Polo Tanabi em favor da água


O objetivo da atividade socioeducativa realizada pelo polo Tanabi era conscientizar os alunos sobre o uso consciente da água, diante da situação de calamidade que temos enfrentado em todo o estado: reservatórios com níveis de água baixíssimos, que resultam na escassez ou falta de água para milhares de pessoas. “O pedido de atenção nunca é demais, para que a população valorize e use conscientemente nosso bem mais valioso”, afirmou Larissa Domingues, coordenadora do polo.

Para isso, a equipe do polo se uniu, planejou e executou de forma brilhante a atividade, dividida em duas partes. Num primeiro momento, a equipe, junto do facilitador Aldemir de Souza, compositor da música “Planeta Azul” – nascido em Tanabi -, ressaltaram aos alunos o significado do tema “Água, cada gota conta”, pedindo para que todos explicassem, com suas próprias palavras, o que esta frase quer nos dizer. Com a ajuda de slides, charges e vídeos, eles reforçaram a importância da água para todos, levando dicas de uso e economia deste bem. Logo após, os alunos puderam ter um momento lúdico com o compositor, para conhecerem melhor sua história e trajetória. “A visita do compositor no polo foi uma inspiração pra mim, e no mesmo dia compus uma música, logo que cheguei em casa”, disse a aluna Yasmin, de 12 anos.

Ao término do bate-papo, os guris interpretaram a música composta por Aldemir, que virou sucesso na voz de Chitãozinho e Xororó, como forma de agradecê-lo pela disponibilidade e interesse. “Achei maravilhoso da parte do Guri trabalhar a música “Planeta Azul”, pois esta música fez parte da minha juventude, amava escutá-la. E hoje em dia, em uma época que quase não temos assuntos com os nossos filhos, me deparei com o meu filho dizendo que conheceu o compositor, contando a história da música, e eu na mesa de jantar comecei a falar o que eu sabia. Tudo isso nos trouxe muitos momentos agradáveis. Se não fosse o Projeto Guri talvez meu filho nem conhecesse essa música e muito menos saberia que ela faz parte da história de Tanabi. Sem contar a importância do assunto abordado, que faz nossas crianças refletirem que se não cuidarmos do meio-ambiente e da água, o nosso Planeta não será nada daqui um tempo. Excelente trabalho!”, declarou a mãe do aluno Breno, dona Liandra.

Dois dias após a palestra, como segunda parte da atividade, os guris foram levados à Empresa de Águas Minerais Talismã, para conhecerem o processo de fabricação das garrafas e galões de água, além da fonte Ana Paula, de onde é retirada toda a água embalada. “Para a nossa surpresa muitos alunos não conheciam e nem sequer sabiam como era o funcionamento de uma Empresa de Águas Minerais”, conta Larissa.

Ao final, todos ganharam garrafinhas de água e ouviram do Sr. Luís, responsável pela Talismã, um apelo para a conscientização sobre a água, pelo fato de o lençol freático que abastece a cidade estar sentindo bruscamente essas mudanças que têm acontecido. “Toda a nossa equipe avalia esta atividade como um dos melhores momentos já vividos em nosso polo. Tudo que planejamos aconteceu, desde o passeio até a visita do compositor. Além disso, todos os nossos alunos saíram daqui conscientes sobre o uso da água, a situação atual e as formas diversas que se existem para economizá-la”, concluiu Larissa.

Postagens relacionadas