Profissionais que atuam no Guri estão no MIA – Festival de Música Instrumental


O MIA – Festival de Música Instrumental será realizado no mês de setembro, de 9 a 12, em Araçatuba; e de 16 a 19, em Taubaté, sob a curadoria de Ana Morena, Letieres Leite e Louise Wooley com renomados profissionais. O evento que ocorre há sete anos (em modo on line pela segunda vez) promove a conexão entre sonoridades, gerações, repertórios e ideias.

Maior festival de música instrumental do interior paulista, o MIA traça um panorama da música instrumental brasileira e reflete sobre seus lugares, mercados e caminhos, por meio do diálogo que abrange diferentes linguagens, gêneros e estilos, do jazz ao popular, passando pelo erudito, eletrônico, experimental e a improvisação.

O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Araçatuba, Prefeitura Municipal de Taubaté, Poiesis, Oficinas Culturais e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

instagram.com/OficinasCulturais

 

Destaque para as apresentações do dia 9/9, com Daniel Freitas, educador de dois polos de ensino do Projeto Guri; e o bate-papo com Jotagê Alves, nosso coordenador artístico-pedagógico.

Confira a programação:

MIA ARAÇATUBA

Apresentadores: Daniel Freitas (9/9), Talita Rustichelli (10/9), Makuin (11/9)  e Geovanna Leite (12/9)

9/9 – QUINTA-FEIRA

11h | Conversa

AQUECIMENTO MIA ARAÇATUBA

com Manu Zambon (Hojemais) e Flávia Santos (Oficina de Macacos)

Manu Zambon (Hojemais) e Flávia Santos (Oficina de Macacos) entrevistam convidados da programação de apresentações e conversas do MIA 2021. No bate-papo, eles contam como serão suas participações e quais as expectativas para o evento.

Assista em:

instagram.com/OficinasCulturais

instagram.com/HojemaisAracatuba

instagram.com/OficinadeMacacos

18h

PEDRO ANTUNES ENTREVISTA MALKA JULIETA

Pedro Antunes, jornalista, apresentador, curador e crítico, entrevista a DJ, produtora musical, pianista, guitarrista, cantora, compositora, violonista, produtora cultural e educadora Malka Julieta. Ela fala sobre sua trajetória, trabalhos e conta como foi produzir sua formação da Conexão MIA, que estreia no dia 9/9, às 21h.

Assista em:

instagram.com/PoAntunes

19h | Conversa

SOTAQUES INSTRUMENTAIS: ACORDES DE UM BRASIL DESCENTRALIZADO

com Debora Bittencourt, Flávio Santos, Jotagê Alves e Suzete Santos | Mediação: Aline Fernandes

Projeto Guri (SP), Orquestra Reggae de Cachoeira (BA), Banda Filarmônica de Cruzeta (RN) e Instituto Cultural Casa do Béradêro (PB): diálogo e troca de experiências entre artistas, gestores e responsáveis por projetos socioculturais que, desenvolvidos no Brasil profundo, transformam realidades locais e criam cenas de músicos instrumentistas em territórios fora dos grandes centros.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Acessível em Libras

21h | Apresentação Musical

CONEXÃO MIA

Cristiano Silva (bateria), Felipe Guedes (baixo), Macaxeira Acioli (percussão), Mari Santana (flauta) e Viviane Nukamoto (guitarra) | Produção Musical: Malka Julieta

Com produção musical de Malka Julieta (SP), MIA promove este encontro inédito entre os instrumentistas Cristiano Silva (bateria) e Viviane Nukamoto (guitarra), de Araçatuba (SP); Macaxeira Acioli (percussão), de Campina Grande (PB); Mari Santana (flauta), de João Pessoa (PB); e Felipe Guedes (baixo), de Salvador (BA).

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

10/9 – SEXTA-FEIRA

18h

PATRICIA PALUMBO ENTREVISTA JORDI AMORIM

A radialista Patricia Palumbo entrevista Jordi Amorim, guitarrista, baixista, arranjador e pesquisador baiano da nova geração. Ele fala sobre sua trajetória, trabalhos e conta como foi produzir sua formação da Conexão MIA, que estreia no dia 10/9, às 21h.

Assista em:

instagram.com/PatriciaPalumbo

19h | Conversa

ESTRUTURAS RÍTMICAS DA MÚSICA BRASILEIRA A PARTIR DE SUAS MATRIZES AFRICANAS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA MÚSICA ORQUESTRAL

com Clarice Assad, Letieres Leite e Maestro Forró | Mediação: Gaia Wilmer

Tendo em vista que a essência da música popular do Brasil é de matriz africana, maestros e maestrinas com trajetórias calcadas em discussões rítmicas conversam sobre sistemas e técnicas de escrita que se dão do reconhecimento da música brasileira a partir de seu fundamento rítmico menor. Do século 19 à contemporaneidade, como superar a dificuldade de uma escrita europeia para uma música que tem outra tocabilidade?

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Acessível em Libras

21h | Apresentação Musical

CONEXÃO MIA

André Rodrigues (trompete), Felipe Deleon (sax), Kleber Moreira (percussão), Rosa Garbin (trombone), Sintia Piccin (barítono) e Tiago Nunes (percussão) | Produção Musical: Jordi Amorim

Com produção musical de Jordi Amorim (BA), MIA promove este encontro inédito entre os instrumentistas André Rodrigues (trompete) e Felipe Deleon (sax), de Araçatuba (SP); Kleber Moreira (percussão), de Natal (RN); Rosa Garbin (trombone) e Sintia Piccin (barítono), de São Paulo (SP); e Tiago Nunes (percussão), de Salvador (BA).

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

11/9 – SÁBADO

18h

ALEXANDRE MATIAS ENTREVISTA ÉRICA SILVA

O jornalista Alexandre Matias entrevista Érica Silva, instrumentista, professora, arranjadora e produtora musical. Ela fala sobre sua trajetória, trabalhos e conta como foi produzir sua formação da Conexão MIA, que estreia no dia 11/9, às 21h.

Assista em:

instagram.com/TrabalhoSujo

19h | Conversa

MÚSICA INSTRUMENTAL E A EXPERIÊNCIA VISUAL

com Gustavo Bonin, Lenynha Oliveira e Walter Nazário | Mediação: Urânia Munzanz

Em um contexto de relações sociais mediadas por imagens, o elo entre música e experiência visual tem se estreitado cada vez mais. Na música instrumental, muitos projetos já são concebidos em diálogo com audiovisual e linguagens cênicas. Nesta conversa, artistas que encaram a questão visual como parte indissociável da musical trocam experiências e refletem sobre trabalhos que conectam escolhas sonoras e estéticas.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Acessível em Libras

21h | Apresentação Musical

CONEXÃO MIA

Beatriz Lima (baixo), Beatriz Marques (bateria), Érica Silva (synths e beat), Júlio Mouro (guitarra) e Lívia Mattos (sanfona) | Produção Musical: Érica Silva

Com produção musical, synths e beat de Érica Silva (PR), MIA promove este encontro inédito entre os instrumentistas Beatriz Marques (bateria) e Júlio Mouro (guitarra), de Araçatuba (SP); Beatriz Lima (baixo), de São Paulo (SP); e Lívia Mattos (sanfona), de Salvador (BA).

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

12/9 – DOMINGO

18h

TONY AIEX ENTREVISTA FI MARÓSTICA

Tony Aiex, fundador e editor-chefe do site “Tenho Mais Discos Que Amigos!”, entrevista Fi Maróstica, contrabaixista, arranjador e produtor musical. Ele fala sobre sua trajetória, trabalhos e conta como foi produzir sua formação da Conexão MIA, que estreia no dia 12/9, às 19h.

Assista em:

instagram.com/TMDQA

19h | Apresentação Musical

CONEXÃO MIA

Danielly Dantas (clarinete), João Oliveira (violão), Osvaldo Martins (bateria), Vanessa Ferreira (contrabaixo) e Vanessa Melo (clarinete) | Produção Musical: Fi Maróstica

Com produção musical de Fi Maróstica (SP), MIA promove este encontro inédito entre os instrumentistas Danielly Dantas (clarinete), de Cruzeta (RN); João Oliveira (violão), de Taubaté (SP); Osvaldo Martins (bateria), de Araçatuba (SP); Vanessa Ferreira (contrabaixo), de Guarulhos (SP); e Vanessa Melo (clarinete), de Salvador (BA).

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

19h10 | Conversa

MÚSICA, ACESSIBILIDADE E POSSIBILIDADES SENSORIAIS

com Carol Deaf, Dudé Vocalista e Felipe Monteiro | Mediação: Yzalú

Um diálogo sobre música, acessibilidade e ocupação de espaços por pessoas com deficiência, da perspectiva de quem compõe, toca e produz. Carol Deaf, flautista surda, Felipe Monteiro, consultor em acessibilidade cultural e audiodescrição, e Dudé Vocalista e Yzalú, que transformam suas deficiências físicas em ferramentas artísticas, conversam sobre seus trabalhos, inclusão e refletem sobre perspectivas de um futuro anticapacitista na música.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Acessível em Closed Caption e Libras

21h | Apresentação Musical

JOTA P. & ELIAS TETSUO UMAKAKEBA

O saxofonista João Paulo Ramos Barbosa, conhecido como Jota P., e o pianista Elias Tetsuo Umakakeba estão juntos para um duo inédito. Os artistas, nascidos no Oeste Paulista, somam suas bagagens, referências e sonoridades neste encontro provocado pelo MIA.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

 

MIA TAUBATÉ

Apresentadores: Fernanda Ventura (16/9), Júnior Guimarães (17/9), Rafinha Corrêa (18/9) e Mere Oliveira (19/9)

16/9 – QUINTA-FEIRA

11h | Conversa

AQUECIMENTO MIA TAUBATÉ

Michel Cruz (Bangue Estúdio) e Robson Couto (O Jardim Cultural)

Michel Cruz (Bangue Estúdio) e Robson Couto (O Jardim Cultural) entrevistam convidados da programação de apresentações e conversas do MIA 2021. No bate-papo, eles contam como serão suas participações e quais as expectativas para o evento.

Assista em:

instagram.com/OficinasCulturais

instagram.com/BangueEstudio

instagram.com/OJardimCultural

18h

PEDRO ANTUNES ENTREVISTA CHICO CORREA

O jornalista Pedro Antunes entrevista Chico Correa, produtor musical que já integrou os grupos Cabruêra, BaianaSystem, Totonho e os Cabra, e, atualmente, conduz o Berra Boi, Surra de Rima e Seu Pereira e Coletivo 401. Ele fala sobre sua trajetória, trabalhos e conta como foi produzir sua formação da Conexão MIA, que estreia no dia 16/9, às 21h.

Assista em:

instagram.com/PoAntunes

19h | Conversa

BRASIL É MÚSICA LATINA?

com Guga Stroeter, Jorge Ceruto e Thaís Bezerra | Mediação: Claudia Rivera

Há uma linguagem rítmica latina que não chega ao Brasil. A partir da perspectiva histórica e da formação étnica de povos latino-americanos, Guga Stroeter, o maestro cubano Jorge Ceruto e a maestrina Thaís Bezerra, mediados pela cubana Claudia Rivera, refletem sobre as diferenças e relações do batuque brasileiro perante a América Latina.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Acessível em Libras

21h | Apresentação Musical

CONEXÃO MIA

Bruno Henrique (teclado), Eddu Porto (bateria), Felipe Moreira (flauta) e Lucas Pezão (tuba) | Produção Musical: Chico Correa

Com produção musical de Chico Correa (BA), MIA promove este encontro inédito entre os instrumentistas Felipe Moreira (flauta) e Lucas Pezão (tuba), de Taubaté (SP); Bruno Henrique (teclado), de Pindamonhangaba (SP); e Eddu Porto (bateria), de São Carlos (SP).

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

17/9 – SEXTA-FEIRA

18h

PATRICIA PALUMBO ENTREVISTA IVANA GAYA

A radialista Patricia Palumbo entrevista Ivana Gaya, multiartista soteropolitana que canta, compõe, interpreta, dirige e produz. Ela fala sobre sua trajetória, trabalhos e conta como foi produzir sua formação da Conexão MIA, que estreia no dia 17/9, às 21h.

Assista em:

instagram.com/PatriciaPalumbo

19h | Conversa

MÚSICA INSTRUMENTAL E OUTROS MERCADOS

com Conrado Goys, Maria Beraldo e Rieg Rodig | Mediação: Nancy Silva

Os multi-instrumentistas e produtores musicais Conrado Goys, Maria Beraldo e Rieg Rodig, mediados pela gestora de projetos culturais Nancy Silva, conversam sobre o vasto mundo da publicidade, dos games, do cinema, das artes cênicas e das diversas trilhas por onde a música instrumental pode caminhar.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Acessível em Libras

21h | Apresentação Musical

CONEXÃO MIA

Alessandro Primata (bateria), Ana Karina Sebastião (baixo), Gisele Pilz (flauta), Ivana Gaya (arranjo base, programações e synths), Jubileu Filho (guitarra, violão e trompete) e Luis Chamis (teclado) | Produção Musical: Ivana Gaya

Com produção musical, arranjo base, programações e synths de Ivana Gaya (BA), MIA promove este encontro inédito entre os instrumentistas Alessandro Primata (bateria), de Taubaté (SP); Gisele Pilz (flauta), de Ubatuba (SP); Ana Karina Sebastião (baixo) e Luis Chamis (teclado), de São Paulo (SP); e Jubileu Filho (guitarra, violão e trompete), de Natal (RN).

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

18/9 – SÁBADO

18h

ALEXANDRE MATIAS ENTREVISTA GUIRRAIZ

O jornalista Alexandre Matias entrevista Guirraiz, DJ, produtor musical, integrante do coletivo Ferve e responsável pelo selo Oré Música. Ele fala sobre sua trajetória, trabalhos e conta como foi produzir sua formação da Conexão MIA, que estreia no dia 18/9, às 21h.

Assista em:

instagram.com/TrabalhoSujo

19h | Conversa

NFT NA MÚSICA

com Anderson Foca e Janara Lopes | Mediação: Anne Chang

Os porquês, senões e questões que envolvem a tecnologia de NFT (token não fungível, na sigla em inglês), recurso relacionado a criptomoedas e aos blockchains. Na conversa sobre o modelo de negócio que tem gerado discussões e apostas quanto ao seu potencial revolucionário e oportunizador no mercado de música digital, os convidados introduzem o tema, abordam os impactos em direitos autorais, retorno financeiro, consumo e avaliam quais as perspectivas de evolução na indústria.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Acessível em Libras

21h | Apresentação Musical

CONEXÃO MIA

Archanjo dos Santos (bateria e percussão), Bianca Santos (trompete), Gabriela Terra Deptulski (guitarra e teclado) e Lena Papini (baixo) | Produção Musical: Guirraiz

Com produção musical de Guirraiz (PB), MIA promove este encontro inédito entre os instrumentistas Archanjo dos Santos (bateria e percussão), de São Luiz do Paraitinga (SP); Bianca Santos (trompete), de Taubaté (SP); Gabriela Terra Deptulski (guitarra e teclado), de Colatina (ES); e Lena Papini (baixo), de São Paulo (SP).

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

19/9 – DOMINGO

18h

TONY AIEX ENTREVISTA HENRIQUE ALBINO

Tony Aiex, fundador e editor-chefe do site “Tenho Mais Discos Que Amigos!”, entrevista Henrique Albino, músico da nova geração pernambucana. O compositor, arranjador, multi-instrumentista, educador, pesquisador e produtor musical fala sobre sua trajetória, trabalhos e conta como foi produzir sua formação da Conexão MIA, que estreia no dia 19/9, às 19h.

Assista em:

instagram.com/TMDQA

19h | Apresentação Musical

CONEXÃO MIA

Érica Sá (marimba, vibrafone e percussão), Esther Fietz (violoncelo), Henrique Albino (sax barítono, pífanos e talheres), Joana Coelho (flauta) e João Gaspar (bandolim e violão) | Produção Musical: Henrique Albino

Com produção musical, sax barítono, pífanos e talheres de Henrique Albino (PE), MIA promove este encontro inédito entre os instrumentistas Érica Sá (marimba, vibrafone e percussão), de Salvador (BA); Esther Fietz (violoncelo), de São Luiz do Paraitinga (SP); Joana Coelho (flauta), de Taubaté (SP); e João Gaspar (bandolim e violão), de Lagoinha (SP).

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

19h10 | Conversa

MÚSICA INSTRUMENTAL PARA ALÉM DOS HOMENS BRANCOS

com Alana Gabriela, Amaro Freitas e Bruna Duarte | Mediação: Aline Gonçalves

Numa sociedade em que a ocupação de espaços é atravessada pelo racismo estrutural e pela misoginia, refletir sobre a música instrumental para além dos homens brancos evidencia a demarcação de lugares e as relações de poder e apagamento que imperam no setor. Instrumentistas de uma nova geração dialogam sobre a significância de uma cena musical que amplifique a voz de outros corpos e vivências, provocando uma produção artística mais plural.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

Acessível em Libras

21h | Apresentação Musical

BIANCA GISMONTI & RAQUEL ARANHA

A pianista Bianca Gismonti, filha do lendário Egberto Gismonti e integrante do Duo Gisbranco, encontra o violino e o bandolim de Raquel Aranha, um dos grandes nomes da música instrumental do Vale do Paraíba (SP). Juntas, colaboram em um duo que vai da MPB ao jazz.

Assista em:

youtube.com/OficinasCulturaisdoEstadodeSaoPaulo

*Os horários indicados podem ter variações no decorrer das transmissões ao vivo.

 

Postagens relacionadas