Projeto Guri distribui livros didáticos em Braille


Após um grande esforço e trabalho de capacitação junto aos profissionais da Amigos do Guri – educadores e supervisores educacionais –, para a utilização e desenvolvimento de ferramentas e técnicas que enriqueçam o aprendizado de alunos com deficiência visual, finalmente chegou a hora do “colocar em prática”.

Aluna Danielle recebendo seu livro didático em brailleNos últimos meses, oito alunos cegos totais, de diferentes polos de ensino do Guri no interior e litoral do estado de São Paulo, receberam livros didáticos em Braille, que seguem o mesmo modelo dos livros entregues em anos anteriores aos alunos sem nenhum tipo de deficiência.

Em Nova Odessa (região de Jundiaí), com a parceria do CPC – Centro de Prevenção à Cegueira, o polo do Guri na cidade realizou uma atividade socioeducativa, cujo objetivo era trabalhar com alunos e pais a deficiência visual, mostrando todo trabalho desenvolvido no centro e qual a importância disso para uma maior integração dos deficientes atendidos. Na ocasião, foi feita a entrega do Material Didático em Braille de Canto Coral para a aluna Danielle Vilas Longhini, facilitada pela equipe.

“Juntamente com a coordenação do CPC, conversamos com a aluna e sua mãe, e com todo o grupo presente, sobre a importância do material, além de apresentar suas particularidades. Todos despertaram grande curiosidade e interesse. Por iniciativa própria, os alunos se comprometeram a acompanhar mais de perto as atividades com a Danielle”, disse Taynã, Coordenadora do Polo Nova Odessa (patrocinado pela CCR AutoBAn).

Em Presidente Venceslau, quem foi beneficiado com esta ação de inclusão foi Igor Cappi Freitas, aluno do curso de violão, que recebeu seu material didático pelo Supervisor Educacional de Cordas Dedilhadas da Regional do Guri em Presidente Prudente, Flávio Corazza.

Na Regional de São José do Rio Preto, o Supervisor Leandro Morais acompanhou de perto as entregas feitas aos alunos dos polos de Ouroeste, Santa Adélia, Severina e Nova Granada. “Durante todo o processo, desde a capacitação em São Paulo com o Fábio, até a chegada dos livros e o contato com os alunos e educadores, obtive uma grande evolução pedagógica. A Amigos do Guri está caminhando para uma referência CONCRETA de ensino coletivo de música e inclusão de verdade”, concluiu Leandro.

 

Postagens relacionadas