Orquestra Sinfônica do Projeto Guri faz apresentação no SESC Presidente Prudente


A Orquestra Sinfônica do Projeto GURI, programa de educação musical e inclusão sociocultural gerido pela Santa Marcelina Cultura, faz apresentação, dia 30 de setembro, sexta, às 19h, no SESC Presidente Prudente. O concerto é gratuito e aberto ao público em geral.

O Grupo de Referência de Presidente Prudente apresenta, sob regência de Francis Auresco, um repertório que traz peças de compositores de diferentes nacionalidades. Para abrir o concerto, foi escolhida uma peça de Chevalier de Saint-George, compositor e violinista nascido em Guadalupe em 25 de dezembro de 1745. Em seguida, o Grupo apresenta uma peça da compositora austríaca Marianna Martines (1744-1812) que foi contemporânea de Mozart e Haydn.

A Orquestra interpreta ainda peças dos compositores brasileiros Cyro Pereira (1929-2011) e José Ursicino da Silva (1935-). A peça Mambo, de West Side Story, famoso espetáculo do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990) encerra o programa.

Orquestra Sinfônica do Projeto Guri – Grupo de Referência de Presidente Prudente

O grupo já se apresentou com Jean Reis, Arthur Barbosa e Ariel Britos. A Orquestra foi convidada para fazer a abertura do Festival de Inverno de Presidente Prudente (SP) e para participar do Festival de Inverno de Londrina (PR). Em 2021 recebeu orientações de Eliane Tokeshi e Fábio Presgrave na produção audiovisual da obra Palladio, de Karl Jenkins.

Grupos de Referência

Formados por alunos e alunas de diferentes polos do Projeto GURI, os grupos têm papel de referência e motivação para os demais integrantes do Projeto.
Os Grupos de Referência oferecem a experiência de compromisso, responsabilidade e execução de repertório qualificado, com desafios técnicos e artísticos compatíveis com o estágio de desenvolvimento musical. Implantados em 2010, os Grupos ao todo reúnem 381 integrantes.

São 13 grupos e nove formações musicais diferentes: grupo de percussão, camerata de violões, camerata de cordas friccionadas, camerata de cordas dedilhadas, orquestra sinfônica, banda sinfônica, big band, coral e coral com percussão. Cada formação desenvolve uma linguagem específica, abordando diferentes épocas e estilos, incluindo música popular e erudita.

Cada grupo ensaia duas vezes por semana, com uma carga horária de quatro horas semanais. Os ensaios acontecem nos polos-sede distribuídos por 13 cidades: Araçatuba, Bauru, Franca, Itaberá, Jundiaí, Lorena, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto e Sorocaba. Todos os alunos e alunas recebem bolsa-auxílio mensal para despesas com transporte e manutenção dos instrumentos, entre outros benefícios, viabilizando a participação nas aulas, ensaios e apresentações, incentivando seu desenvolvimento musical. Há também um auxílio deslocamento aos Guris que moram mais distantes do polo. Integrantes que não possuem instrumento podem participar de um programa de empréstimo no qual, durante o ano, alunos e alunas têm acesso a um instrumento musical para seus estudos domiciliares e utilização em ensaios e concertos.

Patrocinador Master: CTG Brasil.

Apoio: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente.

SERVIÇO:

ORQUESTRA SINFÔNICA DO GURI – GR PRESIDENTE PRUDENTE

Regência: Francis Auresco

PROGRAMA

CHEVALIER DE SAINT-GEORGE (1745-1799)
Sinfonia em Sol

MARIANNA MARTINES (1744-1812)
Sinfonia em Dó

CYRO PEREIRA (1929-2011)
Suíte Brasiliana nº 1
II. Toada

JOSÉ URSICINO DA SILVA (1935 -)
Suíte Nordestina
Adaptação: Glauber Santiago

LEONARD BERNSTEIN (1918-1990)
Mambo
Arranjo: Gareth Glyn e Andrew J. Smith

Data: 30 de setembro, sexta

Horário: 19h

Local: SESC Presidente Prudente

Endereço: Rua Alberto Peters, 111, Jardim das Rosas – Presidente Prudente/SP

Entrada gratuita

 

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Santa Marcelina Cultura:  Instituto CCR; WestRock; CTG Brasil; Tauste Supermercados; Novelis; EMS; Valgroup; Cipatex; Grupo Maringá; Arteris; Capuani do Brasil; Distribuidora de Alimentos Ikeda; Mercedes-Benz; Petrom – Petroquímica Mogi das Cruzes; Castelo Alimentos; Pirelli.

Projeto GURI: O Projeto GURI é gerido pela Santa Marcelina Cultura. Atende gratuitamente mais de 60 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em todo o Estado de São Paulo, buscando proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo, por meio dos seus 384 Polos de Ensino. Desde a criação do Projeto Guri em 1995, já foram atendidas perto de 1 milhão de crianças e adolescentes.

Santa Marcelina Cultura: eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos que atua com a missão de formar pessoas. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim), do Theatro São Pedro e do Projeto Guri no Interior, Litoral e Fundação Casa. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do GURI Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

 

Postagens relacionadas