Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba apresenta ‘Música Universal’


20230906_Concerto da Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba_por Rodrigo Atique (117)

A Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba (foto) toca no dia 22 de junho, às 17h, no Museu Casarão Cultural Pau Preto, em Indaiatuba/SP; e no dia 29 de junho, às 19h, no Casa de Cultura Elias Fausto, em Elias Fausto/SP. Todas as apresentações são gratuitas. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Sob a regência de Ricardo Zoyo, o programa ‘Música Universal’ inclui obras autorais como Primeiros Passos do Caminho e Esperança de um Mundo Melhor, além de obras e Hermeto Pascoal e Carol Panesi, entre outros.  O Polo Elias Fausto tem patrocínio Prata Sicoob, além de apoio cultural de Sicoob Cooplivre e Pirelli. O Polo Indaiatuba tem parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

Ricardo Zoyo é contrabaixista (executa instrumentos de corda em geral), compositor, produtor e arranjador. Atualmente, toca do Mawaca, no ‘Espelho D`alma’, que é seu trabalho solo; no Balkan Neo, no qual toca e pesquisa música dos Balkans e realiza também um repertório que mescla jazz, música dos balkans e música brasileira.

Orquestra Popular do Guri de Indaiatuba

Hermeto Pascoal batizou de ‘Música Universal’ sua forma inventiva de compor, arranjar e tocar. Uma visão de música baseada na liberdade, ao mesmo tempo antenada na inventividade humana e na diversidade sonora da natureza. O Grupo de Música Popular Brasileira do Guri de Indaiatuba tem o propósito de trilhar esse caminho musical sugerido por Hermeto. Formado por 20 alunos e alunas dos cursos de madeiras, metais, percussão, guitarra, contrabaixo elétrico, cordas dedilhadas e piano, o grupo tem como objetivo oferecer contato com um repertório específico para esse tipo de formação.

Sobre os Grupos Musicais

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.

Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).  
ORQUESTRA POPULAR DO GURI DE INDAIATUBA
Ricardo Zoyo, regência

PROGRAMA
HERMETO PASCOAL
São Jorge

RICARDO ZOYO
Primeiros passos do caminho

HERMETO PASCOAL
Trecho

TRADICIONAL
Levantando poeira

LEA FREIRE
Samba de mulher [arr. Carol Panesi]

TRADICIONAL
Aruê

TRADICIONAL
Beirou

SILVIA GÓES
Cobra cega [arr. Carol Panesi]

CAROL PANESI
Marés

RICARDO ZOYO
Esperança de um mundo melhor

Data: 22 de junho, sábado, às 17h

Local: Museu Casarão Cultural Pau Preto

Endereço: R. Pedro Gonçalves, 477, Centro – Indaiatuba/SP

 

Data: 29 de junho, sábado, às 19h

Local: Centro da Cultura Elias Fausto

Endereço: R. José Borges de Almeida, 90 – Centro – Elias Fausto/SP

Todos os concertos são gratuitos.

O Polo Elias Fausto tem patrocínio Prata Sicoob, além de apoio cultural de Sicoob Cooplivre e Pirelli. O Polo Indaiatuba tem parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O Guri conta com o patrocínio Master: CTG Brasil, Bank of America; Ouro: Supermercados Tauste, Chiesi, Arteris, Cipatex, Novelis, Tintas Maza; Prata: BASF, Verzani & Sandrini, Ultra, Instituto Center Norte, Grupo Colorado, Sicoob, CART SP, Capuani, Indústrias Colombo, Usina Santa Maria, Valgroup; Bronze: Grupo Maringá, Adufértil, MRS, Agibank, Frikokar, Distribuidora de Alimentos Ikeda, ACIF Franca; e Apoio Cultural: Cocamar, Usina, Ipiranga, Mercedes-Benz, Tegma, Castelo Alimentos e Pirelli,  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

___________________________________________________________________________

Sobre o Guri

Referência na formação musical, o Guri é um programa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Dispõe, gratuitamente, de mais de 70 mil vagas para crianças e adolescentes por ano e está presente em mais de 400 polos de ensino no estado de São Paulo. O programa oferece educação musical, arte e cultura. Além dos Cursos Regulares (Iniciais e Sequenciais), mantém atividades extracurriculares, Cursos Livres (como cursos Modulares, Iniciação Musical para Adultos e Luteria), Guri 4.0 (que inclui os cursos EaD), Guri na Escola e Grupos de Polo. E, para quem deseja aprimorar os desafios artísticos e pedagógicos, tem ainda Grupos Musicais. Desde sua criação, em 1995, o programa já beneficiou (e segue beneficiando) mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, além de suas famílias e comunidades.

 

Santa Marcelina Cultura

Fundada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura atua com a missão de formar pessoas por meio dos programas: Hospitais Musicais, Conexões Internacionais, Guri, Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e Theatro São Pedro. Todas as atividades realizadas pela instituição são pautadas por seus três pilares de atuação: Formação Musical, Difusão Artística e Trabalho Social.  O objetivo Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. No Theatro São Pedro, a organização vem desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no espaço. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica da instituição, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.

Postagens relacionadas