Pessoas físicas agora podem doar para o Projeto Guri!


dia de doar - home

Programa lança plataforma que permite a dedução do IRPF de
100% do valor doado

O Projeto Guri, maior programa sociocultural do Brasil, já atendeu gratuitamente, ao longo de seus 21 anos de existência, mais de 650 mil crianças e adolescentes. O projeto é o resultado da soma dos talentos e do empenho de muitos envolvidos: dos alunos, que estudam e se apaixonam pela música; das suas famílias, que acompanham com entusiasmo cada conquista dos seus Guris; dos educadores, que ensinam com dedicação; dos funcionários que cuidam para que cada detalhe da aula funcione e de empresas que são parceiras e ajudam a organização social Amigos do Guri a financiar esses sonhos e torná-los realidade. Em 2016, mais de 35 mil crianças estudaram em 361 polos de ensino e agora pessoas físicas também poderão contribuir para a manutenção e crescimento do projeto aderindo à campanha nacional #diadedoar.

Para quem ainda não conhece, a ação é um movimento global e foi realizada pela primeira vez no Brasil em 2013. O #diadedoar é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, uma coalização de organizações e indivíduos que promovem a cultura de doação no país. Se o cidadão gosta de música, sempre quis tocar um instrumento ou se identifica com a causa do projeto e gostaria de contribuir, já está no ar uma plataforma que facilitará a adesão de todos aqueles que amam e acreditam na causa do Guri. Faça sua doação aqui.

 

Conheça as opções existentes para realizar essa contribuição:

  • Doação Direta: É possível escolher o valor que desejar, seja por boleto, transferência bancária ou cartão de crédito e por meio do PagSeguro, realizando a doação em um ambiente totalmente confiável;
  • Nota Fiscal Paulista: Também é viável destinar a receita da NFP para o Projeto. Basta juntar as notas sem CPF, entrar no site da Nota Paulista, selecionar o Guri entre as entidades cadastradas e preencher os dados. Um gesto simples, mas que pode contribuir muito com a causa;
  • Imposto de Renda: Para quem faz a declaração na modalidade completa, é permitido destinar até 6% do seu imposto devido para o projeto. Quem doar até o último dia útil do ano corrente, pode incluir a doação na declaração do IR do ano seguinte (apenas se for na modalidade Completa, e não na Simplificada). O valor total das contribuições feitas dentro do ano fiscal (ou seja, do primeiro ao último dia útil do ano) deverá ser lançado no campo de doações efetuadas. Quem selecionar essa opção precisará preencher o valor doado e o número do Recibo de Mecenato que receberá do Guri. A vantagem é que além do bem que a doação fará, 100% do valor dedicado pode ser deduzido, desde que não ultrapasse 6% do valor total do IR devido. O ressarcimento da quantia doada ocorre no ano seguinte (por restituição do IR), no caso do contribuinte com IR retido na fonte. Quem faz a declaração simplificada também pode contribuir para o Guri, mas não terá o valor deduzido na sua restituição.
  • Loja virtual: O Projeto Guri lança, no dia 2/12, uma loja virtual na qual serão comercializados produtos com a sua marca. A compra de camisetas, canecas e outros acessórios terá parte de sua renda revertida diretamente para o programa.

Independente da opção escolhida, a doação é muito importante para o Projeto e permite que o programa continue beneficiando os alunos que fazem parte do programa.

Confira o vídeo da nossa campanha: