Projeto Guri participa de ações contra abuso e violência sexual infantil


Em Andradina, o polo do Guri participou de algumas ações da Semana de Combate ao Abuso e à Violência Sexual da Criança e Adolescente, realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade. No dia 11, alunos de turmas avançadas de percussão, metais e madeiras se apresentaram no salão paroquial Vitor Assuit. Em seguida, assistiram a uma peça teatral da companhia Atos e Atitudes, chamada “O segredo de Leo”, que ressalta às crianças e adolescentes a importância de não se calarem diante de algumas situações. Após isso, saíram em passeata até a praça central de Andradina, onde soltaram bexigas e fizeram um lanche.

Dois dias depois, a equipe de técnicos, psicólogos e assistentes sociais do CREAS Andradina realizou palestras aos alunos e familiares do Projeto Guri, no próprio polo. Segundo a coordenadora, Márcia Moreira, os alunos adoraram o evento e a participação deles foi de extrema importância, pois serviu de alerta e proporcionou maior conhecimento sobre o assunto.

O polo do Guri de Urupês também entrou na causa e juntou alunos de toda Rede de Atendimento do município para uma passeata no centro da cidade. “Esse momento com os alunos, familiares, toda Rede de Serviço de Atendimento do Município e comunidade foi muito importante para a conscientização e luta contra o abuso e à exploração sexual de criança e adolescente”, avaliou a coordenadora do polo, Valeriana Calvi.

urupes

Em Mirassol, a sexta-feira também foi voltada ao tema, com direito a uma linda apresentação dos alunos do Guri da cidade, abrindo o evento organizado no Centro Municipal de Capacitação de Adolescentes – Cemca. Após isso, foram realizadas palestras e discussões, ministradas pela equipe do Crami e pela Diretora da Ação Social.

Na manhã do dia 18, foi realizada uma grande passeada com alunos e funcionários da Escola Municipal de Potirendaba, que se concentrou na Praça Matriz da cidade, onde alunos de percussão do Projeto Guri fizeram uma linda apresentação.

Em Campinas a movimentação não foi diferente e atraiu mais de 300 pessoas para o centro da cidade, onde além de apresentações musicais dos dois polos de ensino do Guri na cidade, todos puderam participar de outras atividades distribuídas em tendas e oficinas.

No mesmo ritmo, a população de Estiva Gerbi, junto de alunos e equipe do polo do Guri na cidade, foi às ruas se manifestar em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Também no dia 18, a equipe da Regional Itapeva realizou palestra com o psicólogo Bruno Almeida sobre o tema “Identificando o Abuso Sexual Infantil”. O evento contou com a participação de coordenadores, educadores e profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente de diversos municípios, como Barra do Chapéu, Piraju, Capão Bonito, Itaberá, Itararé, Nova Campina, Itapeva, Riversul, Bom Sucesso de Itararé e Guapiara. Os alunos do Polo Regional Itapeva fizeram a abertura, tocando as músicas “Happy” e “Sweet Caroline”.

O polo de Rosana realizou uma caminhada pelo centro da cidade, junto com outras entidades e escolas, no próprio dia 18. No dia seguinte, promoveram uma palestra com a psicóloga Gláucia Moro, cujo objetivo era conscientizar os alunos e pais sobre o significado desta data nacional e a necessidade de denunciar quaisquer casos de abuso ou violência sexual, visando a garantia da qualidade de vida e a promoção da cidadania de nossas crianças e adolescentes.

Postagens relacionadas