Projeto Guri amplia programa de empréstimo de instrumentos musicais no interior e litoral do estado


Polos de ensino do Projeto Guri no interior e litoral do estado têm recebido, nos últimos meses, novos instrumentos destinados à expansão do Programa de Empréstimos de Instrumentos, que possibilita aos alunos do Projeto levar o instrumento para estudar em casa – fundamental para o aprimoramento técnico musical. Ao todo, foram adquiridos 3.980 instrumentos, dos quais 3.042 já estão disponíveis nos polos de ensino para empréstimo.

A iniciativa deve elevar o número de beneficiados pelo programa de mil para mais de quatro mil alunos. Antes, somente os guris dos Grupos de Referência (que concentram alunos em estágio mais avançado de aprendizado, escolhidos por processo seletivo) tinham acesso aos empréstimos. Por meio desta ampliação, outras turmas também poderão levar instrumentos para estudar fora da sala de aula.

aluno polo rincão 1Mais de 300 municípios já foram contemplados, nas regiões de Araçatuba, Sorocaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Itapeva, Litoral Sul, Jundiaí, Ribeirão Preto, Marília, Presidente Prudente e São Carlos. Entre eles, está Rincão, que recebeu violões para empréstimo aos alunos da turma de nível avançado. A mãe de um deles ficou muito feliz, assim como o próprio aluno, e agradeceu ao Guri por oportunizar essa ação na vida do filho, já que ela não tem condições de adquirir um violão. “Com o empréstimo, ele vai aumentar ainda mais seu comprometimento e assiduidade com as aulas do Projeto”, disse.

Em São José do Rio Preto, por exemplo, cerca de 240 instrumentos já foram emprestados, do total de 256 disponíveis, um aproveitamento de 93%. Araçatuba e Itapeva seguem o mesmo ritmo, com 261 (90%) e 180 (78%) empréstimos realizados, seguidos por Sorocaba (181 empréstimos, ou 77%), Marília (274, ou 75%) e São Carlos (225, ou 74%). Até o momento, já são mais de 1.900 instrumentos emprestados, entre violinos, violas clássicas, violão, flautas, clarinetes, trompete, trombones e outros.

Fruto do programa “Toca Mais, Guri” – lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2014 –, a ampliação do programa de empréstimos é uma das novidades do Projeto Guri no interior e litoral para 2015, que ainda contemplam a instalação de cursos novos de luteria, a ampliação do Bloco do Guri (para festividades do Carnaval) e a aquisição de acessórios novos e instrumentos para o ensino em sala de aula. “Com estas novas ações, o Projeto Guri passa a estar cada vez mais presente fora das salas de aula, levando música às casas dos alunos e aos espaços públicos das cidades”, afirma Alessandra Costa, diretora executiva da Amigos do Guri, responsável pela gestão dos polos no interior e litoral.

 

 

Postagens relacionadas