Polo CASA Rio Preto aborda Capoeira e a importância do Berimbau em atividade


021_guri+percussionstournai_2815A equipe do polo do Guri inserido no centro da Fundação CASA Rio Preto promoveu, na última semana, uma atividade musical bastante rica em termos históricos e culturais, com os adolescentes que ali cumprem medidas socioeducativas e participam das oficinas de percussão e violão do Guri.

Com o objetivo de aproximar os jovens da cultura popular brasileira, o tema abordado na ação não poderia ser outro que não a Capoeira, e a importância do principal instrumento utilizado nesta arte, o Berimbau – que acaba de chegar ao polo de ensino, para utilização dos alunos de percussão. Uma das maiores expressões culturais do Brasil, a Capoeira é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade – título reconhecido pela Unesco, em 2014 -, e, apesar de ter origens africanas, é propagada e disseminada a comunidades distintas, para todas as classes sociais.

A convite da equipe do Guri e da Fundação CASA, um capoeirista, que há 30 anos é mestre de capoeira no município de Guaraci e grande disseminador desta arte, compareceu ao centro de internação para contar um pouco mais aos alunos a respeito do surgimento da prática da capoeira e dos tipos existentes. Explicou sobre a importância da música neste sentido, quais os instrumentos que compõem a roda, como atabaques, pandeiros, agogôs, e como são tocados em cada uma delas, além do respeito em relação ao berimbau, pois é o que autoriza o início do jogo. Também retratou sua experiência como professor e mestre, e como é feita essa progressão.

“Houve participação geral dos alunos, que além das perguntas, vivenciaram a atividade com muito entusiasmo, tocando instrumentos na roda de capoeira, e, alguns, jogando também”, contou a supervisora de desenvolvimento social da Amigos do Guri, Tânia Cestari.

Postagens relacionadas