, David Cauã de Campos Barros Manuel, 11, Davi Souza Heg de Oliveira, 12 e Marina Vieira Garcia, 13.

Segundo Baleiro, a música faz uma miscelânea de vários ritmos de matizes africanos. “Foi uma alegria imensa estar com os meninos, conversar com eles, contar histórias, sentir o prazer e a dignidade que a música pode proporcionar a todos. É uma experiência que enche nosso coração de esperança”.

Com a produção da Zoe Films e codireção dos alunos, o projeto teve inicio com o convite para que as crianças com perfil criativo e participativo dos polos de Sorocaba e Jundiaí se candidatassem para as vagas de codiretores mirins. A partir disso os alunos dos dois polos puderam votar nos colegas que gostariam de ver participando da gravação. O grupo escolhido inventou a saga de dois amigos de infância, Zeca e Baleiro, que tiveram destinos diferentes. O clipe une a história dos personagens, desenhos sugeridos pelas crianças e cenas gravadas no estúdio Gargolândia, referência em música instrumental e MPB.  O Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica e Coro de Piracicaba também participaram das filmagens.

A Diretora Executiva do Projeto Guri, Alessandra Costa, comenta a participação das crianças na codireção do clipe, “Eles idealizaram toda a história e acompanharam cada etapa de produção, desde a criação do roteiro e gravação. Planejaram em desenhos, atuaram, dirigiram e supervisionaram todo o processo criativo.  Temos certeza que foi uma experiência inesquecível, ficamos muito felizes de proporcionar essa oportunidade aos nossos Guris e orgulho do resultado final ”.

O clipe Amor e Ijexá está disponível nas mídias sociais do Guri e será veiculado em eventos comemorativos ao longo de 2016, incluindo o show especial dos 21 anos do Projeto Guri, dia 2 de dezembro, na capital paulista.

 

Confira aqui o clipe:

 

 

Postagens relacionadas