Pianista e compositor, Felipe Senna participa da série Guri Convida, em Sorocaba


felipe senna

Pianista, maestro e compositor, Felipe Senna (foto) fará uma apresentação gratuita com o Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão, no Sesc Sorocaba, no dia 23 de outubro, às 18h30. A iniciativa faz parte do Guri Convida, série de concertos organizados pelo Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -  que tem como objetivo promover a convivência entre músicos consagrados e jovens aprendizes.

Os encontros com os artistas convidados têm como objetivo contribuir para a formação dos alunos dos Grupos de Referência, conjuntos formados por adolescentes e jovens em estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri. Atualmente, o Guri conta com 13 Grupos de Referência, de diferentes gêneros musicais e formações, distribuídos pelo interior e litoral paulista.

Capaz de transitar entre os universos erudito e popular, Felipe Senna já atuou com destacados nomes da música brasileira – como Toquinho, Amilton Godoy e Nailor Proveta – além de importantes orquestras do país.

Na série Guri Convida, o encontro com músicos experientes possibilita aos jovens o aprofundamento de seus conhecimentos. Além de viabilizar o aprimoramento técnico, esses concertos incentivam a criatividade, a improvisação e a amplitude de referencial musical. Por isso, o repertório foi escolhido especialmente para o encontro, estruturado de acordo com as potencialidades dos Guris.

REPERTÓRIO

Guri Convida com Felipe Senna e Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão

1. Serrado

Composição: Djavan

2. No Pretendo

Composição: Kike Santander e Gloria Estefan

3. O Auto Nordestino

Composição: Felipe Senna (sobre temas de Luiz Gonzaga, Hermeto Pascoal, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Rosil Cavalcante e Dominguinhos)

4. Sonha, Reza e Luta

Composição: Felipe Senna

Arranjos das músicas: Felipe Senna

SERVIÇO
Guri Convida com Felipe Senna e Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão
Quando: quarta-feira, 23 de outubro
Horário: às 18h30
Local: Sesc Sorocaba
Endereço: Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade – Sorocaba/SP
Entrada gratuita. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.

Parceria: Sesc-SP, Prefeitura Municipal de Sorocaba. Apoio: Pianos Fritz Dobbert.

Sobre Felipe Senna
Pianista, maestro e compositor, Felipe Senna transita entre os universos erudito e popular, atu­ando com grandes nomes da música brasileira – como Toquinho, Silvia Goes, Arismar do Espírito Santo, Léa Freire, Amilton Godoy, Filó Machado, Nailor Proveta, Airto Moreira e Edu Ribeiro – além de importantes orquestras do país. É mestre em Artes pela City-University of London (Compo­sição-2013) e bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (Composição e Regência-2002). Foi vencedor do 1º prêmio no Concurso Nacional de Compo­sição Camargo Guarnieri (2007) e do Concurso Ritmo e Som (2002), dentre outros, e indicado ao prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura e Golden Eye de ‘Melhor Música de Filme Internacional’, no Zurich Film Festival. Em 2010, mudou-se para a Europa, dividindo-se entre projetos artísticos e acadêmicos. De volta ao Brasil, estreou obras sin­fônicas com a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo – Farras Nº5 (regente convidado) – e Orquestra Sinfônica de Santo André – Danzas Nº2 (solista convidado).

Sobre o Grupo de Referência de Sorocaba – Coro e Percussão

O Grupo é formado pelos naipes mais populares nos polos do Projeto Guri: voz e percussão. Seu repertório apresenta um interessante equilíbrio entre os timbres vocais e instrumentais de percussão, abrangendo músicas de vários estilos e épocas. Em 2012, o Grupo realizou o espetáculo cênico-musical Calungá, com o percussionista Naná Vasconcelos, apresentando-se em vários teatros de Sorocaba e São Paulo, como Teatro Sérgio Cardoso e Auditório do Ibirapuera. Foi regido por Pablo Trindade (2012), Gisele Cruz (2013) e Regina Kinjo (2014). No ano de 2017 contou com Tião carvalho e Gabriel Levy como Artistas Convidados. Em 2018, destaca-se um espetáculo realizado com um grupo de teatro, a Cia. Musical Sorocabana.

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock;  Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.

Postagens relacionadas