Polos do Guri participam de ações contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes


PotirendabaAlunos de três polos do Projeto Guri – Jundiaí, Potirendaba e Caiabu – participaram de ações promovidas em lembrança ao Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18/05), que tiveram como lema: Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes.

Em Jundiaí, nossos guris deram um show de talentos no encontro no Parque da Cidade, onde executaram músicas infantis, como “Bolo de Limão” e “Chocolate Quente”, ambas as composições de educadores do programa, para todo o público presente, incluindo o presidente da câmara municipal, os secretários de cultura e esporte, além das demais autoridades da cidade.

Organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), o evento promoveu ações de conscientização da população para a necessidade das pessoas denunciarem toda e qualquer suspeita de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Já em Potirendaba, os guris uniram-se a outros alunos de toda a rede de ensino da cidade, para uma passeata em apoio à causa, que teve origem em cada escola e se concentrou no centro do município, numa praça pública. Também participaram os funcionários do CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Diretores das Escolas do Município, Coordenadorias da Prefeitura Municipal de Potirendaba e a Coordenadora da Secretaria do Desenvolvimento Social do município.

No mesmo dia foram feitas apresentações das Academias de Danças de Potirendaba e também do Projeto Guri, com participação dos alunos mais avançados do curso de percussão. Além disso, os estudantes também puderam assistir a palestras e peças de teatro sobre o tema.

“O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas crianças”, declara o coordenador do polo de Potirendaba, Jonas Tomeu de Queiroz.

Ao fim das atividades, foram distribuídos kits informativos, contendo adesivos, saquinho de lixo para carros, camisetas e flores, confeccionadas pelos Senhores da Terceira Idade, com frases pedindo que denunciemos casos de Abuso no Disque 100.

Em Caiabu, o polo do Guri abordou o tema cuidadosamente, ressaltando principalmente a importância de ficarmos atentos ao uso das redes sociais, que são um dos meios de comunicação mais usados por nossas crianças e adolescentes hoje em dia.

Após uma palestra, houve a exibição de dois filmes: “Que Exploração é Essa?”, realizado pelo Canal Futura em parceria com a Childhood Brasil, e “O Segredo”. Fechando o encontro, as crianças participaram de um momento reflexivo, apresentando suas conclusões acerca da temática trabalhada.

“A denúncia é a forma mais correta de impedir que o abusador continue a praticar seus atos e de conseguirmos com que ele seja punido pela justiça. É dever de todo cidadão denunciar ao tomar conhecimento de qualquer tipo de violação de direitos das Crianças e Adolescentes. Se você suspeitar ou souber de alguma situação de violência, denuncie!”, finaliza Lívia Herculano, coordenadora do polo na cidade.

Potirendaba

Caiabu

Postagens relacionadas