Polos do Guri prestam homenagem às mães


Ao longo do mês de maio, foram programadas diversas apresentações musicais dos alunos do Guri para homenagear o Dia das Mães. Confira a seguir o que rolou pelo estado afora.

No dia 05 de maio, cerca de 60 alunos do polo de Tanabi estiveram presentes no Clube da Terceira Idade da cidade, para mais uma audição maravilhosa. Com o local todo decorado e repleto de corações, as mães e familiares puderam apreciar um emocionante repertório. “Foram momentos especiais, onde os Guris puderam expressar sua gratidão e amor por suas mães, ilustrados na canção ‘Minha Mãe’”, afirmou a coordenadora do polo, Larissa Alana. 

Em Jaguariúna, no dia seguinte, cerca de 50 alunos de clarinete, sax, flauta transversal, violoncelo, violino, viola clássica, percussão e canto coral se reuniram no teatro Dona Zenaide, para prestar sua homenagem. “Buscamos aproveitar datas comemorativas como essa para homenagear e também trazer a família e a comunidade para perto do Guri. Foi realmente emocionante e como sempre nossos alunos brilharam. Tenho orgulho de mostrar os resultados do nosso trabalho e de toda a equipe do Projeto à sociedade”, declarou Maria Nivea Ferreira, coordenadora do polo de Jaguariúna.

Ainda no dia 06, o polo de Pilar do Sul convidou as mães de seus alunos para fazerem algumas atividades no polo. “As mães tiveram a oportunidade de passar uma tarde com seus filhos dentro da sala de aula, onde puderam praticar algum instrumento. Algumas nunca tinham tido a oportunidade de tocar um instrumento e disseram que a atividade foi uma realização de um sonho deixado no esquecimento”, contou a coordenadora do polo, Noemi Fernandes.

O polo de Pereira Barreto reuniu cerca de 100 pessoas, entre pais, alunos e comunidade, no próprio espaço do polo, para uma apresentação de percussão e violão. Além da música, as mães presentes também foram agradas com mimos, sorteados durante o evento.

Na quinta-feira, 07 de maio, foi a vez dos alunos de Santa Bárbara d’ Oeste se apresentarem às mães e convidados, no espaço do próprio polo, com canções do repertório trabalhado no semestre. “As apresentações são importantes para os alunos ganharem experiência, já que exibem seu trabalho para uma plateia. E para as famílias é uma oportunidade para ver a evolução dos alunos nos diferentes naipes em que participam, lembrando ainda do ambiente de integração com público. Acaba sendo uma confraternização entre alunos, famílias, professores e comunidade”, disse Rubiana Salvador, coordenadora do Guri em Santa Bárbara d’ Oeste.

Também no dia 07, foi feita uma apresentação musical na cidade de Pedreira, na ONG SAMUCA – entidade parceira do Guri no município -, após missa realizada em homenagem às mães. Participaram 23 alunos de cordas friccionadas e estiveram presentes em torno de 200 pessoas, entre pais, familiares, amigos, população e também autoridades locais. “As famílias se emocionaram com o repertório preparado especialmente para as mães pelos Educadores do polo. Foi um dia muito especial para todos que puderam estar presente!”, afirmou a coordenadora, Graziela Lessa.

pedreira

Em Rio Claro, a comemoração também se deu no dia 07, com o teatro do Centro Cultural “Robeto Palmari” lotado. Todos os presentes ficaram emocionados com o repertório apresentado pelos alunos do polo.

No mesmo dia, o Projeto Guri de São Miguel Arcanjo promoveu uma noite de espetáculo, levando 120 crianças e adolescentes para se apresentarem no Clube Recreativo Bernardes Júnior, que ficou lotado. A exibição começou com um grupo que tocou bossa nova. Em seguida, foram os alunos de percussão de maracatu e, por fim, os jovens do canto coral fecharam a noite.

Em Salto, o evento apresentado pelas turmas avançadas de cavaco, violão e percussão e todas as turmas de canto coral, para cerca de 100 pessoas, homenageou as mães com músicas brasileiras, como “Velha Infância”, dos Tribalistas, e “Você”, de Tim Maia.

A homenagem feita às Mães no polo de Piedade foi realizada no espaço do polo, no último dia 07, e obteve a presença de cerca de 70 pessoas, além dos alunos. “Foi uma tarde muito agradável, em que os alunos de cordas, sopros, percussão e canto coral apresentaram um repertório bem mesclado, com músicas como: “Carinho”, “Uma Brasileira” e “Heroes and glory”, contou a coordenadora Dayane.

Em Piracaia, o Projeto Guri fez uma apresentação especial para o Dia das Mães, na Praça Francisco Ferreira Simões Brandão, centro da cidade. O evento contou com a participação de todas as turmas do polo, que cantaram quatro músicas juntos: “Oh Happy Day”, “Primavera”, “Caminho das Águas” e “Oração (Coração)”.

Dia 08 de maio, sexta, o Polo Regional Itapeva realizou sua apresentação na Emei Antônio José Belezia, com alunos do grupo de canto coral, que encantou as mães ali presentes.

Na tarde do dia 08, foi realizada a apresentação do polo de Vargem Grande do Sul, na creche Geraldo Cara Rinaldi. Participaram os naipes de cordas friccionadas, madeiras, metais, canto coral e percussão. “Foi uma tarde muito alegre e festiva, onde além das apresentações musicais dos guris, também tivemos apresentações por parte das crianças da creche”, conta a coordenadora do polo, Maria Rita.

Outro evento realizado no dia 08/05 foi o do Polo Rosana, que aconteceu no Cine Teatro, completamente lotado, contando inclusive com a presença da Prefeita, Drª Sandra Kasai. “Os alunos maravilharam o público com suas belíssimas apresentações. Foi uma bela homenagem para as mamães, que voltaram para casa emocionadas e felizes com os brindes que foram sorteados”, afirmou Luzia Arruda, coordenadora do polo.

A apresentação em Mairinque, também no dia 08, foi um sucesso do começo ao fim, com momentos de exaltação durante apresentação do Grupo de Percussão do polo, que, dentre outras, tocou a música “Happy”, de Pharrell Williams.

No mesmo dia, alunos do Guri de Guareí emocionaram o público presente na homenagem ao Dia das Mães. A apresentação começou com o grupo de cordas dedilhadas e, na sequência, entrou o de cordas friccionadas, percussão e, por fim, o grupo de canto coral.

Em Andradina, o evento foi feito no Oeste Plaza Shopping, maior centro de compras da cidade, com presença dos pais e população em geral, além do presidente da Associação dos Lojistas do Oeste Plaza shopping, Marcelo Lopes. Participaram 41 alunos das turmas de canto coral.

Alunos do Polo Nelson Mandela, em Campinas, realizaram uma Aula Aberta de Dia das Mães. “O evento foi uma forma dos pais estarem mais juntos de seus filhos e verem o trabalho e estudo deles florescendo. Para os alunos, é uma forma de experimentarem e compartilharem a música com quem os apoia”, disse a coordenadora do polo, Alessandra Araujo.

No sábado, dia 09 de maio, a prefeitura de Iepê realizou, na Praça “Dona Silvina de Almeida Prado”, um evento para comemorar o Dia das Mães.  Para homenagear as mamães da cidade, o Projeto Guri local fez algumas apresentações musicais, incluindo alunos dos cursos de percussão, viola caipira e canto coral.

Em Sorocaba, foram realizadas quatro apresentações, uma para cada dia e período de aula. “Começamos com uma atividade interativa, com a participação do público presente e dos alunos, e em seguida tivemos apresentação da Camerata de Cordas Friccionadas, Coro infantil, Coro Juvenil e Grupo de Referência”, relatou Maria Elisa, coordenadora do Guri na cidade.

O polo do Guri em Lindoia promoveu, em seu próprio espaço, uma comemoração para cerca de 70 pessoas, entre eles familiares, autoridades locais e alunos dos cursos de canto coral, sopros, percussão e violão. “O evento foi de grande importância para os guris mostrarem o que aprenderam nestes meses de Projeto diante do público. É uma excelente oportunidade para unirmos ainda mais alunos, educadores, comunidade e família. Foi emocionante e especial!”, afirmou Thais Maria, coordenadora do polo.

O Dia das Mães sempre tem uma emoção a mais nas apresentações, e nos polos da Fundação CASA de Sorocaba não foi diferente. “O público de famílias foi bem maior do que antes e como sempre foi muito emocionante. Pudemos perceber a interação dos adolescentes nos olhares para com seu familiar em cada frase cantada. Ao olhar para o público, muitas mães estavam chorando e emocionadas”, contou Vitor Fauvel, coordenador dos Polos CASA Sorocaba 01, 02 e 03.

casa 03 - mod 01 - foto 02

Em 15 de maio, foi feita uma Noite às Mães no espaço do Polo Regente Feijó, com o objetivo de mostrar o que foi ensinado em sala de aula aos pais e famílias. “Estas atividades se fazem de grande importância para a visibilidade do trabalho executado pela equipe do Polo, bem como oportunidade de um momento agradável e de integração com as famílias”, disse Paula Gutierres, coordenadora do polo.

No dia 19 de maio, cerca de 150 alunos do polo de Bilac se apresentaram no Centro Cultural e Educacional Prof. João Chain Rezek Filho, onde interpretaram músicas do boook “Aunt Rhodie’s Diet”, como: ‘Go Tell Rhodie’s’, ‘March Funeral’, ‘Mary Had A Little Lamb’,  ‘Hot Cross Buns’ e ‘French Folg Song’.

Postagens relacionadas