Intercâmbio para Malawi, Moçambique e Noruega está com inscrições abertas


MOVE 2020

Intercambistas participam do festival Nkhotakota, no Malawi

Em agosto de 2020, até seis jovens músicos, de 18 a 25 anos de idade, irão para a Noruega, Malawi e Moçambique como participantes de um intercâmbio internacional promovido pelo Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) em parceria com a Sustenidos Organização Social de Cultura. As inscrições serão realizadas de 17 de fevereiro a 23 de março, até às 12h, pelo site http://www.sustenidos.org.br .

Poderão se inscrever, Guris e ex-Guris, além de profissionais da Sustenidos, gestora de polos do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro mantido pelo Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Nos três países, os jovens selecionados permanecerão por 10 meses e terão a oportunidade de atuar como voluntários em projetos musicais, sociais e culturais – como festivais, competições e capacitações.

O Move (Musicians and Organizers Volunteer Exchange) é um programa de intercâmbio e voluntariado entre as organizações musicais JM Norway, Music Crossroads Malawi, Music Crossroads Moçambique e Sustenidos, membros da Jeunesses Musicales International (associação sediada na Bélgica que reúne diversas organizações musicais em cerca de 70 países). Desde 2015, esta iniciativa já beneficiou 26 jovens brasileiros e 26 jovens estrangeiros.

O programa, custeado pelas forças de paz da Noruega (Fredskorpset – FK Norway), envia jovens dos países participantes para intercâmbios com o intuito de desenvolver novas habilidades individuais, interpessoais e culturais, ampliando e enriquecendo também as referências das comunidades onde eles desenvolvem projetos e atividades transformadoras.

Para concorrer é necessário:
_ Ser aluno, ex-aluno e educador do Projeto Guri do litoral ou interior ou profissional da Sustenidos, com participação/atuação comprovada de pelo menos 18 meses;
_ Ter no mínimo 18 anos e no máximo 25 anos (completos em fevereiro de 2020);
_ Comprovar atuação no âmbito da música por meio de carta de recomendação do empregador, do educador ou da instituição de música que frequenta;
_ Apresentar a documentação exigida;
_ Enviar o vídeo onde o candidato se apresenta e mostra seu conhecimento musical (performance);
_ Possuir conhecimento do idioma inglês.

Os candidatos passarão por uma pré-seleção, seguida de uma entrevista e testes, nos quais serão avaliados segundo os seguintes critérios: responsabilidade, habilidade musical, comunicação, atributos pessoais etc.

Inscrição: os interessados devem preencher o formulário, disponível no site da Sustenidos durante o período de inscrição, e enviar os documentos e materiais solicitados pela instituição. Mais informações http://www.sustenidos.org.br/ . Em caso de dúvidas, envie seu e-mail para move.intercambio@sustenidos.org.br

Acesse o formulário aqui.

Confira aqui o regulamento.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 810 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Sustenidos

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: http://www.sustenidos.org.br/pessoa-fisica/.